sexta-feira, 18 de maio de 2012

Obras para extensão da fibra óptica ao Corvo e às Flores... começam em Julho

As obras para a extensão do cabo submarino de fibra óptica para as ilhas das Flores e do Corvo arrancam em Julho, um projecto que deverá estar concluído em Agosto de 2013, anunciou ontem o vice-presidente do Governo Regional.

“Chegamos a acordo com a empresa ViaTel no sentido de aprovar no âmbito dos fundos comunitários da Região, que são recursos próprios dos Açores, uma comparticipação de 85 por cento na construção do cabo de fibra óptica às Flores e Corvo, o que permitirá à empresa a execução deste investimento”, afirmou Sérgio Ávila.

O vice-presidente do Governo Regional falava após uma audiência com o administrador da ViaTel, num encontro onde esteve também o presidente do Governo Regional dos Açores, Carlos César, e o secretário regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos, José Contente.

Após a audiência, Sérgio Ávila revelou que "o Governo Regional assegurou também, a comparticipação em 24 por cento" dos investimentos que a empresa vai fazer no âmbito da instalação das redes de nova geração (RNG) em 12 concelhos dos Açores.

Sérgio Ávila sublinhou que “o Governo Regional dos Açores afecta recursos próprios, substituindo-se ao Governo da República, com um financiamento que permitirá uma comparticipação de 85% da Região na obra de extensão do cabo de fibra óptica às Flores e ao Corvo e também uma comparticipação de 24% nas redes de banda larga nos concelhos das ilhas de coesão e concelhos de Nordeste e Povoação”.

“O Governo da República tinha efectivamente um problema e nós com a empresa resolvemos este problema”, disse Sérgio Ávila, que voltou a recordar que “o Governo da República assinou, em Maio de 2011, com a empresa ViaTel, um contrato, no âmbito das suas responsabilidades, que propunha um investimento de 20 milhões de euros e que assegurava uma comparticipação de investimento na ordem dos 12,9 milhões de euros”.

O vice-presidente do Governo regional vincou que o Executivo regional "substitui-se aos compromissos assumidos pelo Governo da República" e torna "possível iniciar em Julho [de 2012] a obra de ligação de fibra óptica às ilhas das Flores e do Corvo", em simultâneo com a instalação das redes de nova geração, e cuja conclusão está prevista para Agosto de 2013.

Sérgio Ávila acrescentou que este investimento "só será executado porque o Governo Regional dos Açores assumiu uma parte do financiamento que correspondia ao Estado, mas também porque a empresa ViaTel vai assumir em encargos um volume de investimento superior aquilo que tinha contratualizado com o Governo da República".

O administrador da ViaTel, José Nogueira, sublinhou a importância do projecto e “o esforço adicional que vai ser feito para que o investimento estratégico chegue às ilhas das Flores e do Corvo. Este projecto é fundamental para a infraestrutura tecnológica da Região e para o seu desenvolvimento. E estão criadas as condições para pôr de pé este investimento”.


Notícia: «Açoriano Oriental», jornal «A União» e rádio Atlântida.
Saudações florentinas!!

24 comentários:

Anónimo disse...

Ah grande Contente!

Se não fosses tu, a gente tinha internet a petróleo, como era no tempo do Mota Amaral (no tempo dele havia internet e Tv cabo nos Açores? Penso que não...era tudo a preto-e-branco...)

Anónimo disse...

O PS após ver o resultado das sondagens que encomendou pagas com os dinheiros dos nossos impostos, anda muito activo a fazer o trabalho que deveriam er feito em 16 anos, mas como não sou cego jamais votarei no PS, casa com esta máfia que se esqueceu dos florentinos durante 16 anos! Eu voto na Berta pois uma mudança é necessária nestes açores, queremos igualdade no tratamento, estou farto de ser esquecido neste buraco de nome Flores.

Anónimo disse...

Aqueles que não dormiam a sonhar com a fibra ótica já podem dormir que nem anjinhos. Já agora,votar no partido da rosa nas próximas eleições.

Anónimo disse...

O governo de Portugal eximiu-se às suas responsabilidades.
Vamos ser nós a pagar, aquilo que os outros Portugueses tiveram por direito.
De facto neste país, todos somos iguais.
Na lei.
Porque há alguns que são mais iguais do que outros.

Anónimo disse...

Será que vai ser desta? Parece que sim... a data de Agosto de 2013 é a data para a conclusão da obra... será que vamos ter alta velocidade antes desta data?

Anónimo disse...

A Berta vai olhar para as Flores, vai....

A Berta quer é Ponta Delgada e S. Miguel. O resto é paisagem.

Anónimo disse...

a somague já vai começar abrir vala no porto das lajes com a restectiva tubagem e será pela zona da antiga fabrica do peixe o grande idificio para escritorios da alta volucidade.

Anónimo disse...

Eu sempre votei no partido da rosa mas em virtude de ele ter feito no porto das Lajes um portinho de recreio que não dá para nada num Porto que passa centenas de iates. Nunca mais quero votar neste Partido.

Anónimo disse...

Estou a ver que este cabo leva muito tempo do Faial às Flores é por essas que eu não acredito que é desta que chega o cabo às Flores e Corvo.
Nota. Este cabo anda a passo de caracol.

Anónimo disse...

o C. Silva vai apoiar que partido?

Anónimo disse...

Não atirem os foguetes antes da procissão sair da Igreja.

Anónimo disse...

