terça-feira, 6 de junho de 2017

Município de Santa Cruz com qualidade excelente na água para consumo humano

Sete dos 19 concelhos açorianos foram premiados pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos dos Açores por terem água para consumo humano com qualidade "excelente" no ano passado.

Santa Cruz das Flores, São Roque do Pico, Nordeste, Ponta Delgada, Ribeira Grande, Angra do Heroísmo e Praia da Vitória receberam o "selo de qualidade" relativo à água da rede pública nos respetivos concelhos no ano de 2016, que apresentaram uma média acima dos 99%. Este foi o segundo ano em que a ERSARA atribuiu este galardão, contribuindo para reforçar a confiança na qualidade da água por parte dos consumidores.

O administrador da empresa reguladora da qualidade da água nos Açores destacou o papel de todas as entidades gestoras das redes públicas de água na Região, que considera ter sido fundamental para aumentar a qualidade da água em todo o arquipélago. Hugo Pacheco acrescentou que, no futuro, com a elaboração de planos de segurança da água será possível prever eventuais contaminações microbiológicas na rede pública.

Os resultados das mais de 22 mil análises efetuadas à rede pública de água na Região revelam que a qualidade da água "é boa em todas as ilhas dos Açores", embora nem todos os concelhos tenham alcançado um patamar de excelência. O presidente da ERSARA afirmou que, pelo facto de sete concelhos terem sido premiados, não significa que os restantes não tenham uma "boa" qualidade de água.


Notícia: «Açoriano Oriental», RTP Açores e «Correio dos Açores».
Saudações florentinas!!

8 comentários:

Anónimo disse...

À custa do cloro ....

Anónimo disse...

Na altura em que as cabeças abobradas mandavam e as leis serviam para enfeitar, não punham cloro nem punham nada. Os visitantes eram avisados para não beberem agua da torneira senão passavam as férias na retrete.
Diz que na Republica Centro Africana e noutros antros de porcaria onde se louva o esterco, ainda é assim.

Anónimo disse...

o pereira a elogiar-se.

Anónimo disse...

Como temos eleições á porta tudo serve para fazer campanha mesmo com esta quimicalhada toda.A agua por vezes já nem sabor água tem.

Anónimo disse...

Dizem-me que o pão quente da Tia Antoninha, amassado com cheiros de tabaco e espirros à mistura, é que tem sabor.
Com a água deve ser o mesmo. Quanto mais esterco, mais paladar.

Anónimo disse...

Pois...pois tens razão anónimo das 13.35 quanto mais esterco melhor será a agua e eles dizem que metem produtos para melhorar deve ser só conversa.

Anónimo disse...

É isso mesmo. Há produtos para tudo. Para melhorar águas, para criar cabelo e para segurar escorregamentos de esterco.

Anónimo disse...

Bem existe tão especialista em tratamento de água na nossa mui nobre Terra! Para informação o hipoclorito de sódio é um desinfectante utilizado para remover da água os organismos patogénicos, e em caso de ETAS que o tratamento deve ser mais agressivo para eliminação de diversos microorganismos; fósforo e azoto (bastante abundante nas nossas nascentes, devido a termos uma pecuária intensiva) deverá ser adicionado o sulfato de alumínio! Ou então continua se como estava antes e os turistas quando vinham às Flores entupiam as retretes, quando bebiam da nossa água!