quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Vigilantes privados de 4 aeroportos açorianos vão fazer greve de 48 horas

Os trabalhadores de segurança privada de quatro aeroportos [Ponta Delgada, Horta, Flores e Santa Maria] nos Açores iniciam quinta-feira [amanhã] uma greve de 48 horas que visa "repor a igualdade no pagamento de subsídios" a todos os vigilantes, disse fonte sindical.

"Existe uma desigualdade de tratamento em relação ao pagamento do subsídio de função, que também não é actualizado desde 2005. Esta greve pretende repor a igualdade e melhorar o que existe", afirmou Paulo Marques, coordenador do Sindicato dos Trabalhadores de Actividades Diversas (STAD) nos Açores.

O sindicalista, em declarações à Agência Lusa, salientou que este subsídio não é pago aos vigilantes-chefes e no Inverno apenas é pago metade aos trabalhadores que não fazem horário integral.


Notícia: Notícias.RTP.pt, «Jornal de Notícias» e edição on-line do semanário «Expresso».
Saudações florentinas!!

57 comentários:

FDM (boneco virtual e que apoia a luta justa dos trabalhadores)... disse...

Infelizmente, e apesar de Portugal e os Açores serem governados por socialistas (!), nunca as disparidades e desigualdades sociais foram tão gritantes.

A classe politica legisla para eles aumentos substanciais (como foi o caso dos deputados regionais), quer em termos de remunerações ou de outras mordomias, vulgo despesas de representação.

As empresas públicas ou para-públicas, idem aspas.

Algum empresariado privado- e com empresas bem capitalizadas - são uns sovinas a pagar aos seus trabalhadores e colaboradores, ou sejam, àqueles que efectivamente acrescentam valor (não me refiro aos "trabalhadores" que passam o dia a fazer "gazeta"...).

O grande segredo do poderio e da dinâmica dos EUA é terem desde o início valorizado o TRABALHO.
Lá, quem efectivamente trabalha, é por norma bem remunerado ou recompensado.
A nossa emigração tem centenas de milhares de exemplos de pessoas que aqui viviam na miséria e eram exploradas, e lá, o seu esforço e trabalho, foram devidamente valorizados.

Lá, ser "filho do sr.doutor"; "filho do sr.engº", "sobrinho do sr. presidente" ou "nora do sr.director" não vale nada para a ascenção no elevador social.

Nos EUA, as pessoas valem pelo que são e pelo que produzem e não pelas etiquetas ou "pedigree's" que ostentam.

De facto, o trabalho tem que ser mais valorizado e respeitado.

FDM (boneco virtual, mas que está vendo Portugal à beira do precipício)... disse...

O Dr.Medina Carreira, classificado de tremendista pela nomenklatura reaccionária "sucialista" do regime, acaba de dizer na SIC "que a corrupção em Portugal está sem contrôle" e que a "gatunagem anda à solta".

Ele diz do sistema (muito dele do "rouba,mas faz") o que Maomé não disse do toucinho.

Entretanto, o FDM (um simples boneco virtual) alertou o auditório para a pouca-vergonha que campeia "neste" país, e logo apareceram umas "virgens ofendidas" a pedir listas, isto e mais aquilo.
E pior, alguns até apareceram a "ameaçar", pois o boneco virtual estava denegrindo "pessoas" e "instituições"....

Realmente o "rouba, mas faz" tem os seus cultores, seguidores e "sacerdotes"...

Afirmam-se "europeus" mas não passam duns "cabôclos do sertão" ou terceiro-mundistas...

Anónimo disse...

Numa altura de crise internacional, com o país e a região em dificuldades, não tem cabimento corporativismos destes.

E ser despedido e ficar sem trabalho??

Anónimo disse...

Nos países civilizados, como os EUA, nao se fazem afirmações gratuitas.
Quem afirma que há corrupção e gatunagem é porque sabe onde ela está.
E se sabe onde os contribuintes são robados e por quem, e não denuncia, é conivente com quem rouba.

O ministério público, ou um simples contribuinte qualquer, devia queixar-se desta gente e obriga-los, em tribunal, a dizer onde estão os ladrões do nosso bolso que eles dizem saber e não denunciam.
O Sr. Manuel. A Srª Manuela, o Sr. Francisco. Desviaram aqui, influenciaram ali, roubaram acolá.

É assim que se faz nos Estados Unidos e em países civilizados. É assim que se combate a corrupção, que, ao contrário do que o Srº Carreira pinta, não é exclusivo nacional, sendo transnacional.

Pelo contrário mandar bocas para o ar, sem fundamento palpável e baseado apenas no "toda a gente sabe", acontece com frequencia no terceiro mundo. Faz-se normalmente antes das eleições, de forma anónima, com o propósito de denegrir o poder, deautorizar quem democráticamente escolhemos para nos mandar e criar um clima de instabilidade e revolta.

É isto que o "cidadão" FDM faz, à boa maneira sul americana.

Anónimo disse...

á necessidade de aumenter a doca nas lajes. hoje chegou o barco da carga o santorin tem que estar lá fora á espera até que se acabe a descarga para encostar de novo.

Anónimo disse...

sim sim ó mamões... nos states é que é bom... elevador social só por mérito do trabalho... Paris Hilton, Nicole Richie etc etc etc

Cá também temos as cinhas, as lilis...

É igual em todo o lado! e até parece que nem viveste lá... pois se calhar...

Anónimo disse...

O FDM (Farto De Mamões ou Filho Da Mãe)sabe de tudo, opina em tudo, atira em todas as direcções e julga-se o dono da verdade, Portugal deve estar orgulhoso de ter parido semelhante crâneo, qual Einstein saído do túmulo!!! Deixo uma sugestão, mude-se o nome do blog para www.fartodemamoes.blogspot.com!!! Inclusivé dá-se ao luxo (ou pouca modéstia) ao incentivo aos seus próprios comentários como recentemente observei, cérebro pequenino o teu rapaz!

