domingo, 2 de dezembro de 2012

Atlas mundial de aves marinhas

O primeiro Atlas mundial das áreas importantes para as aves marinhas, que recentemente ficou disponível online, identifica 3 mil regiões prioritárias para a conservação de várias espécies, e dezoito dessas áreas são em Portugal.

A Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) disse que foi realizada uma actualização para Portugal relativamente à anterior lista (datada de 2008), tendo sido acrescentada uma área nos Açores, importante para as migrações da ameaçada freira-do-bugio. Do total de áreas listadas para Portugal, somente uma, nas Berlengas, está protegida legalmente, o que representa “um grave atraso do Governo português nesta matéria”, segundo a SPEA.

“As aves marinhas são o grupo de aves mais ameaçado de extinção em todo o mundo, e pouco se sabia das áreas mais importantes para a sua conservação em pleno oceano”, zonas relevantes porque muitas espécies viajam milhares de quilómetros em águas internacionais e vão para terra em época de reprodução, explica a Sociedade para o Estudo das Aves.

No decorrer da 11ª Conferência da ONU sobre Biodiversidade, realizada em Outubro na Índia, a BirdLife International lançou o primeiro inventário global de áreas importantes para aves marinhas. Este inventário é considerado “uma valiosa contribuição” para alcançar o objectivo de proteger 10% das áreas marinhas e costeiras até o ano 2020.

O Atlas online abrange 3 mil áreas marinhas prioritárias identificadas para 350 espécies de aves em 150 países, e resulta de seis anos de trabalho de vários especialistas. O documento fornece informações a públicos tão diversos como ambientalistas, decisores políticos, sectores de planeamento energético, parques eólicos, exploração de gás ou de petróleo, gestores das pescas e da poluição marinha e seguradoras.


Notícia: jornal «Público», portal «Ciência Hoje» e RTP.Notícias.
Saudações florentinas!!

Sem comentários: