sexta-feira, 22 de julho de 2016

No próximo ano letivo a Escola das Flores vai implementar projecto-piloto de ensino especializado em desporto

O secretário regional da Educação destacou o carácter inovador da implementação nos Açores do ensino especializado em desporto.

Esta modalidade de ensino, que arrancará no próximo ano lectivo a título experimental em seis escolas da Região, integra-se nos objectivos do ProSucesso – Açores pela Educação, programa integrado de promoção do sucesso escolar.

Nesta fase de projeto-piloto apenas dirigido aos segundo e terceiro ciclos, o ensino especializado em desporto será ministrado no ano lectivo 2016/2017 em seis modalidades desportivas a cerca de 250 alunos das escolas Básicas e Integradas Roberto Ivens e de Ponta Garça e da Secundária das Laranjeiras (na ilha de São Miguel), da Escola Tomás de Borba (na ilha Terceira) e na Escola Básica e Secundária das Flores.

“Trata-se de uma experiência de inovação pedagógica única no contexto nacional”, frisou Avelino Meneses na apresentação do ensino especializado em desporto.

A iniciativa resulta da parceira entre as Direcções regionais da Educação e do Desporto, que “colocam em evidência a utilidade social da escola”, a qual deve “conferir aos estudantes de hoje e cidadãos de amanhã competências acrescidas nas dimensões académica, profissional, económica e social, obtidas pelo combate ao insucesso e abandono escolares”, defendeu Avelino Meneses.

A implementação nos Açores desta modalidade de ensino é também “o corolário de uma tradição persistente” nas escolas do arquipélago, quer no âmbito da disciplina de Educação Física, quer no desenvolvimento do programa Desporto Escolar.

Sendo sujeita a uma avaliação externa, esta modalidade de ensino será alargada nos próximos anos às outras unidades orgânicas do Sistema Educativo Regional. A expetativa é que “o sucesso deste projecto se traduza no seu alargamento às demais 40 unidades orgânicas do Sistema Educativo Regional”, frisou Avelino Meneses.


Notícia: «Correio dos Açores», «Diário Insular» e o inestimável "serviço informativo" do GaCS [Gabinete de apoio à Comunicação Social, da Presidência do Governo Regional dos Açores].
Saudações florentinas!!

2 comentários:

Anónimo disse...

quando chega o terapeuta da fala.os deputados nada fazem

Anónimo disse...

Está uma terapeuta da fala a trabalhar na Unidade de Saúde da Ilha das Flores há mais de um ano... Quando se quer pôr abaixo...