sábado, 5 de agosto de 2017

Caldo de peixe traduz em sabor o resultado da competição no mar

Os números dos últimos anos dão conta de 700 a 800 quilos de pescado resultante da competição que se faz nas águas que banham a ilha das Flores. Esse peixe é, depois, preparado pelas mãos de quem sabe, de modo a garantir que o afamado caldo de peixe do Cais das Poças mantém a qualidade de sempre. Em 2016 foram servidas mil e quinhentas refeições.

Seja pelo convívio entre participantes, seja pela experiência de pescar nas águas limpas e cristalinas que envolvem a ilha das Flores, a verdade é que o concurso de pesca desportiva do Cais das Poças chama a Santa Cruz gente de outras ilhas.

“O ano passado vieram dois barcos de São Miguel para participar no concurso de pesca. Este ano já são cinco, embora o número possa ainda vir a crescer pois as inscrições acabam mesmo na véspera do concurso. Ainda assim, mesmo no dia da competição se aparecer alguém interessado fazemos a inscrição na hora e avança com os outros para o mar”, garante fonte da autarquia.

“Esse é um indicador que o concurso de pesca embarcada já está a ganhar uma dimensão regional.” Esse reconhecimento agrada à organização, que ambiciona “ter participações de mais ilhas”. Contudo, deve ressalvar-se que nesta competição nem todos os peixes contam. Há um regulamento que determina, por exemplo, que espécies como o tubarão ou as moreias, a serem apanhados, não serão pontuados. O que a autarquia de Santa Cruz das Flores incentiva a pescar (e que no regulamento figura como mais pontuável) é o peixe de fundo, também com o propósito de garantir a qualidade do caldo de peixe.

Contas feitas, na edição do ano passado deste concurso de pesca embarcada foram capturados cerca de 800 quilos de pescado que garantiram mais de mil e quinhentas refeições do afamado caldo de peixe. Mais um dos pontos altos do Cais das Poças que, habitualmente, conta com o envolvimento da comunidade, mas também de gente que vinda de fora faz questão de “dar uma mãozinha”...


Notícia: suplemento especial do jornal «Açoriano Oriental».
Saudações florentinas!!

10 comentários:

Anónimo disse...

hoje 5 de agosto são21.41 pergunto se faltou a luz no porto comercial das flores por estar ás escuras só com as luzes do barco acesas.

Anónimo disse...

Sempre pensei que "Globalização" fosse uma teoria económica, uma filosofia, uma maneira de a sociedade se auto-organizar, etc, mas olho para o panfleto que apresenta a lista do PS ao Municio de Lajesdas Flores, e chego à conclusão do quão limitados são os meus conhecimentos e a amplitude do meu pensamento.Vejamos. A lista compõe-se de pessão que não generalidade, em termos politicos, são pessoas comuns. Excepto um, o cidadão Arlindo Serpa. Trata-se de um cidadão politicamente Global. O curriculum politico deste cidadão inclui os seguintes pontos:
- Filiado no PSD há longa data
- No mandado de 2009 a 2013 foi presidente de junta do Lajedo (eleito em plenário de freguesia) e juntou-se na Assembleia Municipal ao lado do PS, dando maioria ao PS na Assembleia e a pesidencia da mesma ao PS, embora o PSD tenha tido mais votos em urna (a origem da geringonça)
- Em dezembro de 2016 nas eleições internas do PSD subscreveu a lista dos "ousider's",lista Aem deterimento da lista B, mas fez parte da lista B para a Comissão Politica Concelhia, que foi eleita,e por conseguinte faz formalmente parte da Comissão Politica Concelhia do PSD de Lajes das Flores, no entanto faz parte da lista do PS para a Camara Municipalde lajesdas Flores.

Trata-se de um verdadeiro politicoi global.Não sei o que interessa uma pessoa deste tipo. Penso que nem sequer já é válido aquele provérbio que dizia que só não valia tirar olhos.