Não querendo fugir ao tema da noticia... e para aqueles que criticam a governação sociaista nos Açores, na minha opinião estes têm sido muito bons para a ilha das Flores, podemos ver nestes 16 anos de mandatos o que evoluiu, são escolas novas, pavilhões, viajens de avião todos os dias da semana, serviços públicos remodelados e razovelmente equipados, entre outras (como o porto comercial e o de recreio), e principalmente a rede viária que se encontrava uma desgraça total e agora é uma das melhores dos Açores.
Não fizeram mais que a sua obrigação podem dizer alguns, mas também podiam não ter feito nada ou pouco.
Se algum concelho não evoluiu adequadamente foi por culpa das Camaras... vê-se as Lajes das Flores com uma evolução clara e com uma camâra municipal de cor diferente e Santa Cruz parada.
Se alguém tem lutado contra a sequencia de medidas de austeridade dos diversos governos, quer rosa quer laranja tem sido César... será que a Berta vai ter o que é preciso para fazer o mesmo...dúvido. De promessas e boas intenções está o inferno cheio, olhem para o Passos Coelho, todo cheio de boas intenções e agora até diz que o desemprego é uma oportunidade... votem na Berta e sofrem as consequencias...
Apesar de tudo, um bem haja ao cabo de fibra óptica que finalmente vai chegar, de uma forma ou de outra, com estes ou aqueles dinheiros... como disse o Sr.º Dep. Paulo Rosa "Aleluia!"

Anónimo disse...

Anjinho!!!!

Anónimo disse...

O anónimo de18 de Maio de 2012 05:03 deve estar esquecido que foi a Berta que nos deixou sem cabo qunado as outras 7 ilhas foram abrangidas.....com a desculpa que eramos poucos e não justificava o investimento......será que somo mais agora para ela ir mudar de ideias e de políticas? já viste bem quem é que a acompanha....os antigos velhos do restelo que agoara apregoam a coesão regional mas que quando estvam no poder nunca se lembraram dessa coesão

Anónimo disse...

Realmente nunca a Ilha das Flores teve na sua história (e que já longa) um período de desenvolvimento tão grande como aquele que aconteceu com os Governos Regionais chefiados por Carlos César.

É só comparar o que havia antes com o que há hoje.

Contra factos não há argumentos.

Anónimo disse...

o desenvolvimento do p.s. foi em santa cruz um hotel melhões de euros na fabrica da baleia e muitas mais obras. nas Lajes nada precicsava-se de um centro de saude precisava-se de uma marina precisava-se de uma pousada da juventude e nada disso foi feito.

Anónimo disse...

Anónimo de 23 de Maio das 15h56 é normal que assim aconteça afinal este senhor está no poder hà 16 anos. Este senhor bem como o seu executivo nunca teve foi tempo para alterar o despacho da ex-secretária Berta no que concerne às novas tecnologias.
Que eu tenha conhecimento as outras ilhas estão muito mais avançadas que a Flores por isso vou votar na Berta Cabral pois precisamos de uma mudança, não temo o desconhecido muito pelo contrario tenho medo deste executivo socialista pois parece que vivemos numa ditadura onde todos têm medo de represalias!

Anónimo disse...

Anónimo das 14:05:

Se você visitar as freguesias rurais do concelho de Ponta Delgada, «gerido» em part-time pela Srª Berta Cabral, verá a olho nú que essas freguesias estão muito mais atrasadinhas do que as bonitas e bem asseadas freguesias das Flores, dos dois concelhos.

Essa é que é essa!

Aliás a qulidade de vida das Flores hoje é incomparavelmente melhor do que o de S. Miguel!

Anónimo disse...

tens razão anónimo das 13,52 este governo em 16 anos não fez nada nas lajes daquilo em que te referes. estamos a precisar mudança de governo.

Sílvio Cabral disse...

As pessoas nunca estão contentes com nada. Se fazem é porque fazem, se não fazem é porque não fazem. E já agora, se sabem criticar assim tão bem também podem assinar os comentários. Saudações Florentinas.

Anónimo disse...

Em resposta ao Senhor Silva Cabral quem é que me diz que é este o nome do verdadeirodo do auctor que escreve este comentario. E mais acrescento será que é alguma mentira que o anónimo das 13:52está a dizer! Na minha maneira de ver ele tem toda a razão e eu lhe dou a minha: Em 16 anos e que é o único Concelho dos Açores que não tem um Centro de Saúde as Lajes das Flores , não tem uma Pousada da Joventude, fizeram um Porto de Recreio onde Precisava de uma Marina pelo menos para encostar 100 Iates,e tem um barco que faz todo o ano o Transporte de carga das Lajes das Flores para a Ilha do Corvo nunca vi que estes Homens tive-sem a segurança do seu barco todo o ano.E referente a este Barco que faz o transporte de carga para a ilha do Corvo vi fotografias que me fez arrepiar e o seu dono que muitas vezes não deve dormir a pensar no seu ganha pão.Acho muito bem o povo mudar de governo para que as Flores seja uma Ilha Igual às outras. Assina um Florentino ausente nos Açores.Rui Vieira.

Anónimo disse...

Vocês merecem é o ze da musica, o pereira, o carlos cesar e afins, vocês merecem aquilo que têm, NADA! Cambada de ignorantes mascarados de pessoas civilizadas! Espero que este cabo nunca mais chegue às Flores, vocês merecem mais 16 anos de atraso!

Anónimo disse...

Lá para Julho ou Agostode 2013 as Flores e corvo já podem ver Televisão através da linha do telefone.

Anónimo disse...

estas fotos já metem nojo.de Contentes e companhias,rua com esta gente.