Anónimo disse...

FDM de facto não percebeu o mundo por onde andou.

O que se valoriza nos EUA não é o trabalho, mas a productividade.
Um individuo, uma hora no seu escritório pode produzir em termos de riqueza o que nem centenas de trabalhadores num dia produzem. Isso acontece aqui como acontece nos EUA.

Nos EUA quem produz e dirigue é muito bem pago. Muito, nos EUA, não tem nada a ver com um bom salário de um emigrante que é encarregado. Ultrapassa anualmente, numa empresa média, os 750 000 $US.

Nos EUA há corrupção como aqui há. A de colarinho branco, muito mais sofisticada do que a nossa, é penalizada, quando alguém cumprindo a sua obrigação a denuncia.

Os americanos sabem que o seu país não é perfeito. Mas não passam a vida a denegrir as suas instituíções nem, de forma irresponsavel, a esconder casos de corrupção.

FDM diz que conhece quem nos rouba, vive numa ilhota onde todos convivem uns com os outros, mas cobardemente não denuncia, prestando um péssimo serviço a todos os Florentinos.

Vale alguma coisa aquilo que ele diz?
Tem alguma credibilidade as bocas balofas que anonimamente manda para o ar?


FDM, não nenhum boneco virtual. FDM é uma fraude.
Se estivesse-mos num pais civilizado, onde cada cidadão se responsabiliza por aquilo que pronuncia e tem responsabilidades perante os outros, ja o tinham retratado e levado a tribunal.
que se fosse nos EUA, às .

FDM (boneco virtual e que já viu este filme)... disse...

«Numa altura de crise internacional, com o país e a região em dificuldades...»

Contudo, os "maiorais" do sistema e toda a respectiva cúpula continuam a gastar à tripa-forra, a auferirem vastos proventos remuneratórios,reformas douradas,etc.

A crise é sempre para o mexilhão.

Só neste Verão, e se contabilizarmos todos os festivais musicais tipo "bate chapa", folguedos, fogos de artifícios, touradas, comezainas, sardinhadas, petiscadas, todo esse dinheiro oriundo duma "região em dificuldade" dava para resolver muitos problemas de abastecimento água, problemas sociais gritantes e preparar caminhos de acesso para o próximo inverno...

Só as festas da Praia da Vitória custaram cerca dum MILHÃO DE EUROS, isto é dinheiro dos contribuintes não para apoio social numa Região e num País dos mais atrasados da Europa, mas para "pão e circo" à boa maneira do imperador Nero...

E depois vem a corja falar em "contenção salarial" e no "combate ao déficit"...

Vão mas é brincar com a "bliquinha pr'areia"...

Anónimo disse...

este farto de mamão fala em coisas da terceira e não sabe o que diz é dizer asneiradas por essa boca fora sem pensar o melhor que fazes pedes para saires antes que sejas apanhado.

FDM (boneco virtual e quando diz qualquer coisa: ai, ai ,ai, ai...mas que raio de democracia é esta?)... disse...

Pelos vistos o boneco virtual FDM provoca uma pandemia de sarna quando aborda alqumas questões que assolam o país e a nossa sociedade.

Para alguns, falar na cana roca, nos inhames, na lapa gorda ou nalguma marquice que ouviram "à praça" é que é importante.

Se fazemos parte duma sociedade nacional, como querem que façamos, óbviamente que os cidadãos têm todo o direito de debatarem, discutirem ou denunciarem os "males da nação".

Sempre foi assim.Desde o Fernão Lopes, o Gil Vicente, o Camões, o Ramalho Ortigão, o Eça,etc,etc.

O FDM é simplesmente um veículo de interpretação do que acontece no nosso país.

De facto, Portugal encontra-se à beira do abismo.
Déficits enormissímos.Divída externa colossal (talvez a maior dívida/per capita do Mundo).Empobrecimento gradual.E por via disso perda de soberania.Tal como as pessoas, uma nação que tem uma pesada dívida externa não é uma nação completamente livre.

Acresce a esses factores de ordem politica, económica e financeira, outros factores que têm contribuido para o nosso eterno sub-desenvolvimento e atraso cultural.

Esses factores (causas e consequências) têm sido sistemáticamente diagnosticados e dissecados por uma vasta plêiade de cidadãos ilustres e com responsabilidades públicas (passadas e presentes).

Desde o Dr.Medina Carreira (que há vários anos vem denunciando em "prime-time" todo sistema que concorre para a actual situação, desde a corrupção até à má preparação técnica e profissional dos politicos que nós elegemos); desde o célebre fiscalista Prof.Saldanha Sanches (marido da mediática procuradora-geral adjunta Drª.Maria Morgado; desde o Dignº Bastonário da Ordem dos Advogados; desde o ex-Deputado socialista Engº João Cravinho, actual vice-presidente do BEI;desde os mais variados responsáveis politicos e dos mais variados quadrantes; desde os mais variados comentadores televisivos, etc, etc, todos têm posto o dedo na ferida.

Quem é o FDM para desmentir esta ilustre plateia que ainda por cima exerce funções públicas da maior relevância?

O FDM quando aborda estas questões é sempre no âmbito geral e nacional, pois sabe que a ilha ou o arquipélago são micro-cosmos ou gotinhas de água neste vasto oceano.

( A propósito da corrupção o jornal "i" anda a compilar uma série de 30 "escândalos da actual democracia" e o de ontem foi dedicado ao mediático «caso do general que acusou os politicos e que foi condenado».

O caso remonta ao final da década de 90, quando o então Presidente da JAE, o distinto general Garcia dos Santos, denunciou o sistema paralelo de financiamento dos partidos através da JAE e que já tinha sido denunciado pelo então Presidente da CIP, Dr.Pedro Ferraz da Costa.

Conclusão: quem foi condenado foi o probo General por ter feito declarações "anómolas", e hoje, "já aposentado, recorda a sentença como «um dos maiores louvores» da sua carreira", conforme escreve o jornal "i", cuja edição electrónica deixo aqui o respectivo link:

###Clickar no Nick FDM####

Também já cheguei à conclusão que aqui surgem alguns comentadores cujo sentido de cidadania, elevação e capacidade intelectual deixam muito a desejar, pelo que o melhor é não lhes dar troco).

Obrigado, pela atenção.

FDM (boneco virtual e que não quer andar com coleira ao pescoço)... disse...

Quanto à "fraude", alegadamente invocada por um ilustre e incomodado comentador mais acima, deixo aqui neste outro link um «videoclip», como banda sonora da conhecida canção do canadiano quebecois Leonard Cohen "Everybody Knows" e que traduzindo significa "Toda a gente sabe (ou sabia):

###Clickar no Nick FDM###


(Realmente, para o FDM, o melhor é ficar pela Suiça ou regressar quanto antes aos USA, pois aqui não se aprende nada com a insurgência nativa.
Não é por acaso que o Prof.Salazar governou estes "súbditos" (cidadãos é uma outra coisa!) durante 48 anos (!)com "vara curta", ora dando, umas vezes uma cenoura, noutras uma bordoada.
O Portugal salazarista, cinzento, abúlico, submisso, chibo e bufo, continua "firme e hirto".
Precisam mesmo é dum "novo" Salazar, só que já não me apanham aqui...

Bye, Bye...)

Anónimo disse...

ei home fala até te fartares mas arranja sempre selução para aquilo que criticares.

Anónimo disse...

Quem é responsável não se limita a buzinar.
Actua.
Se alguém, no lugarejo onde vive, conhece casos de corrupção e não denuncia, das duas uma: ou é beneficiário também ou não passa de um cobarde, que não conhece os seus deveres.

Porque uma coisa é discutir os caminhos que trilhamos, e analisar as estratégias de quem escolhemos para nos dirigir, outra é denegrir sistemáticamente instituíções e a democracia, que nos custou muito a consolidar.

Temos obrigação e o dever de respeitar as nossas instituíções e de considerar-mos a quem, de forma democrática e livre, escolhemos para nos governar.

No mundo civilizado, as pessoas são responsabilizadas pelas suas atitudes.
O pessimismo constante, é um péssimo serviço à pátria.

Velhos do Restelo sempre existiram neste país.

Anónimo disse...

Como se não bastasse a água no conselho das Lajes ter péssima qualidade, agora não aparece em quantidade!

Belezas sociais democráticas

Anónimo disse...

"O FDM é simplesmente um veículo de interpretação do que acontece no nosso país".

"Divída externa colossal (talvez a maior dívida/per capita do Mundo).Empobrecimento gradual.E por via disso perda de soberania.Tal como as pessoas, uma nação que tem uma pesada dívida externa não é uma nação completamente livre".

Que palhaçada! E vocês publicam isto...

Pois, nenhuma nação é completamente livre, por isso é que existe um "sistema financeiro", os países dependem uns dos outros... chamam-se "trocas comeciais", e dívidas todos têm, apesar de em alguns (poucos) a tabela dos créditos ser superior à dos débitos... E para quem andou pelo Congo dizer que é a maior dívida/per capita é digno de um mentecapto!

É um veículo, mas é de ignorância... cheira a leitinho!

Il Duce

FDM (boneco virtual, agora num registo «politicamente correcto» e a pedido de várias famílias)... disse...

Notícias e assuntos realmente importantes:

+ O Sr.Presidente do Concelho anunciou ontem "o princípio do fim da crise" e sustenta que o "Governo está no caminho certo", porquanto as últimas estatístivas revelam que a nossa economia cresceu no 2º trimestre 0,3%;

+ Nos EUA, o recente prémio Nobel da Economia, Paul Krugman, numa palestra na Universidade de Princeton, onde lecciona, comentou estes novos dados da economia portuguesa muito auspiciosos e um verdadeiro milagre económico, só comparável ao "New Deal" do Presidente Franklin Delano Roosevelt;

+ Em declarações ao jornal da "Bola" Medina Carreira disse que um crescimento tão acentuado da economia portuguesa já não se via desde a década de sessenta;

+ A "Transparêncy International", uma organização global que combate e avalia a corrupção a nível mundial, classificou muito bem Portugal, que neste dominío está imediatamente atrás da Nigéria e do Turkemenistão;

+ Por sua vez a Greenpeace, saudou calorosamente a política de resíduos sólidos na Ilha das Flores e não hesitará propôr que seja concedido a esta ilha o estatuto de "reserva da lixoesfera".

Como vêm, hoje o dia começa com boas notícias e o FDM está com "alto astral"...

«Oi gente, vamos pensar positivo, a vida é para aproveitar, e se ainda houver Amor é porque está tudo na boa, né?!»

Anónimo disse...

esta doca das lajes parece aquelas grandes cidades em tres dias seguidos tres grandes barcos. e a marina não está pronta e eu já estou acreditar que a vila das lajes vai ser uma cidade virada ao mar como dizia á uns anos atrás o nossa conteraneo que agora não me lembro o nome dele.

Sem Ideias disse...

Parece que já voltou o desespero socialista... Quem sabe se é por isso que andas por aí a meter tanta água...

Anónimo disse...

é verdade amigo esta doca está a ter movimento é bom para o concelho das lajes.

