domingo, 9 de maio de 2010

II Congresso de Turismo Cultural

As ilhas do Corvo e das Flores vão ser palco, nos próximos dias 10 e 11 de Maio, do II Congresso de Turismo Cultural, organizado pela ADELIAÇOR– Associação para o Desenvolvimento Local de ilhas dos Açores.

Este congresso destina-se a entidades públicas e privadas, directa e indirectamente ligadas ao turismo, instituições de desenvolvimento cultural e económico, empresários e profissionais do sector turístico, associações de desenvolvimento local e regional, comunidade académica e investigadores do sector do Turismo, e ao público em geral interessado nas temáticas propostas.

O evento é financiado pelo programa ProRural, e tem como grande objectivo, e à semelhança do ano anterior, proporcionar um espaço de reflexão, debate e troca de estratégias sobre este tipo específico de actividade turística. Turismo de qualidade, assente na herança cultural e patrimonial, de forma a trilhar um caminho que consolide uma estratégia que beneficie não só a actividade turística na região, mas também o desenvolvimento local, actividade no génesis da Adeliaçor.

Recorde-se que no ano passado, os temas chave do congresso foram: Turismo Cultural e Património e Itinerários Turísticos Temáticos – Animação e Promoção. Património Cultural e Edificado, Gastronomia, Promoção do Produto Turístico e Animação Turística, temas que este ano também vão ser abordados naquelas que são as ilhas mais pequenas dos Açores.

Durante o I Congresso de Turismo Cultural foram lançados vários guias: Guias dos Itinerários, o Guia Turístico da Zona de Intervenção da Adeliaçor e o Guia Geológico do Faial, “Na Rota dos Vulcões”. Através do Núcleo Cultural do Corvo, já em 2010, vai ser apresentada a Rota dos Vulcões naquela ilha e a Rota da Faina Baleeira nas Flores.

Sérgio Araújo é o orador convidado do II Congresso de Turismo Cultural e vai abordar “A Identidade e Imagem – a autenticidade do produto turístico”. Paralelamente decorrerão outras palestras, da responsabilidade da Adeliaçor, de Ágora Propostas Culturais e João Gomes Vieira, estudioso da área.


Notícia: «Tribuna das Ilhas».
Saudações florentinas!!

2 comentários:

Alberto disse...

Iniciativas de louvar.

Anónimo disse...

DCA Hardlink
Sabendo bem que, neste Blog de comentários, [onde 'tudo' meta a língua]é impróprio preitar alguém.

Com tudo isso, quero enviar uma homenagem virtual e sincera a um conterrâneo nosso, e amigo meu de infância.

João Anónio Gomes Vieira, filho
da nossa ilha das Flores, e conhecido em todas as ilhas dos Açores, assim como na costa Leste dos EUA pela enorme dedicação à cultura da vida marítima baleeira do povo dos Açores.

Todavia o João, dedicou-se aos estudos etnográficos do povo açoriano, principalmente na parte que referente a caça da baleia, assim como todos os aparatos e afazeres em geral que a arriscada via envolvia.

Além da parte do mar, ainda há os Museus Etnográficos, onde suas demonstrações baleeiras abundam, e seu nome prolifera por toda a parte.
As obras de scrimshaw, arte de trabalhos de marfim -algumas suas- e outras de artistas de fama em scrimshaw, encontra-se esculpido nelas (nesses dentes de cetáceos) imagens com manobras de baleeiros que nos impressiona.

Nos seus livros e palestras,é-lhe bem relevante o generoso conhecimento da vida do mar.
Se dizem: "filho de marinheiro sabe nadar" este análogo reflete no filho do saudoso ti-João Padre Mestre assim conhecido.

Na Fauna Marítima e vivência do seu povo, originado de diferentes etnias, vivendo em terrenos separados pelas águas, em ilhas semi-tropicais, muito embora os -agora nativos- de cada ilha, tenham cada,seu costume diferente, assim como o sotaque, falam uma só língua: a portuguesa!
Ninguém, nas nossas ilhas açorianas descreve a vida do mar, suas gentes, seus costumes, do que o seu livro intitulado:
O HOMEM E O MAR da autoria do nosso académico, intelectual, filósafo e extremoso amigo:
João A.Gomes Vieira.
Bem Hajas velho amigo d'infância

Denis Correia Almeida
Hamilton, Ont. Canadá
Hardlink@aol.com