terça-feira, 18 de outubro de 2016

João Paulo Corvelo, o veterinário com mandato para defender a ilha das Flores

João Paulo Corvelo, de 35 anos, é o novel deputado regional comunista. Tirou o curso tarde, mas andou sempre na luta política.

Insiste que está a terminar a tese e o estágio para ser médico veterinário de pleno direito. E a insistência de João Paulo Valadão Corvelo tem razão de ser. Não quer que digam, e repitam, que foi eleito deputado regional pela CDU, o mais votado nas Flores, porque tirou proveito daquela profissão que tanto o aproxima da população rural da ilha.

"A eleição foi fruto de um trabalho desenvolvido ao longo do tempo", afirma ao «DN» o novel deputado regional comunista, que garante que "faz falta uma voz no Parlamento Regional para defender os florentinos". Diz que está "feliz" e nada surpreendido por ter tido tamanha votação na ilha de que é filho e onde sempre viveu, uns 32% que deixaram a grande distância os socialistas e os social-democratas que concorreram contra ele.

A vitória ainda está quente, mas o jovem de 35 anos tem o cuidado de destacar que não é dele, nem da CDU, "é de todas as pessoas que andaram na campanha" e que ajudaram no contacto com a população. Tem, aliás, um discurso diferente do costumeiro do partido, o PCP, onde milita desde os 15 anos, depois de ter entrado para a JCP. Diferente porque diz que a maioria dos florentinos não são do PCP ou da CDU, "votaram sim no João Paulo".

Os populares confirmam as suas palavras. O ilhéu João Cardoso, ligado ao setor da restauração na ilha das Flores, garante que "aqui vota-se nas pessoas" e que João Paulo Corvelo "é um jovem de bem, sabe falar e sabe o que é o trabalho porque era agricultor". Está confiante que será "empenhado no cargo". Outro ilhéu também já tinha ouvido dizer que "era bom moço", embora não o conheça. Explicação para a "confiança" que Emília Lima, também ela ligada ao comércio na ilha das Flores, diz terem tido no candidato da CDU.

A ilha já tinha demonstrado uma confiança prolongada no tio de João Paulo Corvelo, o histórico do PCP, Paulo Valadão, que foi deputado regional durante 16 anos. O sobrinho não se esquece de o mencionar no momento em que lhe sucede na política.

João Paulo Corvelo afirma que "as pessoas estão fartas da pasmaceira e não existirem vozes no Parlamento Regional que se levantem para defender as Flores". Uma ilha do arquipélago dos Açores que diz esquecida e com graves problemas a todos os níveis, da economia, à saúde, à educação, à agricultura, etc.

Dá um pequeno exemplo da falta de condições locais: não há um pediatra para atender as crianças. Ele, casado e pai de uma filha com dois anos, acha intolerável esta situação. É por este e por outros problemas que vai batalhar na Assembleia Legislativa Regional.

"Dizer que sou político causa-me alguma impressão... Estou com um contrato a prazo para quatro anos, que se não for renovado, volto para casa para fazer o meu trabalho", diz João Paulo Corvelo.

De trabalho tem lastro. Começou aos 18 anos a trabalhar na agricultura, mas teve "a sorte" de arranjar um lugar como segurança aeroportuário. Passados cinco anos foi despedido "por ser sindicalista".

Esteve 12 anos sem estudar, depois de ter passado pela Associação de Estudantes da escola secundária das Flores e onde era um "bocadinho revolucionário". Aos 28 anos decide finalmente tirar o curso de Medicina Veterinária em Lisboa. Concluído, regressa à ilha das Flores, onde sempre viveu e onde agora será representante do povo.


Notícia: jornal «Diário de Notícias».
Saudações florentinas!!

11 comentários:

Anónimo disse...

Este sim é o nosso Homem um Homem do Povo e que o Povo deposita nele total confiança

Anónimo disse...

Um arejo, este, no meio de velhacões, espertalhotes e moscas mortas.

Anónimo disse...

Vamos a ver se o Belo abre estes olhos para lutar, já que também é natural da Ilha e os outros já estão mortes tanto nas Flores como e no Faial.

Anónimo disse...

Desejo-lhe o maior sucesso,na relação com a população,na aceitação que merecer dos seus pares,no Parlamento,na relacionamento que conseguir ter com o Governo e finalmente,na compreensão que terá do seu partido. É que o Pires já veio lembrar que ele não é Deputado das Flores,que é Deputado de todas as Ilhas.E sabe-se,pela lei da vida,que é muito mais difícil defender o pequeno em desfavor do grande do que o contrário.
Boa sorte João Paulo.

Anónimo disse...

Diz que o antigo líder do PS Martins Goulart defende uma alteração à lei eleitoral nos Açores que obrigue à repetição das eleições, em caso de a abstenção ser superior a 50%. Aguenta-te!

Anónimo disse...

se o povo não quer votar é que já não acredita nos politicos.

Anónimo disse...

tenho uma casa para registar vou aproveitar agora com a gilda que ela ainda é deputada do PS e depois ela vai complicar que eu não votei PS e ela sabe...

Anónimo disse...

Ao tempo que ela saiu de la, ja nao sabe registar uma casa. Aproveita pra fazer isso com a Gilda. Ou melhor, se calhar nunca soube fazer isso mesmo antes de ir pra deputada. Ela foi pra la como podia ter acontecido ir o Ernesto do lajedo ou o Abílio da costa á 4 anos atrás. Foi uma sorte.

Anónimo disse...

Amigo João é preciso preparar já para as próximas é para limpar esta malandragem viciada de poder.

Anónimo disse...

Grande Joao, votei em ti porque acredito em ti. Tens de trabalhar bastante. A começar por fazer esforços para se melhorar tudo o que se relaciona com a saúde nas flores, está péssima e tem de ser tomadas medidas drásticas, isto não pode continuar. Outra coisa seria tambem reduzir o horário das doutoras da segurança social, começando na Fajanzinha, passando pela da SATA e por todas, tem uma elevada carga de trabalho e tem de fazer compras na hora de serviço e andar pra cima e pra baixo na rua, nem a amiga da faja la pára.

Anónimo disse...

Gostei de ler o artigo limpar esta malandragem viciado de poder.