Anónimo disse...

FDM enlouqueceu!

FDM alegra-se com o que corre mal e entristece-se com o que corre bem.

Não percebe que o colectivo é como na vida. A perspectiva deve ser optimista com pés assentes na terra.

Adianta por ventura denegrir por denegrir sem dar contributo para melhorar?

Anónimo disse...

Sr. Mamão...

Fornos crematórios tem mais a ver com Nazismo, mas perdoo-lhe a ignorância, não ensinam tudo nos MBA´s...

O Fascismo, ou aqueles que o practicaram, também cometeram muitos erros e excessos, sem dúvida, mas se vamos por aí todas as ideologias os cometeram... sim, os seus amigos vermelhos também! E ainda hoje!

Mas, vamos lá então à procura da sua coerência... Então os maus da fita faziam fornos crematórios, batiam, matavam e maltratavam... E ainda não o ouvi falar (escrever) sobre as "famosas" cruzadas...

Um cristão fervoroso aceita o passado da sua fé? Nesses dias o seu Deus estava de folga?

E no Fascismo ninguém ficou conhecido por comer criancinhas ao pequeno almoço qual papão...

O problema não está nem no Fascismo (ideologia) nem na Igreja (como fé, não como instituição onde é um poço sem fundo de contra-sensos, tal como o mamão), o problema está nas pessoas que, por vezes, não "usam" da forma correcta!

Ou, o que eu estou a dizer, serve para a sua fé mas não para a minha ideologia?

Il Duce

Ps: Responde lá mamão...

FDM (boneco virtual e que segundo um reputado especialista, enlouqueceu!)... disse...

Sem querer, o alquimista financeiro "Il Duce" insinuou que o mais alto magistrado da nação é um "palhaço", quando este , nos seus mais recentes discursos chama a atenção para o elevado endividamento externo de Portugal....

Se algum cidadão tiver elevadas dívidas bancárias e que aufira rendimentos modestos, por ventura é um homem ou mulher livre?

Dívidas quase todos têm, sejam os países, empresas ou os cidadãos singulares, mas quando a relação rendimento/ pagamento do serviço da dívida se altera substancialmente a favor desta, os devedores ficam numa situação muito difícil e até desesperada.

O que acontece actualmente em Portugal é que devemos as "guedelhas", o rating da República está a depreciar-se dia-a-dia e o que é já mais importante em termos de finanças públicas, não é o déficit orçamental, mas sim o déficit externo que de ano para ano "come" cada vez o rendimento disponível.

Se o "Il Duce", caso soubesse alguma coisa de História das finanças públicas portugueses (o que eu duvido!), constataria que foi a situação calamitosa pré-bancarrota da I República (o regime onde mais se roubou em Portugal) que levou ao golpe do 28 de Maio e à ascenção dum então ignoto professor de Finanças, Prof.Dr.Oliveira Salazar, que pôs as finanças públicas em "ordem" e pagou a dívida externa, com os custos e os métodos que todos nós conhecemos.

Mas é natural que o "Il Duce" não saiba qual é a sua mão esquerda ou a direita, tal é a desordem naquela cabecinha de alho pôrro...

(Eu queria passar esta sexta-feira nas calmas, em família e a preparar a minha ida ao Corvo, mas há sempre alguém que não quer que eu faça essa viagem...)

Anónimo disse...

e eu já dei largas a este farto de mamão que aqui critica mas arranje solução para as criticas que até agora só tem capacidade para falar mal mas resolver algo das criticas nada.

Anónimo disse...

gente vejam só uma nova doca chegou ás lajes eu nunca vi este porto com tanto movimento é uma loucura aqui por esse lado sul. será que estamos a chegar ao fim do mundo com tantos barcos seguidos.

Anónimo disse...

Falta água na Fazenda.
A água não presta no concelho das Lajes, conforme vem nos relatórios.

E quer este presidente uma piscina aquecida e transformar uma canada numa avenida!

É lata!

FDM (boneco virtual, mas que não anda aqui por ver os outros a andar)... disse...

Informação adicional sobre a Dívida Externa Portuguesa:

Para informação do auditório, coloco aqui um link que vai direitinho à página da CIA, onde está enlencado as dívidas externas dos países.

###Clickar no Nick FDM### e surgirá essa página do site da CIA.

Esses números não podem ser lidos nominalmente, mas sim em termos relativos, ou seja comparar com o PIB, população,déficit orçamental, dimensão geográfica, recursos naturais, indíce de desenvolvimento/tecnologização da economia,etc.

Dados a considerar sobre a "Divida Externa Portuguesa":
-Em 2003: Portugal tinha uma dívida externa orçada em 13.100.000.000 USDOLLARS e ocupava a posição 51º no ranking dos países mais endividados;

-Em 31.DEZ.2007 : a dívida já atingia os 416.000.000.000 USDOLLARS, colocando Portugal na 19ª posição ( e já estamos no 2º semestre de 2009 e não duvido que atinjamos no final do ano os 500 biliões de USDOLLARS, e que significará que cada português deve ao estrangeiro cerca de 50.000 usdollars;

-Curiosamente a nossa dívida é o dobro da dívida externa brasileira, um colosso da economia mundial, com cerca de 200 milhões de habitantes, cuja capital financeira S.Paulo tem duas vezes mais do que toda a população portuguesa, para além de terem recursos naturais e matérias-primas infindáveis!

O Brasil tem recursos naturais que permitiria pagar a sua dívida externa num SÓ DIA!

- E Portugal, em quantas gerações vai poder pagar a sua dívida, e com ela a crescer em progressão geométrica?
Resta afirmar que cada português que hoje nasça já tem um substancial dívida às suas costas!

