quinta-feira, 13 de março de 2008

A (des)igual distribuição de publicidade institucional pelo Governo Regional "rosinha" ou pelas Câmaras Municipais "laranjinhas"... tão iguaizinh@s!!!

Assunto: Pedido de apreciação dos critérios de distribuição da publicidade institucional pelo Governo Regional dos Açores.

Decisão: O Conselho Regulador da ERC [Entidade Reguladora para a Comunicação Social] deliberou concluir pela necessidade de sujeição da publicidade institucional a critérios de distribuição que assegurem, nomeadamente, a salvaguarda dos princípios da igualdade de tratamento e da não discriminação, evitando, simultaneamente, a disparidade de actuação entre a Administração Regional e a [Administração] Autárquica.


Fonte: deliberações aprovadas pelo Conselho Regulador da ERC a 30 de Janeiro de 2008.

Como facilmente se pode constatar pela leitura (na íntegra) da Deliberação do Conselho Regulador da ERC, o "rosinha" Governo Regional [por mero acaso, certamente!] tem uma substancialmente maior fatia de publicidade institucional inserida nos jornais que são tidos como "mais próximos" do Partido (dito) Socialista, enquanto as Câmaras Municipais "laranjinhas" [por mero coincidência, obviamente!] distribuem mais publicidade institucional nos jornais "mais amigos" do Partido (dito) Social Democrata... Depois degladiam-se ambos os partidos, acusando (sempre!) o outro de que é esse quem não dá tratamento de igualdade na distribuição da publicidade institucional e de que ele mesmo não pratica qualquer discriminação entre órgãos de comunicação social... Tão iguaizinhos que são!!, é como se fosse o roto a pregar ao nu!!

Por outro lado, o amplo sector da imprensa está a ficar bastante preocupado com a (eventual) criação de um portal na internet para reunir os anúncios públicos, como sejam os editais das Câmaras Municipais e os concursos públicos, bem como os editais dos Tribunais e dos Registos, até aqui (obrigatoriamente por lei) sempre publicados na imprensa [num jornal de âmbito nacional e também noutro jornal de âmbito regional].

Sem comentários: