sábado, 1 de dezembro de 2012

Amianto continua a preocupar muito

Vem da Europa o pedido para uma legislação mais apertada para a questão do amianto nos edifícios públicos. Recentemente, o Parlamento Europeu sugeriu mesmo que possam ser usadas ajudas do próximo Quadro Comunitário de Apoio nos programas para detectar e remover o amianto dos edifícios.

Esta é uma questão que se arrasta em Portugal. Há legislação aprovada na Assembleia da República há mais de um ano, mas o Governo ainda não apresentou uma lista dos edifícios públicos com amianto.


Notícia: RTP.Notícias.
Anteriormente havia sido referida no «Fórum ilha das Flores» esta temática: "Retirar o amianto dos nossos edifícios" [em Maio de 2009], "Edifícios públicos... com amianto!" [em Janeiro de 2011], "Amianto ameaça a saúde nos Açores" [em Fevereiro de 2011] e "Escolas com placas de amianto proibido" [em Fevereiro do ano presente].

Saudações florentinas!!

4 comentários:

Anónimo disse...

Não são só os edificios públicos que causam problemas. Os privados também.

Foi numa altura muito moda, não sei se ainda é, usar materiais com elevada percentagem de amianto nos telhados, a substituir o antigo forro de madeira.
Algum desse material tende a desgastar com o tempo e, sobretudo, com a ressalga do mar, debulhando com o vento particulas para o ar.
Ora são as fagulhas de amianto que alojadas nos pulmões, causam problemas graves de saude.

Anónimo disse...

estas casas onde os franceses moravam era desta telha será que a camara de santa cruz já a mudou.

Anónimo disse...

e as tubagens de água?

João Gravito disse...

A nossa empresa Vende: Cabines/Câmaras Fixas e Rebocáveis para Descontaminação de Amianto a Pressões Negativas em Pessoas que Trabalhem na Remoção de Amianto.

Foi publicado em Diário da República a 9 de Fevereiro de 2011, a Lei n.º 2/2011, que estabelece os procedimentos e objetivos com vista à remoção de produtos que contêm fibras de amianto ainda presentes em edifícios, instalações e equipamentos públicos.
Entre as novidades introduzidas pela publicação deste novo diploma, destacam-se as seguintes:

• O Governo dispõe de um ano a contar da entrada em vigor da presente lei, para proceder ao levantamento de todos os edifícios, instalações e equipamentos públicos que contêm amianto na sua construção;

• Findo este levantamento, resultará uma listagem de edifícios públicos que contêm amianto, a qual será tornada publica, designadamente através do portal do Governo na Internet;

• A remoção das fibras de amianto deve ser executada apenas por empresas devidamente equipadas, licenciadas e autorizadas a desenvolver estas atividades. http://camaras-descontaminacao-amianto.blogspot.pt/
Lei n.º2/2011, de 9 de Fevereiro - Remoção de amianto em edifícios, instalações e equipamentos públicos.

A nossa empresa Vende: Cabines/Câmaras Fixas e Rebocáveis para Descontaminação de Amianto a Pressões Negativas em Pessoas que Trabalhem na Remoção de Amianto.

Equipe-se com Equipamentos Certificados e Homologados para os devidos efeitos. Caso contrário não lhe será autorizada a realização de obras que tenham a ver com a remoção de amianto.

As nossas Cabines/Câmaras Fixas, para Descontaminação de Amianto, cumpre com o DL N.- 320/2001 de 12 de Dezembro, com o DL N.- 50/2005 de 25 de Fevereiro e com a TRGS 519 referente a trabalhos de demolição, reconstrução ou manutenção onde se encontre amianto ou produtos que contenham amianto.
Este equipamento dispõe de Sistema de gravação de dados por meio de um dispositivo USB (Data Logger).

Quando da entrega da cabine de descontaminação será dada formação para a utilização da mesma sem qualquer custo adicional.

Quando da entrega da cabine de descontaminação será dada formação para a interpretação e utilização da parte de instrumentação da mesma também sem qualquer custo adicional.

MUITO IMPORTANTE: As Cabines de Descontaminação a Pressões Negativas não servem apenas para descontaminar pessoas que estejam em contato com Amianto, as Cabines de Descontaminação a Pressões Negativas servem também para descontaminar pessoas que estejam em contato com resíduos prejudiciais á saúde e que sejam necessárias ser submetidas a um processo de Descontaminação a Pressões Negativas.
Use sempre vestuário e equipamento adequado quando manusear ou se encontrar numa área onde se encontrem resíduos prejudiciais á saúde. O processo de Descontaminação a Pressões Negativas só é eficaz caso se tenha precavido.