-Quando a torneira internacional se fechar e não houver dinheiro para irmos alegremente aos supermercados e quando não houver dinheiro para pagar as reformas, o que é que se irá passar?

(Já estou a ver alguns insurgentes: o gajo quer é estragar o nosso fim-de-semana com essa treta da dívida, etc. e tal)

Um bom fim-de-semana e lembrem-se que "tristezas não pagam dívidas"!

Anónimo disse...

Não deixa de ser interessante, contabilizo 21 comentários e nem um sobre o post !!! É um tal vociferar, propagandear e auto promover-se, não admira pois que um País que tem filhos desta envergadura e com este grau de cultura seja o que é. Mete dó ler-vos, comentários roçando o ridiculo e sem qualquer fio condutor ao post deveriam ser pura e simplesmente não publicados.

Anónimo disse...

não sei como é que este mamão faz contas em dolas se agente já não passa cartão ás dolas mas sim euros.

Anónimo disse...

está no porto das lajes uns moços em frente á camara do climaat devem estar apreciar o batelão que chegou com a pedra.

Anónimo disse...

Vou direitinho ao post.

Com o desemprego que anda por aí, justifica-se porventura greves?
Rua, porque a fila de espera por trabalho é grande.

A propósito da divida externa.

Porque é que FDM não contribui, passando férias nos Açores ou em Portugal? Não. Vai para a Suissa armado em fino.

Porque é que FDM não bebe vinhos portugueses que são dos melhores do mundo? Não bebe franceses.

Porque é que FDM não bebe aguinha del cano ou de ma marca portuguesa? Não. Bebe água francesa.

Porque é que FDM não come uma saudável salada de alface e tomate portuguesa? Não, quer uma nicoise.

Porque é que FDM não aprecia os excelentes queijos açorianos, e consome com frequencia? Não. Prefere os franceses e os suissos.

Porque é que FDM nao veste roupas de marca portuguesa? Não, é mais fino marcas extrangeiras.

Porque é que FDM quando vai ao mercado, não escolhe primeiro o açoriano e o nacional?

Porque é que o carro onde FDM anda é fabricado no estrangeiro?

Uma coisa é teorizar sobre a divida nacional, outra contribuir para a resolver.

Alguém acredita numa pessoa que diz e denuncia, mas não aponta soluções nem contribui para melhorar?

FDM (um boneco virtual, mas com saudades do futuro)... disse...

Depois destas "vigorosas" polémicas sobre Portugal e olhando para as negras nuvens que se aproximam em sua direcção, veio à memória o "Fado Tropical" de Chico Buarque da Holanda, uma linda canção escrita em 1974 por esse genial brasileiro e combatente da liberdade.

Para os mais saudosistas aqui fica o link de "Fado Tropical" interpretado por Georges Moustaki, outro gigante da música com sentido.

###Clickar no Nick FDM####

(«Será que esta terra ainda vai cumprir o seu ideal?»)

Anónimo disse...

gostei sim senhor de ler o artigo do anonimo do dia 14 às 22,45 precisava era mais pessoas em Portugal a escrever assim, eu tenho 61 anos mas o pouco que escrevo tento ser algo que contribuia para o pais não quero vir-me para aqui armar-me em gabarola.

Anónimo disse...

Alguem pode meter uma fotografia deste batelão no Porto Comercial das Flores em algum site. J. F. Ontario Canadá.

Anónimo disse...

as camaras deveriam oferecer um passeio a todos os tripulantes destes rebocadoes e do batelão em volta da ilha para eles levarem uma imagem da beleza que nós temos e divulgala aos seus colegas deles.

Anónimo disse...

Ao anónimo das 22:45

Até que enfim que aparece alguém que chega nas ventas de FDM e põe a nu a sua falta de credibilidade.

FDM é assim como.....Costa Neves. Muita parra e pouca uva.

FDM (boneco virtual, e que não abdica do seu finíssimo "Don Perignon", mesmo que Portugal vá ao fundo)... disse...

Por razões já conhecidas de V. Exª.s só agora é que pude acessar à internet.

Li com a devida atenção as "questões pertinentes" colocadas pelo ilustre comentador "anónimo" das 22H45 de 14AGO09, e corroborado pelos não menos ilustres comentadores anónimos das 09H35 e 14H57 DE 15AGO09.

Como já é do vosso conhecimento, FDM é um cibercidadão com dupla nacionalidade e passa alguns meses aqui, os restantes nos EUA ou noutros países.

Vivo dos meus rendimentos obtidos e domiciliados no estrangeiro.

Aqui, nos Açores, também obtenho alguns rendimentos tributados a taxas liberatórias, respeitantes a aplicações de capitais e outros rendimentos tributados em sede de IRS e IRC.

Não sou (nem nunca fui) funcionário público; não sou reformado pelo Estado Português e nem sou "empresário subsdidiado" pela União Europeia.

Nestas condições, o modesto FDM não está "moralmente" obrigado a ser um consumidor de produtos nacionais ou regionais, embora lhes dê preferência na maioria dos casos.

Quando adquiro produtos importados, também pago impostos indirectos, pois parto do princípio que esses produtos pagam direitos aduaneiros ou auto-liquidam Iva se forem adquiridos na União Europeia, para além de contribuir para a cadeia de valor inerente a essas transacções.

Quando eu viajar para a Suiça (talvez dentro de 15 dias) lá cambiarei francos suiços por usdollars sacados a partir duma praça americana.

Como vêm não estou a contribuir para a saída de divisas nos Açores.

Aliás, quase todas as minhas viagens ao estrangeiro utilizo passaporte americano e cartões americanos.

É sempre um gosto saber que há cidadãos açorianos e portugueses que estão preocupados com a situação (bastante trágica) da pátria-mãe.

