domingo, 2 de abril de 2017

Alerta para lixo depositado no mar

O director regional das Pescas afirmou que “não são apenas as actividades extractivas do mar, como a pesca, que importunam os ecossistemas marinhos”, lamentando que os seres humanos façam dos oceanos “um caixote de lixo”.

Luís Rodrigues frisou que “80% do lixo marinho é de origem terrestre”, mas acrescentou que “também a pesca e a actividade marítima, como o transporte de mercadorias e de passageiros, produzem lixo”.

O director regional das Pescas falava à margem da entrega de prémios do concurso de boas práticas de gestão de resíduos a bordo dos atuneiros açorianos, no âmbito do projecto Lixo Zero nos Mares dos Açores. Luís Rodrigues salientou que o interesse desta iniciativa reside na “monitorização dos procedimentos para a gestão do lixo produzido a bordo dos atuneiros”, com a sensibilização dos pescadores e armadores, destacando também a importância da “monitorização do lixo flutuante” pelos observadores do Programa de Observação para as Pescas nos Açores.

O director regional das Pescas salientou ainda a importância desta iniciativa, que já se realiza há três anos, na sensibilização dos profissionais da pesca para as boas práticas na gestão do lixo a bordo da frota de atuneiros nos Açores. Luís Rodrigues afirmou pretender que este programa tenha continuidade nos próximos anos e que se estenda a outras pescarias, acrescentando que representa um importante contributo “para alcançar as metas ambientais definidas para os Açores” no âmbito da Directiva Quadro Estratégia Marinha.


Notícia: jornal «Diário dos Açores» e o inestimável "serviço informativo" do GaCS [Gabinete de apoio à Comunicação Social, da Presidência do Governo Regional dos Açores].
Saudações florentinas!!

9 comentários:

Anónimo disse...

Alguém sabe quem é o concorrente a Câmara das lajes pelo psd

Anónimo disse...

O que é que o lixo nas águas marinhas tem a ver com o PPD/PSD?

Anónimo disse...

respira fundo anónimo das 08:53, esse stress vai dar cabo de ti!

Anónimo disse...

Hélio Freitas da EDA, Alice e esmeralda...

Anónimo disse...

Poluição do mar...e ninguém parece mostrar interesse! Quando o lixo inundar a costa talvez se preocupem! E preocupam-se com candidatos!

Anónimo disse...

Não é verdade. Ao falarem em certos candidatos, preocupam-se com a poluição maritima, costeira e terrestre.

Anónimo disse...

Ao contrário do que se diz aqui, há deputados que se preocupam (Outras subiu o poder à cabeça e só davam nas vistas e os colegas que trabalhassem ).Talvez não saibam tudo deles. E precisam obedecer ao partido! Apesar de terem vontade própria, nada podem fazer! Uma lixeira imunda, a política! Interesses, tachos, desvios de dinheiro, influências.. é assim a política!
Trabalhem em conjunto... e deixem de parte os partidos. E dêem o lugar a gente nova!

Anónimo disse...

Esta gente dos partidos, é má raça. Geralmente são criaturas de muita "ideia", de muita "conversa" e de um bonito latim. Na constante busca do voto, deixam de boca aberta o mais esperto dos eleitores.

Primeiro, encavalitam-se nas jotas, atropelando quem lhes aparece pela frente, dando largas à ambição. Depois, para engodar, arranjam-lhes "qualquer coisa" que lhes dê de mamar sem dar muito nas vistas. Delegado disto, assessor daquilo, consultor não se sabe bem de quê... Tudo à conta do dinheiro que os nossos credores nos mandam e da carga de impostos que nos impõe para termos de os pagar.

Depois metem-nos em listas, porque são "muito espertos", "muito isto" e "muito aquilo", fazem campanhas internas a quem lhes faz frente, onde para dar cabe do adversário "vale tudo", e entram na celebérrima conta dos 57 deputados que nos custam os olhos da cara.

Anda um por aí que só não espezinhou para subir quem não pode. Malandro chapeiro, velhaco como um burro, corrupto até mais não, mas dono de uma lábia excelente e de uma conversa doce. Ele que se ponha a pau comigo!

Anónimo disse...

O poupado governo Portas/Coelho nomeou um desses marmelos "delegado cultural"! Do que ele fez só se sabe uma coisa: levantava o ordenado no fim do mês.
Cambada de mamões.