quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Greve dos técnicos de manutenção de aeronaves pode atrasar voos da SATA

Os técnicos de manutenção de aeronaves da SATA iniciaram hoje uma greve de duas horas por turno que deverá ter consequências na operação da transportadora aérea [regional], apesar da reorganização adoptada pela empresa para minimizar os efeitos da paralisação.

A greve de duas horas por turno hoje iniciada pelos técnicos de manutenção de aeronaves, junta-se a outra greve iniciada há dois meses, que abrange as horas extraordinárias. Esta greve foi convocada pelo Sindicato dos Técnicos de Manutenção de Aeronaves (SiTeMA) para forçar a SATA a proceder à reformulação das carreiras no sector. Em causa, segundo o sindicato, estão 45 trabalhadores que operam principalmente nos aeroportos das Lajes (Terceira) e Ponta Delgada (São Miguel) e que viram aumentadas nos últimos anos as suas competências profissionais, sem contrapartidas nas respectivas carreiras.

Para "tentar minimizar" os efeitos desta greve, a SATA procedeu a uma reorganização do serviço, mas um porta-voz da empresa admitiu à Agência Lusa que a paralisação deverá ter consequências na operação aérea.

No mesmo sentido, o presidente do SiTeMA, Óscar Antunes, admitiu que a paralisação poderá implicar atrasos nos voos da SATA, que tem o monopólio das ligações entre as ilhas açorianas e partilha com a TAP os voos entre o arquipélago e o Continente. Óscar Antunes salientou que o processo negocial para a revisão das carreiras tem vindo a "arrastar-se" desde 2002, encontrando-se actualmente numa "situação de impasse". O presidente do SiTeMA admitiu, porém, a possibilidade de um entendimento na reunião de conciliação agendada para quinta-feira [amanhã] em Ponta Delgada, com mediação do Governo [regional] açoriano.


Notícia: jornal «i», «Açoriano Oriental» e TVI 24.
Saudações florentinas!!

3 comentários:

Anónimo disse...

nao ha mais nada interessar?quero lá saber de grves de duas horas.

Fórum ilha das Flores disse...

Adenda informativa, com novidades numa notícia do jornal [gratuito] «Destak»...

“A reunião [de ontem (quarta-feira) à tarde] entre a SATA e o SITEMA foi inconclusiva, mantendo-se a greve ao trabalho extraordinário e às duas últimas horas dos turnos de trabalho”, revelou à [Agência] Lusa fonte da companhia aérea dos Açores.

Para quinta-feira [hoje] de manhã estão marcadas reuniões separadas do colégio arbitral com a SATA e com o SITEMA, tendo em vista a definição dos serviços mínimos que devem ser garantidos durante [est]a greve.

Na sexta-feira [amanhã], a SATA e o SITEMA voltam a reunir-se durante a tarde, retomando as negociações para a obtenção de um acordo que permita o fim da greve. Nesta reunião participam também elementos do Serviço de Conciliação da Direcção Regional do Trabalho.

Anónimo disse...

eu passei á bocado pela tv e onde vi que estavão a discutir os casamentos dos gais e das gaias na assembleia da Republica.ora eu pensei que num pais com uma grande crise como o nosso que deveriam estar a discutir a melhor maneira de ele sair da crise, não estão é a discutir assuntos que não trás produção para este pais sair da crise. eu o ano passado fui votar mas está feita uma cruz que cá de casa ninguem vota mais. para que votar! para andarem a discutir assuntos que nada trás de produtivo ao pais. o ano passado havia alguem que aqui escreveu que o ano 2010 era o ano que Portugal dava o berro e eu acredito que sim.