Todavia, o referido anónimo das 22H45, assim como os seus colegas que lhe apoiaram entusiásticamente, ainda não se indignaram pelo facto do seu e vosso "premier", Sr. Engº José Sócrates Pinto de Sousa,ter ido passar férias para o estrangeiro, designadamente para a Ilha Menorca, nas Baleares.

Segundo o jornal "24 Horas" de 12.08.09, e numa reportagem intitulada "As férias secretas de Sócrates", noticia deliciosamente os gostos requintados de novo-rico que procurou um resort de luxo para passar as férias com os seus mais próximos.

O mesmo "24 Horas" deleita-se nos pormenores do menu preferido de José Sócrates - uma caldeirada de lagosta a 100,00 euros/prato - e o repórter avança que uma diária nesse resort é da ordem de 1.000,00/dia.

Chegam a fazer a conta total destas férias milionárias do PM dum país à beira da bancarrota: 14.000 euros ( o que equivale a cerca de 3 meses de ordenado do finório).

Já em 2007 o Sr. Sócrates tinha escolhido outra ilha para as suas férias, a ilha grega de Santorini, e até no seu primeiro ano de mandato (2005) foi para o Quénia num safari e nas férias de Inverno foi à Suiça onde se lesionou e regressou a Portugal de "canadianas".

Por que é que os referidos comentadores não se indignam pelo seu primeiro-ministro não preferir a hotelaria nacional ou preferir passar as férias nas mais bonitas ilhas do Mundo, Açores e Madeira, e que "ainda" são portuguesas?

O Sr. José Sócrates é sustentado pelos contribuintes portugueses, mas o cibercidadão FDM, não o é.

Acham que o FDM é menos que o nosso engenheiro, e por que é que este não dá o exemplo à nação?

Gostava de saber a vossa opinião, e entretanto, podem já ir pensando como vão redigir um pedido de desculpas ao FDM....

(Quem quiser ler a página digitalizada do "24 Horas" sobre as férias do Sr.José Sócrates, pode aceder #### clikando no nick FDM####)

Continuação dum bom fim-de-semana,

Anónimo disse...

Em resposta ao anónmo do dia 15/08/2009 das 14:57h a câmara das lajes agora ´so oferece em troca da do voto , costumão sim oferecer aos continentais da corveta marujos tal como o vice da cãmara para este e o cabeçudo depois irem encher a mula é esse o costume .

Anónimo disse...

eu só voto é naquele que tiver no programa um centro de saude nas lajes e já com projecto feito e para começar já este ano as obras caso contrário não há nada para ninguem que eu não voto só com promessas.

Anónimo disse...

Caro FDM
Indigno-me contra FDM como me indigno com o Eng. Sócrates.

Por mim, dou o contributo que sei dar.
Passo férias nos Açores, dou sempre preferência ao que é nacional, respeito as nossas instituíções e acredito em Portugal.

Reafirmo: uma coisa são as palavras, outra os actos. Mais do que dar à lingua, há que actuar.

Vir pregar que anda tudo mal e muito se deve, e, ao que parece em paz de consciência, contribuir para que essa divida aumente é imoral, próprio de quem não tem credibilidade.

Anónimo disse...

Ó Mamão... és uma farsa!

Em primeiro lugar não respondes ao comentário das "cruzadas" porque foi, como se chama no Judo, um ippon perfeito!

Deixou a descoberto essa incoerência toda...

E agora vou demonstrar porque és um rato ou um réptil (que não consegue andar de pé porque não tem coluna vertebral) e não um Homem...

Então, está-se nas tintas para o país e para os Açores, porque quem devia dar o exemplo não o dá?!
Se fosse Homem de palavra e principios, apontava como muito bem fez as "aventuras e desventuras" de um dos maiores ladrões da História da nossa (sua não) Pátria, o nossos (meu não) Primeiro, mas não deixava isso influenciar os seus comportamentos e mantinha-se fiel aos seus principios... é o que eu faço!

Mas, quando andou prai a apregoar que ia pró Corvo com óculos Prada e casaco dos chineses (bela combinação) já tinha deixado bem claro onde se situava...

Il Duce

PS: Será mais um comentário sem direito a resposta?

FDM (boneco virtual e que está estreando um "new look")... disse...

Caro "Il Duce":

- Quanto a "cruzadas", aprecio-as quando elas estão nessa posição.

Aliás estou de acordo com o dramaturgo e humorista brasileiro Millôr Fernandes que o «melhor movimento feminino ainda é o dos quadris»;

-Quanto a exemplos "patrióticos", o FDM poderá reduzir a sua dotação de "Don Perignon", se os grandes que nos (se)"governam" reduzirem as suas remunerações e as grandes reformas em 30% ou 40%; quando viajarem menos para o estrangeiro; quando andarem em transportes públicos; quando deixarem de fazerem despesas superfluas ou quando cancelarem esses grandes "investimentos públicos" que mais não são do que corda para a garganta dos actuais e futuros contribuintes.
O exemplo tem que vir de cima!;

-Quanto ao meu novo "look" (kispo dos chineses e óculos Prada Sport) tem sido um inolvidável sucesso.
Optei por um kispo comprado nos chineses por causa do rocio do mar.
Ou você queria que eu atravessasse o canal com um casaco que me custou cerca de 500 dollars?

Continuação dum bom domingo e lembra-te que « o homem é um macaco que não deu certo»....

FDM (boneco virtual à espera de Godot)... disse...

Os anónimos das 22H45 (14AGO09), O9H35 e 14H57 (15AGO09) ainda não apresentaram um pedido de desculpas ao FDM...

Custa assim tanto, ser delicado, gentil e bem formado?

Anónimo disse...

