SATA aguarda pela confirmação de empréstimo para comprar 4 aviões
A transportadora aérea açoriana SATA aguarda a confirmação do empréstimo de 39 milhões de euros pedido ao Banco Europeu de Investimento (BEI) para financiar a compra de quatro [aviões] Bombardier Dash Q400, no quadro da renovação da sua frota.
“Esperamos que o pedido de financiamento seja concedido, pois é imagem de marca do BEI oferecer melhores condições do que a restante banca comercial”, afirmou José Gamboa, porta-voz da SATA.
A compra dos quatro aviões, que devem chegar aos Açores durante o primeiro trimestre do próximo ano, envolve um investimento de 77 milhões de euros, estando a SATA ainda a negociar junto da banca [comercial] os restantes 38 milhões. “Estamos a estudar junto da banca nacional e internacional, a opção que nos dá maiores garantias para termos acesso ao restante financiamento”, salientou José Gamboa. Segundo este responsável, o Governo Regional não vai participar com nenhum financiamento na aquisição dos quatro [aviões] Dash Q400, que vão substituir os actuais [aviões] ATP nas ligações aéreas entre as ilhas dos Açores.
A SATA prevê que estes quatro aviões possam estar a voar a partir de Março de 2010, iniciando uma nova fase no transporte aéreo no arquipélago. “A SATA Air Açores fica com condições para prestar um melhor serviço aos açorianos e aos turistas, além de ficar capacitada para fazer novas rotas”, afirmou o porta-voz da transportadora.
A compra dos quatro [aviões] Dash Q400 insere-se no programa de renovação da frota da SATA Air Açores, que se iniciou há alguns meses com a chegada de dois [aviões] Dash Q200.
Notícia: «Açoriano Oriental», secção de Economia do «Público», «Jornal Diário», «OJE- O Jornal Económico» e «A União».
Saudações florentinas!!
7 comentários:
a minha opinião eu acho que o j.l. deveria já pedir ao governo para que seja feita a capitania nas lajes já que o porto comercial e daqui a uns meses está feita a marina e não justifica a capitania em santa cruz.
mais aviões?
ta confirmado JL vai dazer capitania nas Lajes e vai ser o comandante do porto.
Acho muito bem que a sata renove a sua frota porque os avioes actuais estam velhos e andam sempre avariados.
Na passada sexta-feira (dia 23), o «Jornal da Tarde» da RTP/Açores informou que houve "Trabalhadores [da segurança privada] despedidos nos aeroportos de Ponta Delgada e Horta"...
Dezoito trabalhadores da segurança privada dos aeroportos de Ponta Delgada e Horta foram despedidos[, alegando a empresa de segurança que esses despedimentos foram realizados] com justa causa. A empresa argumenta que os funcionários não cumpriram os serviços mínimos decretados para a greve de dois dias no passado mês de Agosto. Grande parte dos funcionários que recebeu a carta de despedimento trabalha no aeroporto da Horta. A empresa avançou com um despedimento imediato por faltas injustificadas.
Alegadamente, nos dias 13 e 14 de Agosto, os trabalhadores não cumpriram os serviços mínimos decretados pela Secretaria [Regional] do Trabalho. A greve abrangia os aeroportos de Santa Maria, Ponta Delgada, Horta e Flores, mas os despedimentos reportam-se apenas a Ponta Delgada e Horta.
A empresa não quis comentar o assunto.
O sindicato que representa os trabalhadores diz que vai contestar os despedimentos em tribunal. O sindicato argumenta que o Governo Regional não tem competência para fixar serviços mínimos.
Em recente entrevista [concedida ao jornal «Diário Económico»], António Menezes, presidente da SATA, deixa para o Governo Regional dos Açores a decisão de privatizar a SATA e assegura que a saúde financeira da empresa está salvaguardada, se bem que [a SATA] deva voltar a fechar o ano [de 2009] com prejuízos.
Saliente-se também que a SATA vendeu [recentemente] a aeronave Dornier DO228 a uma companhia aérea da América do Sul.
Adenda informativa, através duma notícia do «Jornal Diário»...
O Banco Europeu de Investimento (BEI) aprovou a opção da SATA pela frota Bombardier Q400 NextGen, tendo aprovado o financiamento para aquisição da nova frota. A aprovação chegou na passada segunda-feira [dia 14], segundo revela a transportadora aérea açoriana em comunicado. A operação financeira, num valor aproximado de 36,4 milhões de euros, irá permitir a aquisição de quatro novos Bombardier Q 400 NextGen, enquadrando-se na política do BEI de financiar até cerca de 50% do total dos investimentos.
Em acrescento, o «oJE - o Jornal Económico» noticia que "o Banco Europeu de Investimentos aprovou um financiamento de 53 milhões de dólares à transportadora aérea açoriana SATA para a aquisição de quatro aviões Bombardier Q400 NextGen, integrada no processo de renovação da sua frota."
Enviar um comentário