Anónimo disse...

Ò sr vereador que não sei se é assistente do escritório da sata , da padaria já não é que fechou , deve ter dificuldade em contar , pois vossemecê disse , na rádio que no caldo de peixe seriam ou tinham sido servido caldos a tantas pessoas como metade das da ilha das Flores , meu caro casmurro para não lhe chamar outra coisa mais lisonjeira , voçê deve-se ter esquecido do fluxo de turismo que temos nas Flores neste momento e que aproveitam para ir ao caldo de peixe pois é gratis (do que ir comer filetes de peixe porco como sendo de mero a pagar) e não vaia pensando em mudar a data da Festa que para o ano é mais do mesmo chuva bastante que é bem necessária .

Anónimo disse...

ó home esta chuva fez tanto bem ao meu milho e as minhas batatas, que nada me incomodou a não ser o caldo de peixe que estava com muito sal.

Anónimo disse...

Gente frustrada que só vê politica à frente dos olhos. Caldo vem, caldo vai, peixe porco vem, mero vai, é vereador por este partido aqui, foi membro da assembleia por acolá. Isto acrescenta porventura algum milimetro à nossa felicidade?

Informado disse...

Caro anónimo das 10:28,

Denoto que tem uma memória politicamente muito forte, em relação ao cidadão em questão e chamou de gerigonça ele nas autárticas de 2009 ter dado maioria ao PS na Assembleia Municipal, comprometendo o que foi a sufrágio, Relembro que em 2001 nas autárticas de Dezembro o PSD apresentou José Maria Reis da Lomba para Assembleia Municipal venceu com maioria absoluta, e por que conveniência política o próprio PSD durante a votação para a Presidência da referida Assembleia elegeu Miguel Maciel! Portanto a situação de mudança de nomes faz se à Direita e à Esquerda!

Anónimo disse...

Queridas criaturinhas pequeninas de 08/08/2017, 10:54:00; 06/08/2017, 22:53:00 e, sobretudo, de 06/08/2017, 10:28:00. O que a vossa língua comprida diz "é importantissimo"!

Anónimo disse...

Não criatura da 19:36:00 do dia 08/08/2017 o que tu fazes e tomas decisões , e que és pago á custa do que todos nós Povo descontamos é que interessa , vai dar uma voltinha mas é ao bilhar grande , porque se as pessoas não se deixassem comprar já não ias ao puleiro desta vez

Anónimo disse...

Caro anónimo das 10:54

Não estás a contar a história toda. A escolha de José Maria reis para cabeça de lista à AM em 2001 foi um erro de casting de João Lourenço porque José Maria Reis faz parte de um clã de enredeadeiros e mamões que viram a casaca conforme a direção da aragem. JMR apesar de ser cabeça de lista à AM andou a pagar para fazerem perguntas incómodas a João Lourenço, e isso era imperdoávbel.
Quanto a Miguel Maciel, candidatou-se como independente à Junta da Lomba contra o PS e já nessa altura o PS enrolou a contagem de votos de modo a obter a vitoria. Este facto levou a que fosse feita uma reclamação para o Tribunal Constitucional, que à qual o TC deu razão, as eleições para a Juntada Lomba foram repetidas, e Miguel Maciel foi eleito. Com isto quero dizer que já em 2001 o PS nas Flores se fazia valer de subterfúgios e jogadas\pouco claras para levar a sua em frente, o que nem sempre conseguiu, como foi nesta situação.

Anónimo disse...

Oh anónimo das 8.38, o que aconteceu foi que o João Lourenço não quis como Presidente da Assembleia alguém que pensasse pela sua cabeça e não lhe desse os "améns" todos... Aliás, nunca quis... Muita tristeza deve haver neste blog... então o Dom Sebastião não voltou a candidatar-se...? Semeou a discórdia e a confusão no meio do partido e voltou à sua vidinha... Realmente... Vocês merecem-se todos...