Tanto os ratos (mamíferos) como os repteis tem coluna vertebral.
E cérebros, ao contrario de alguns...

Anónimo disse...

A obrigação de contribuir nao é de cima nem de baixo.
É de todos.

Ainda gostava de saber onde é que se vende Don Perignon nas Flores.

FDM (boneco virtual e que trouxe "d'amerca" shorts, sueras e candilhes para todos)... disse...

O "Don Perignon", assim como outras especialidades, é adquirido directamente no exterior em lojas "gourmet" ou em lojas "gourmet online" (está ao alcance de qualquer um, desde que haja money...).

Embora o FDM, despeje aqui na região quantias avultadas de divisas, mesmo assim querem-no obrigar a comer pão duro, papas grossas, charros assados ou peixe escalado. E pior, alguns, até quase que querem obrigar-me a comer comida da loja à moda "d'amerca" (pizzas; hot-dogs e hamburguers com carne picada de minhoca)...

Vão comer....

Mesmo que Portugal dê o "berro", o cibercidadão FDM não prescinde do seu Don Perignon, do chianti, dos brioches, dos bijous, das compotas provençais, tomates chérie, beringelas, ou cozinha saison (bien sûr!),etc.

Eu não posso usufruir da "dolce vitta" com o meu dinheiro mas a maior parte da insurgência nativa que me critica pode levar a vida no "dolce far niente" ou "progredindo na carreira" com a anafada barriga encostada ao balcão!!!...

Acham que eu sou algum otário?

Anónimo disse...

Anónimo das 19H21m,

A referência da ausência de coluna vertebral era para o réptil e não para o rato... e o réptil em questão era a cobra que rasteja... era fácil de perceber mas quis o sr. demonstrar que é daqueles que não tem cérebro...

É pena!

Para o Mamão... vou-me abster de comentar as atrocidades... só um reparo.

É "Dolce fare niente"... fare de fazer, mas já vi que o italiano não é uma das 37 línguas que domina!

Quer mostrar qualquer coisa mas depois o pézinho foge-lhe pró chinelo! Aquelas que os reluzentes dollars não dão... mesmo que os tivesse!

Il Duce

FDM (boneco virtual e extraordinário poliglota)... disse...

Caro "Il Duce":

A forma " Il dolce far niente" está também correcta e traduzindo directamente para o inglês significa: "The luxury of complete idleness", ou, literalmente "the sweetness of doing nothing..."

Em português comum: "prazer de não fazer nada ou «nenhum»"; «andar à gosma»,etc.

Um exemplo: os meus "reluzentes dollars" dão para eu andar no "dolce far niente"...Capice, signori Duce?

(Ainda há dois meses alguém disse aqui que eu falava 57 línguas.
Agora o "Il Duce" faz um "desbaste" na ordem dos vinte idiomas...)

É sempre um prazer altercar com uma uma pessoa tão «culta»...

Uma boa semana para si.

Il Mamoni vero,

Anónimo disse...

Mais uma vez volto a corrigir... insiste em dar-me razão...

Signori e Mamoni estão no plural... se acaba as palavras em "i" é plural...

Esforce-se mais um pouco e arranje um dicionário melhor que a wikipédia não ensina tudo (ou tude, em açoriano)...

Il Duce

Ps: No final, quando assinou acertou em cheio... "O verdadeiro Mamão"... mas isso já nós sabiamos!

FDM (boneco virtual e expressando-se em «italiano vero» disse...

O FDM, ao contrário doutros ilustres insurgentes, não tem problemas de oferecer a mão à palmatória.

Neste particular, o ilustríssimo "Duce" tem razão.

Senhor em italiano é "signore".

Óbviamente que "mamão" deverá ser "mamone" por analogia, embora esta palavra não exista no italiano.

Verifiquei estas traduções num velhinho dicionário de viagem "Dizionario Portuguese-Italiano" da editora Avaliardi e adquirido no «Termini» de Roma aquando duma viagem a Roma e ao Vaticano por altura do Ano Santo em 2000.


(Sabiam que "portoghese" em Roma significa "ladrão"?
Isto tem a ver com a histórica embaixada que D.Manuel I enviou a Roma para presentear o Papa e onde este decretou que os portugueses podiam "comer e boer" à vontade e de graça enquanto permanecessem na Cidade Eterna.
Ora os nossos antepassados portugueses não se fizeram rogados e gastaram tanto que no fim os taberneiros e os donos das estalagens fechavam imediatamente as portas quando avistavam algum animado grupo de lusitanos).

(Nessa viagem dei um salto a Bolonha, uma das cidades históricas da Bella Itália.

A propósito, e como a tarde está propícia, deixo-vos com Rodrigo Leão no envolvente tema "Tardes de Bolonha).

####Clickar no Nick FDM#####

Ao Signore Duce, mi dispiace tanto.

Il Mamone vero,

Nelson Fraga disse...

ao "Farto de Mamões" e ao "Il Duce",

certamente que vocês mesmos já se devem ter dado conta que (em particular nos últimos tempos) o espaço de comentários no «Fórum ilha das Flores» está a ser manifestamente (quase)monopolizado por vocês os 2.

de princípio isso já seria algo de menos positivo, pois o espaço de comentários do «Fórum ilha das Flores» é para ser de tod@s e para tod@s. mas pior ainda é quando essa vossa (quase)monopolização dos comentários é realizada com simples tricas e banais picardias entre vós.

entendam-se entre vocês os 2!! ou então não... isso pouco deve importar! mas o espaço de comentários do «Fórum ilha das Flores» não continuará a servir para vocês os 2 tratarem das vossas desavenças, que pouco (ou mesmo nada!) interessam a quem visita o «Fórum ilha das Flores».

sugestiono que criem vocês mesmos um espaço-virtual vosso, onde vocês discutiriam o que cada um de vós veste, o que cada um de vós bebe, para onde cada um de vós viaja e tudo o mais que queiram "discutir"(?) de vocês e para vocês... se acaso tais matérias sejam consideradas de interesse, certamente terão pessoas a visitar esse vosso espaço-virtual. boa sorte!

para finalizar... pede-se então que ambos passem a cingir-se em comentar as matérias e assuntos publicados no «Fórum ilha das Flores».

