sexta-feira, 14 de maio de 2010

8ª edição das Sopas de Espírito Santo à moda das Flores decorre este domingo

A 8ª edição das Sopas de Espírito Santo à moda das Flores decorre no próximo dia 16 de Maio (domingo), conforme previsto no plano de actividades da Associação Amigos da ilha das Flores, com missa às 11 horas na Igreja de São José e o almoço de Sopas pelas 13 horas no Salão Paroquial de São José. Este ano, os cozinheiros vêm da freguesia da Lomba e os foliões de Espírito Santo são do Monte de Santa Cruz.

Esta já começa a ser uma importante referência junto dos florentinos radicados na maior ilha do arquipélago. As festas do Espírito Santo, um pouco por todos os Açores, são uma característica singular, mas que arremata nas diferenças de freguesia para freguesia e de ilha para ilha uma cultura e tradição peculiar. Os florentinos não querem deixar esquecer o “gosto” e o “cheiro” das suas Sopas, mesmo que para isso venham todos os anos elementos de grupos de foliões da ilha mais ocidental e, ao mesmo tempo, chegam a São Miguel os cozinheiros para confeccionar as ditas sopas.

“Vêm se as condições assim o permitirem”, contava ontem Jacinto Avelar, presidente da AAiF, em alusão aos cancelamentos [de voos] devido à nuvem de cinzas [vulcânicas] que tem afectado o tráfego aéreo, enquanto aguardava pela chegada da comitiva que vem especialmente da ilha das Flores e, segundo o mesmo, traz florentinos que vêm de propósito para esta festa organizada pela associação de São Miguel.

Os preparativos para esta 8ª edição das Sopas já começaram e a partir de amanhã já se poderá ver alguns dos arranjos das confecções a ser apresentadas no domingo. A organização conta com cerca de 300 participantes, mas para aqueles que estão interessados em participar em mais esta actividade da AAiF deverão adquirir o seu bilhete contactando a AAiF.

Um prato da ilha das Flores servido em São Miguel e que vai fazer por algumas horas que a pronúncia das Flores e o paladar florentino seja predominante por terras de Gonçalo Velho.


Notícia: «Diário dos Açores».
Saudações florentinas!!

6 comentários:

Anónimo disse...

Hardlink WOW!..
Quero ser um dos primeiros a comentar neste evento. Já o ano passado quando noticiaram o evento
redobraram-me as saudades.

Dizem:"quero matar saudades" Qual matar?!..Nós matamos mas elas voltam de novo!..
Apesar de, por muitos anos, o meu nome: Denis Correia-nada de (Almeida)- haver figurado em dezenas de espectáculos em volta da ilha de S.Miguel,especialmente por esta época, em cantorias
mordomias, e as folias do Espírito Santo, (muito diferente do das Flores) óh meu Deus!..Muita gente me seguiu pelas ruas e casas na distribuição de pensões.

À noite,depois das entregas feitas, o povo da freguesia se juntava num largo, ou perto da igreja.
Sobre um palco rústico,improvisado apenas para esse fim, rodeado de verduras, flores, luzes, coberto com fios de bandeiras, lá estava Denis Correia e João Plácido, ou outro artista, para o desafio da noite.


Muita gente entreti. Nem sempre a cantoria me correu bem; admito. Cada improvisador tinha os seus adeptos, familiares e amigos.
Eu era conhecido por: "Denis Correia dos Arrifes, ou das Flores.

Era raríssimo passar um fim de semana em casa. Desculpem!..Mas se não o disser; pronto!..Ninguém o sabe e niguém se interessa! Estou de acordo.
Gosto,sem presunção,compartilhar com todos.Sinto enorme alívio que não tem explicação.

Já desapareceram 45 anos desde que
cheguei ao Canadá.
Lembro-me, de 8 dias prior a minha partida, ir cantar na Maia. Eram 10da noite sem eu chegar. A rua direita, ou da igreja estava a cunha. Todos à minha espera, porque o João 'da Lombinha' já lá se encontrava.Imagine-se,senti-me bem!..Receberam-me com uma estrondosa salva de foguetes.Isto pergunta-se aos mais velhos da Maia
Recordar tudo isto me comove.

(Para confirmar muito acerca deste florentino,sem instrução oficial, o GOOGLE é meu porta-voz. É só abrir, ler e seguir os links)

Agora, pelas festas do Dívino Espírito Santo, ao ler de novo o convívio dos filhos das minha saudosa ilha das Flores, numa cidade que sempre adorei: Ponta Delgada, estando eu aqui distante, apetece comprar passagem,juntar-me a eles e dizer em alta-voz: Via a Ilha das Flores!..

Denis Correia Almeida
Hardlink@aol.ca

Anónimo disse...

É amigo Denis eu falo por mim mas penso que todos são iguais enquanto lá vivi nunca dei importancia as belezas que esta nossa Ilha tem, mas hoje com a idade que tenho cada vez que lá vou o meu coração vive cheio de alegria e estou a ver sempre coisas lindas que no passado não tive as possiblidades de as ver. A nossa ilha é linda. Antonio

Anónimo disse...

Caro amigo, compatrício António;

Para além da palavra linda, como dizes, nada sobejou para eu dizer, disseste tudo!..

Em 1990, uma das últimas vezes que estive nas Flores,fui a Ponta Delgada das Flores na companhia do Dr.João Leal.Assisti ao pôr-do-sol mesmo a beira da rocha, lá em cima rente ao Farol.

Dava a impressão que ali acabava o mundo. Descemos a Ponta Delgada; assistimos aos cantares dos foliões na Casa do Espírito Santo.

Isto, p'ra não falar na beleza dos matos, caldeiras, (para mim são sempre caldeiras) vales, curvas de caminhos...Era subir e descer. Na nossa ilha, como sabemos, pouco há de planície.Lá,quem não sobe desce.
Viva-as-Flores!..

Anónimo disse...

Pagar 16.oo para comer um prato de sopas? Ou para pagar umas ferias a meia duzia de figurantes? Isto não é para juntar os Florentinos, é para juntar os amigos à custa dos Florentinos.

Anónimo disse...

É sim, juntar o útil ao agradável!
Agradece quem por São Miguel vive e reside e não se queixa de pagar 16 ou 20 euros por uma causa florentina, que ajuda florentinos, e acima de tudo reune as pessoas e a cultura das Flores.

Anónimo disse...

Eu não sei se é 16.00 euros ou dollares ou seja lá o que for.

Uma coisa é certa: Estas festas além das sopas têm muitas depezas, anda-se muito, trabalha-se muito e acredito que há muitas depezas em deslocações de pessoal.

Como é; querias-te ir sentar à mesa das sopas e nada teres de pagar? ou talvez pensares em pagar $5,00 Estas coisas dão muita despeza. Se a organização tem uns trocos arrumados é para auxiliar alguns em deslocações e outros benefícios. Olha sabes uma coisa: agente não preciza de ti, estamos a ver que és um parazita qualquer.
Sou do Grupo