sábado, 15 de maio de 2010

Equipa da Escola das Flores vai à final do concurso «Faz Portugal melhor»

Mais de 2 mil quilómetros separam uma das equipas finalistas do concurso «Faz Portugal melhor» da Figueira da Foz. As «Mauricinhas», da Escola Básica e Secundária das Flores (Açores), juntam-se às «Renováveis», da Escola Básica 2/3 de Vale de Milhaços (Corroios), e às «OTEAS», da Secundária Abel Salazar (São Mamede de Infesta). Disputam, no próximo [sábado] dia 22, uma viagem a Cabo Verde, entre outros prémios destinados ao 3º ciclo.

As equipas foram seleccionadas por júris que integraram 26 elementos, entre cientistas e comunicadores de ciência. Das 700 equipas participantes inicialmente, foi escolhida uma por cada região – Norte, Centro e Ilhas, e Sul – e por grau de ensino.

O meio ambiente e a sustentabilidade foram os temas que mais se destacaram no concurso. As equipas vão apresentar os seus projectos finais na Figueira da Foz perante um júri que decidirá a ordem das classificações. À noite, os vencedores são dados a conhecer na Gala da Ciência. Ambos os momentos podem ser acompanhados em directo através da Ciência Viva TV, no portal «Ciência Hoje».

O prémio principal do terceiro ciclo é uma viagem a Cabo Verde. O segundo lugar vence também umas férias científicas, enquanto a equipa terceira classificada é galardoada com computadores portáteis.

Equipa: Mauricinhas (Escola Básica e Secundária das Flores)

Tema: recuperação dos espaços verdes degradados.

Alunas: Mariana Reis, Cátia Silva, Bárbara Câmara, Vera Rodrigues e Brenda Correia. Professora orientadora: Maria José Gomes.

Notícia: portal «Ciência Hoje».
Saudações florentinas!!

10 comentários:

Anónimo disse...

acho muito bem começarem a cavar que a crise está para vir e é muito bom saber plentar um pé de couves batatas cenouras é que esta crise vai ser como no passado queria-se trabalho não havia andava-se sempre á espera de alguem para se dar um dia de trabalho a semear batatas ou acartar lenha e não era oito horas eram dez e mais tude por tres escudos e que muito contente vinha eu com aqueles tres escudos já de noite para casa com os meus pés descalços tinha eu os meus doze anos. e esta crise ainda não começou e já está a faltar trabalhos.

Anónimo disse...

ó senhor a crise já está plantada em s.miguel, as ilhas mais pequenas e do ocidente ela chega mais tarde. in s. miguel eles andan por lá a roubar para poder comer.iste lêse nas notícias
o senhoe lê o correo dos acores?

Anónimo disse...

Comentários destes mais valia estares calado.
A notícia é boa, revela que uma equipa da Escola das Flores vai estar num concuso nacional com outras duas equipas (de entre 700)e vem para aqui este paspalho falar em crise.
É claro que estamos em crise....mas sempre me lembro de Portugal estar em crise...tem sido uma constante...mas por causa disso não vamos deixar de apreciar as coisas boas que ainda acontecem e que não têm nada a ver com a crise....felizmente.
Comentários destes (o do anónimo das 19:22 de 15 de Maio) revelam bem a mentalidade retrógrada e mesquinha que nos caracteriza como florentinos, mas o que se há-de fazer....é o que temos

:) disse...

Caros(as) Senhores(as)

É certo que Portugal está em crise. Isso não está em discussão. O que está em discussão é que, seja a Escola ou outras entidades, deveriam ter iniciativas como estas visto que, estes jovens que podem ver na fotografia são jovens que nos estudos ninguém dá nada por eles, mas quando se fala em trabalhar na terra estão prontos a agir! É de louvar a atitude dos professores (sim porque não é a Escola - conselho executivo - que toma estas iniciativas, esses só sabem cada vez mais privar os alunos de certas e determinadas coisas dentro da escola, mas essa situação já está a ser tratada pela JCP).

Um bem haja aos professores e a estes alunos!

Alberto disse...

boas iniciativas...

Anónimo disse...

Obrigo-me a dizer algo referente aos comentadores: 19.22 e 5:54 e finalmente ao das 10:36

Dirijo-me ao ultimo o das 10:36 e mais nada é preciso.

A pobre, mas sincera maneira desse que diz "plantar um pé de couve"
ele talvez saiba plantar um pé de couve melhor do que o das 10:36
se assim é, ele não morre de fome,
mas o que o critica morrerá com a barriga vazia.
Deixa lá essas pessoas e agradece a Deus de teres um pé de couve para comeres,plantado e trabalhado por ele ou outros.
assina o rustico

Anónimo disse...

ó das 10:36 esqueceu esta.
Tu vives das letras? lembra-se que no mundo tudo é preciso.

Se não houvessem agricultores morrias á fome e se calhar já comeste couves e batatas que eu semiei. Sabes fazer alguma coisa alem de pegares na caneta para falares mal de quem escreve?
O rustico

Anónimo disse...

senhor rustico eu sempre me lembro de ouvir falar que os estudos nunca deram discriçâo a ninguem e que dizer a este senhor das 14,58 que eu talvez esteja a viver melhor do que ele com a minha 4 classe dos anos 50. e como diz o amigo rustico se calhar já comeste alguns pés de couves por mim plantados. este senhor tem que se capacitar se não ouve-se agricultores ele nem sequer existia neste planeta terra.

Anónimo disse...

Muito sinceramente! nao podem simplesmente ficar felizes por haverem jovens interessados com o planeta terra?

Com tantos "pinguins" a fzr asneira e a estragar tdo eu axo muito positivo haverem jovens preocupados com o ambiente!

Julgavam q os hippies eram uns drogados e o por ai adiante, mas vejam so eles tinham razao e por nao serem ouvidos agr nos q nos aguentemos cm as consecuencias...

so sei que quando eu era pequena (e nao foi assim a tanto tempo) em Maio já ia para a praia com o pessoal... agr em Maio chove a potes e continua um tempo da treta... -.- Porque é que será?


É preciso Agir!
Reduzir, Reutilizar e Reciclar tres coisas que muitos florentinos e muitos otr ainda nao sabem fazer... e alguns nem ouviram falar... --' tem q arranajr mais ecopontos e acabr com aqelas lixeiras a ceu aberto que ha ai nas flores! apertem com eles que quem nao esta ai nao o pode fazer!!!

*BP

Anónimo disse...

Parabéns aos alunos, à professora à escola e à ilha das Flores!!!:)