segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Pescadores das Flores e do Corvo querem proteger os recursos piscatórios


As Associações de Pescadores das [ilhas das] Flores e do Corvo pretendem que a pesca com palangre passe a fazer-se a seis milhas da costa e não a três [milhas] como agora acontece.
Reunidas no Corvo, na [passada] terça-feira [dia 27], as Associações [de pescadores] pediram também mais fiscalização das águas [das ilhas] do grupo ocidental. À falta de meios para a fiscalização, os pescadores propõem que seja utilizada a lancha Ariel, destinada ao transporte de passageiros entre as duas ilhas.

Notícia: RTP/Açores.
Saudações florentinas!!

14 comentários:

Anónimo disse...

não sou pescador nem tencione ser, mas estou de acordo com as ideias dos pescadores do Corvo e das Flores. escreveu o josé das ilhas de baixo.

Anónimo disse...

Peca por tardia esta reunião!! Para surripiar, já bastou as traineiras quando cá vinham assíduamente à pesca do atum que limpavam as lapas às centenas de kg e que eu saiba nada de fez ou então muito pouco.

Anónimo disse...

Também sou, vão pescar para o diabo que os carregue.

Anónimo disse...

Os pescadores do grupo ocidental devem continuar a lutar pelos nossos recursos,não sou pescadora,mas setemos peixe é porque os nossos pescadores não tem delapidado os nossos mares,continuem com a vossa luta

Anónimo disse...

Sou a favor da defesa dos recursos naturais das ilhas, por isso concordo que eles não venham para ca "roubar" o peixe e as lapas, mas os pescadores do grupo ocidental também merecem um puxão de orelhas, porque em dias de mar bom, passam o dia nos cafés a virar cerveja!

Anónimo disse...

estou de acordo com as medidas , é preciso perservar o que é nosso , mas a maioria dos nossos pescadores com lanchas bem apetrechadas querem é estar no café ou em cima da muralha a ver se o peixe vem ter com eles,antigamente não podiam ir para o mar que era barcos de boca aberta ,e depois se ficava mau não podiam varar ,agora que têm todas as condições e mais algumas se calhar o problema e repito só de alguns é malandrice em cima do lombo .

Anónimo disse...

eu tambem estou de acordo os nossos pescadores não vão ao mar para não acabar com o peixe não vai ser os de fora florentino com tino

Anónimo disse...

E então qual é o problema ?

Anónimo disse...

não há problema nemhum ,uns querem trabalhar e os outros não querem que eles trabalhem

Anónimo disse...

queremos quem trabalhe mas é os da terra não os de são miguel vire-se para aqui armar esperto. limpa mas é a tasca.

Anónimo disse...

este vai obrigar os nossos atrabalhar es mesmo mau

Anónimo disse...

Então malta vamos ao trabalho que está na hora e o mar está bom

Anónimo disse...

vamos lá pescadores ganhar mais uns vintems e o povo das ilha está com voces.

Anónimo disse...

Não sou pescador mas compreendo muito bem a vida ,a faina e as ideias destes.
O mar está manso ,as pessoas olham para ele e dizem « mar manso e os pescadores ao café » tem de se compreender que o mar até pode estar manso para quem vê de terra e não percebe nada do mar,mas não é á frente da ilha encostado a pedra que se pesca,mas sim longe do porto, e para longe pode estar mau ,normalmente vão para o corvo e o canal pode estar mau tempo para passar,e se as previsões do tempo são más não se pode ir para 15 milhas longe pois muda o tempo e os barcos não são aviões a jacto que se põem em terra em 10 minutos,uma viagem de onde se pesca perto do corvo até ao porto das poças leva-se duas horas e para as lages mais uma.
«Pescadores em terra» ,não vejo nenhum no rendimento minimo com falta de comida nem a pedir pelas portas esmolas,podem nem ir todos os dias para o mar mas os dias que vão são o suficiente para trazer um ordenado para casa,têm todos casas, compradas as prestações no banco ,pagas honestamente nenhuma dada gratuitamente.