segunda-feira, 25 de julho de 2016

CMLF mantém licença para vacada na Festa do Senhor Santo Cristo da Fazenda

O presidente da Câmara Municipal de Lajes das Flores assegurou hoje que mantém a licença municipal para a realização de uma vacada, no âmbito da festa religiosa do Santo Cristo na freguesia da Fazenda, evento que está a gerar grande contestação popular.


“Em relação à programação não interferimos e, neste caso, também não abrimos exceção”, afirmou Luís Maciel, acrescentando que o Município das Lajes tem apoiado, “de forma mais ou menos regular, todas as festas concelhias e comissões de festa”.

Uma petição pública, já assinada por quase uma centena de cidadãos, pede ao presidente da Câmara Municipal de Lajes das Flores que retire a licença municipal à realização da vacada ou que o evento seja retirado do programa da festa religiosa. A festa do Senhor Santo Cristo, na freguesia da Fazenda, decorre de 28 a 31 de Julho, tendo previsto para sábado (dia 30) uma vacada.

O documento, também enviado ao bispo de Angra, considera que as touradas ou vacadas em nada contribuem para educar os cidadãos, põem “em risco, de forma absurda, a integridade física e até em algumas ocasiões a vida das pessoas”, argumentando que no concelho de Lajes das Flores “não há este tipo de tradição”.

Além disso, os peticionários lembram também que a autarquia de Lajes das Flores deveria corresponder aos critérios do galardão de Reserva da Biosfera, atribuído à ilha em 2009, que implica “o respeito pela natureza, ambiente e animais”.

Luís Maciel adiantou que foi solicitado ao Município das Lajes e autorizado o pedido para a realização da vacada, que a responsabilidade pela festividade e programação é da comissão de festas e que a autarquia apoiou as mesmas com 1.500 euros.

Por se tratar de uma festa religiosa, os peticionários defendem que a Diocese de Angra se devia pronunciar, alegando que “o Papa Pio V condenou as touradas, por considerar espetáculos alheios à caridade cristã”.


Notícia: jornal «Açoriano Oriental» e RDP Antena 1 Açores.
Saudações florentinas!!

18 comentários:

Anónimo disse...

o presidente ´we que vai ser corrido nas próximas eleições.

Anónimo disse...

Estes peticionários estão doidos...isso vai levar muita gente à Fazenda e ainda reclamam...
Boa Luís..não te deixes vergar...

Vamos prá vacada.....

Anónimo disse...

Não terá lido na integra o Código Deontelógico Médico-Veterinário? Não deveria ser o primeiro a dar o exemplo, uma vez que antes de ser Presidente foi Veterinário?

Ponto 2 do Artigo 2.º
"(...) o respeito pela vida e bem estar animal, a prossecução da sanidade animal, a conservação, o melhoramento, e a gestão do património animal, incluido o da fauna selvagem, a salvaguarda da saúde pública e a protecção do meio ambiente"

Nós, Florentinos, nunca precisamos das tradições das outras ilhas para fazermos grandes festas.

Anónimo disse...

Uma questão é uns quantos não gostarem ou estarem contra , e a maioria gostar ter aficion , já não é a primeira vez que são realizadas touradas á corda na ilha das Flores como também já não é a primeira vez que é realizada uma tourada á corda na Freguesia da Fazenda , o que é certo é que sábado pelas 18;00 horas quer estrebuchem ou não será realizada uma tourada á corda com vacas vindas de um ganadadeiro da ilha Terceira porque uma coisa é certa na Fazenda mandam os Fazendenses.

Anónimo disse...

E é com vacas da fazenda, ou de fora da freguesia?

Anónimo disse...

A comissão de festas entende incluir no seu programa uma vacada e pede à Camara autorização. Com base em que legislação pode a autarquia negar? São porventura as touradas ilegais em Portugal, nos Açores e no concelho das Lajes das Flores? Onde é que isso está escrito? Não são. Mesmo que a autarquia discorde, não tem meios legais para negar.

Que é que o Sr. Bispo, sucessor dos Santos Apóstolos e pastor das ovelhinhas açorianas, tem a ver com esta demanda? Não são as touradas o remate das festas do Divino na Terceira, em S. Jorge, na Graciosa e, pasme-se, junto das comunidades açor-brasileiras em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul do Brasil?

Não são as touradas uma das mais antigas tradições de Portugal e dos povos ibéricos?

Onde é que brincar salutarmente com um animal, neste caso uma vaca brava, põe “em risco, de forma absurda, a integridade física e até em algumas ocasiões a vida das pessoas”?

É por demais sabido que se não existissem touradas o touro já se tinha extinguido. A festa brava, ao contrário do que muito gente pensa, contribui para a biodiversidade, porque implica a preservação uma espécie em risco e respeita o ambiente, porque a criação de touros não se faz em estábulo mas em pleno contacto com a natureza.

Com todo o respeito, no nosso dia-a-dia, deparamo-nos com situações muito mais graves do que brincar com toiros. Comemos suínos, bovinos, aves, ovinos e caprinos criados em ambientes fechados, mortos sabe-se lá como em matadouros e admiramos os dinamarqueses que cercam e chacinam à machadada golfinhos para os comer (https://www.youtube.com/watch?v=weQJxj-r8ng).

Anónimo disse...

Esta vacada deveria ser feita era no dia e à hora do caldo de peixe (Leia-se engodo de peixe cozido do sol com água ) do cais das poças. Aquela gente tem de levar uma lição, estragaram a festa da lomba.

Anónimo disse...

são vacas mesmo nascidas e criadas na fazenda. vai ser uma bela tourada de vacas puras.

Anónimo disse...

uma das melhores iniciativas culturais dos últimos anos pois o que não faltam por aí são vacas para tourear!

CAP CRÉUS disse...

Alguém perguntou às vacas se querem brincar com os humanos?
AHAHAH!
tradição, sempre a mesma conversa da tradição.
Também era tradição a pena de morte...

Anónimo disse...

Só falam em Festas, mas pergunto quando é que entra em funcionamento o Posto de Socorros nas Lajes já prometido pelo Secretario da Saúde à quase 3 anos.

Anónimo disse...

Oh como o mundo anda perdido. Não concordar com aquelas touradas que a farpa entra no touro nas arenas, isso não concordo e matar o animal também não.Mas até ao momento ainda não vi proibirem essas coisas totalmente.
Agora uma vacada para brincadeira sem fazer mal aos animais acho que não tem nada demais ao ser realizada, E não é a primeira vez que acontece nas Flores.
Agora irem com isso para o bispo, igreja católica, para eles tentarem ajudar a cancelar, Hummm... Será que também vão conseguir controlar os abusos sexuais de menores por membros da Igreja Católica?

Anónimo disse...

Fazenda sempre foi terriola de cornudos... tansos felizes mesmo sabendo das vacadas que iam acontecendo dentro das suas portas. Ignorância dá felicidade

Anónimo disse...

Essa frustrada dessa moça que fez esse show off, devia ter um pingo de vergonha. Quem não sabe viver em sociedade que se arrume no seu canto,mas que não chateie os outros. Ambientalista fundamentalista de meia tigela. É a mesma que queria que o sino da matriz de santa Cruz não tocasse as horas....Já sabem quem é? Vivo no concelho das Lajes e sei isso tudo, e muito mais. Tem juízo pequena.Vai-te catar.

Anónimo disse...

Acho uma boa iniciativa da vacada,gosto mais de uma corrida de touros parabéns pela iniciativa vou ir ver .

Anónimo disse...

A ignorância anda à solta nesta terra onde não só as vacas têm cornos. O padre Camões é que tinha razão. Querem ser atrasadinhos como alguns atrasados mentais da Terceira e da Graciosa?

Anónimo disse...

As Festividades do Sr.Santo Cristo dos Milagres , correram ás mil maravilhas , tivemos alguns a se opor especialmente á vacada mas tivemos muitos mais a vibrar a divertir-se e a participar na mesma ,já cá tínhamos feito uma vacada no mesmo recinto á 11 anos atrás , que tal como a de sábado teve afluência de pessoas de toda a ilha e até da ilha vizinha um bem ajam a todos e ao Ganadero Humberto Filipe pela sua presença disponibilidade e amizade que tem pela Ilha das Flores e em especial pela Freguesia da Fazenda , preparem-se os anti touradas que pró ano á mais e bom era aparecerem para levarem umas cornadas ,obrigado a todos os que trabalharam para que a mesma se realiza-se ,até breve , o povo é quem mais ordena e o povo gosta da Festa por isto é para repetir, olé.

Anónimo disse...

Há umas virgens ofendidas acerca das vacadas,e por certo nem são das Flores,mas querem ser ambientalistas,então pergunto;acham que o bife que tanto gostam,as sopas que são feitas e correm atrás delas etc,de onde vem a carne?de certeza do talho,mas antes do talho ???santa ignorância.