sábado, 23 de janeiro de 2010

Concurso distinguirá as freguesias mais limpas e com boas práticas ambientais

A Secretaria Regional do Ambiente e do Mar lançou um concurso que pretende estimular as boas práticas ambientais, denominado “Eco Freguesia: freguesia limpa”.

Esta iniciativa pretende reconhecer e distinguir os esforços das Juntas de freguesia que, em colaboração com as populações, consigam obter bons resultados nas áreas de limpeza, remoção e destino final dos resíduos abandonados no espaço público.

Todas as freguesias da Região podem participar no evento, sendo a participação voluntária e gratuita. As inscrições decorrem até 12 de Fevereiro e podem ser efectuadas através do correio electrónico ecofreguesia@azores.gov.pt. As fichas de inscrição e restante informação serão remetidas a todas as Juntas de freguesia e também estarão disponíveis em www.residuos-azores.org.

Neste momento, já há várias inscrições, tendo a primeira sido da Junta de Freguesia da Feteira na ilha do Faial. Seguiram-se as Juntas da Maia e Relva, em São Miguel. Para que as freguesias consigam obter o galardão será necessária a colaboração de todos os cidadãos.


Notícia: «Açoriano Oriental», TVI 24 e o sempre inestimável "serviço informativo" do GACS [Gabinete de Apoio à Comunicação Social, da Presidência do Governo Regional dos Açores].
Noutro assunto, note-se ainda que o Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, desafiou [ontem, sexta-feira] os autarcas [de freguesia] a reflectirem sobre dimensão das freguesias.

Saudações florentinas!!

9 comentários:

Anónimo disse...

se for por vila as lajes ganha o concurso.

MILHAFRE disse...

Uma das grandes prioridades das novas juntas de freguesia devia ser a limpeza e o arranjo de todo o seu território, desde ruas, ribeiras, orla marítima, zonas de lazer, miradouros,etc.

Igualmente as Juntas deviam pressionar e incutir nos residentes
a cultura do asseio e da limpeza.

Ainda se vê em muitas freguesias e nas zonas urbanas de periferia ( nos Açores incluindo a ilha das Flores), muito lixo amontoado, bidons velhos, cães amarrados com dois metros de corrente à volta de lameiro, carros a cair de pôdre, ervaçal a entrar pelas portas dentro,etc.

A limpeza começa em cada um de nós.

MILHAFRE disse...

Espero que esta iniciativa da Secretaria do Ambiente e do Mar não seja mais uma «eco-treta» a que já habituaram os açorianos.

Esta é a mesma Secretaria que autorizou a inqualificável remoção de terras na Fajã do Calhau; que autorizou o esventramento da Ilha de S.Miguel para construir uma merda duma auto-estrada picando tudo o que encontram no caminho; e é a mesma Secretaria que contemporiza com lixeiras a céu aberto e o derrube de «cabeços» e «rebentões» para extracção de inertes.

Bem prega Frei Tomáz!

Anónimo disse...

As Lajes, com aquele porto, com o péssimo serviço de lixos que tem, e com a falta de limpeza nas suas canadas, ficariam sempre em ultimo lugar.

Anónimo disse...

O pombinha nos cedros vai ganhar o prémio pois está tudo por limpar, é uma vergonha! A Ribeira do cascalho vai receber o prémio do pereira da camara por ser a ribeira mais limpa do açores! Parabéns a todos os corruptos da ilha das Flores, vocês ganharam o prémio!

floresnatura disse...

santa cruz ganha prémio de certeza. Lixeira do braga , lixeira da pta ruiva , lixeira dos vales , oficinas da CM no boqueirão... Bem é lixo por todo o lado ! Viva a vergonha do nosso município !

Anónimo disse...

e não só? capacetes rosquilhas aboiar nas poças. desgosto do matadouro na ribeira da cruz. chama-se a isto limpesa total.

SistemaHipócrita disse...

Acho que independentemente da rivalidade entre Concelhos, mais poderia ser feito para combater a poluição. Os autarcas têm que impor e claro, manter os Concelhos limpos e apresentáveis a população.
É certo (e do conhecimento de todos - espero) que nas Lajes está a ser construído um Centro de Recolha (o que trará consequências boas para o Concelho e para a Ilha).
Devemos agora (todos) unir esforços para acabar com as lixeiras a céu aberto. As Flores é agora uma Reserva da Biosfera da Unesco.

Fórum ilha das Flores disse...

Adenda informativa, com notícia do «Azores Digital»...

São já 52 as freguesias açorianas que aderiram ao projecto Ecofreguesia – Freguesia Limpa. Até ao momento, por ilhas, aderiram 20 freguesias de São Miguel, oito da Terceira, sete do Faial e outras tantas [freguesias] de São Jorge, quatro do Pico e três de Santa Maria e das Flores.