quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Turista sérvia está desaparecida no mar

Uma jovem turista estrangeira desapareceu ontem no mar da ilha das Flores, informou o capitão do porto.

O alerta para o desaparecimento na Fajã Grande foi dado por um familiar às 15h20 locais. “Foi contactado o 112, que informou o Centro de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada. Começámos a deslocar meios e às 15h45 chegámos à área de busca”, referiu Rafael da Silva.

Ao que o jornal «Correio da Manhã» conseguiu apurar, a jovem de nacionalidade sérvia estaria com a mãe e mergulhou nas piscinas naturais da Fajã Grande, tendo desaparecido de seguida e arrastada devido à forte agitação do mar. A rapariga terá 26 anos e estaria de férias juntamente com a mãe e um irmão há duas semanas numa casa privada na ilha das Flores.

No mar foi empenhada uma embarcação da Autoridade Marítima e dado o estado “muito alteroso não houve condições” para o trabalho de outras embarcações, adiantou o capitão do porto. Segundo Rafael da Silva, em terra estiveram agentes da Polícia Marítima e elementos dos bombeiros e da GNR, tendo as buscas sido interrompidas pelas 20 horas de ontem.

Rafael da Silva explicou que este “incidente resulta de um comportamento perigoso, em concreto a entrada no mar quando este se encontrava muito alteroso”, com 4 metros de vaga, apelando às pessoas para que “se mantenham afastadas das zonas costeiras em ocasiões de temporal”.

O capitão do porto de Santa Cruz das Flores acrescentou que as buscas vão ser retomadas quarta-feira (hoje) às 8 horas com os mesmos meios, mas dada a previsão de “uma ligeira melhoria do estado do mar, será avaliada a possibilidade de empenhar outras embarcações”, além de que haverá “o apoio de uma aeronave de busca e salvamento da Força Aérea Portuguesa”.


Notícia: «TeleJornal» da RTP Açores, «Açoriano Oriental» e TVI24.
Saudações florentinas!!

1 comentário:

Anónimo disse...

É lamentável,primeiro a perda de um ser humano, para mais jovem,depois,a frustração de quantos se empenham na sua procura,finalmente a Ilha das Flores ser notícia,pelas piores razões.
Mas que fazer? Não se pode acompanhar todos os turistas,nem eles o desejam...
O local estaria sinalizado como não vigiado? Mas é evidente que era perigoso ou não? Para nós,que vivemos junto ao mar,sim. Para outros,não sei. Que foi imprudente,foi.
Uma sugestão a quem de direito; Fazer constar da informação turística a disponibilizar aos que nos visitam,a beleza,mas também o perigo que o mar representa.Se é que ainda não consta!