FDM (boneco virtual, cumpridor da Lei e respeitador da Tradição e dos Bons Costumes)... disse...

Li com muita atenção as recomendações subscritas pela Exma Administração do Fórum, e da minha parte, doravante, cingirei a comentar os temas e as matérias dos posts.

Todavia, devo dizer, e em abono da verdade, que o cibercidadão FDM tem sido alvo de ataque cerrado por uma bem organizada turma de contra-comentadores.

Desde há cerca de três meses, o FDM, não pode pôr o nariz ou o pé de fora, pois essa turma larga fogo em todas as direcções.

O cibercidadão FDM tem sido "vilipendiado", "sodomizado" e "ultrajado" (já me chamaram os mais mirabolantes nomes, desde rato de esgoto até réptil...).

Claro que tenho consciência que nalgumas respostas me excedi na derivação dos temas propostas, mas foi sempre em resposta às consecutivas provocações.

(Eu sei que a verdade ainda causa comichão em muita gente, num país e numa região que vive como a avestruz, ou seja, com a cabeça enfiada na areia).

Desde já agradeço a vossa paciência para alguns excessos da minha parte, mas como compreenderão, muitos das questões foram suscitadas por terceiros.

Contudo, aviso a insurgência que não baixo a guarda e dentro dos temas publicados serei directo e contundente.

(Igualmente também é verdade que já estou a precisar de férias e vou começar a preparar as malas para a viagem à Suiça.
A propósito de viagem, aquele kispo ficou com tanto sal que dava para salgar um porco...)

Cordialmente,

Anónimo disse...

eu tembém conheçi uma pessoa que ia á américa muitas vezes mas maiss tarde acabou-se por se saber que américa dele era mudar-se de uma ilha para a outra.

Anónimo disse...

Sr. Fraga concordo absolutamento com o que escreveu...

Quando tenho opinião relevante sobre os temas discutidos comento-os...

No resto, sempre que vejo aqui uma certa diarreia mental em forma de conjunto de letras sem sentido, também faço questão de a assinalar...

Agora, a responsabilidade... essa é vossa por publicarem/ aceitarem comentários que 50% (ou mais) das vezes nem sequer têm a ver com os temas...

De mim, além das minhas ideias, ninguém sabe nada... Nem onde compro "kispos", marca dos óculos, se tenho cão ou não e como se chama, que vinhos bebo, a que horas abraço o morfeu, que estive a dar braçadas na piscina, se tenho MBA´s licenciaturas ou 4ª classe, onde vou no fim de semana ou nas férias, em quantas guerras e países estive, se sou rico ou pobre... quer mais?

Veja a quantidade de "insurgentes"...

Não acha que o seu comentário está incorrecto? Bem sei que as nossas cores não combinam, e como já o tenho demonstrado... se calhar é por isso!

Il Duce

Ps: Não precisa de se dar ao "trabalho" de responder... Apartir d´agora vou cingir-me só aos temas...

Fórum ilha das Flores disse...

Não sendo algo (directamente e em absoluto) relativo à [referenciada no nosso texto] greve dos trabalhadores da segurança nos aeroportos açorianos, mesmo assim aqui deixamos algumas pequenas notas informativas (com notícias do «Açoriano Oriental») sobre a temática alargada do transporte aéreo de passageiros nos Açores...

- O novo [avião] Airbus A320, adquirido pela SATA Internacional em Maio deste ano, está avariado depois de uma aterragem com dificuldades, ocorrida no início de Agosto no Aeroporto de Lisboa; estima-se que esta aeronave só deverá voltar a operar em Setembro;

- As empresas RyanAir e EasyJet ponderam [vir a efectuar] voos “low cost” para os Açores com determinadas condições, sendo que (quase de imediato) empresários [micaelenses] afirmaram quererem companhias "low cost" [a operar] nos Açores.

Anónimo disse...

E já agora, ontem esqueci-me de lhe dizer...

Gostei muito do seu post a assinalar o 80º aniversário do cantor Zeca Afonso, e depois ter ignorado a morte de Raúl Solnado...

Cresça, apareça e... faça o favor de ser feliz!

Il Duce

Fórum ilha das Flores disse...

Mais uma adenda informativa...

Na passada sexta-feira (dia 21), aviões da SATA tiveram dois incidentes no mesmo dia.

- No aeroporto do Porto Santo, no arquipélago da Madeira, um avião da SATA abortou a descolagem devido a um problema técnico num dos motores, provocando um ferido ligeiro.

- A equipa de manutenção da SATA detectou [no aeroporto das Lajes, na ilha Terceira] um problema num pneu de um Airbus A320, que iria fazer a ligação entre a Terceira e a cidade do Porto. O avião havia chegado com proveniência da cidade norte-americana de Boston, tendo sido revelada uma anomalia num dos seus pneus, detectada numa inspecção de rotina.

Ainda de salientar que as empresas abastecedoras de combustível no aeroporto João Paulo II, em Ponta Delgada [ilha de São Miguel], interromperam na [passada] quinta-feira [dia 20] o fornecimento de jetfuel aos aviões, devido a ter sido detectada uma componente de biodiesel em quantidade superior à permitida na especificação do jetfuel. Tal facto terá levado a alguns atrasos em vôos da SATA.