quinta-feira, 29 de junho de 2017

Ordenação sacerdotal do diácono Jacob

Todas as comunidades católicas da ilha das Flores estão envolvidas nos preparativos, garante o ouvidor.

No próximo sábado (dia 1 de Julho) a ilha das Flores vai receber a ordenação sacerdotal do diácono Jacob Vasconcelos, natural da freguesia de Ponta Delgada, que decorrerá na Igreja Matriz de Santa Cruz, pelas 11 horas. É a segunda ordenação de um filho da terra em menos de 10 anos, mas aquela que está a mobilizar mais gente.

Jacob Vasconcelos tem 23 anos e está no Seminário de Angra desde os 15, altura em que entrou na Casa para completar o ensino secundário. Desde criança que foi estimulado na sua vocação.

Segundo o ouvidor, toda a ilha das Flores está mobilizada: “É uma imensa alegria e entusiasmo este acontecimento muito marcante para a vida da Ouvidoria”, refere o padre Rúben Sousa, recordando também “o conhecimento e a estima que todos nutrem pelo Jacob”.

A preparação desta festa, para além dos cânticos e dos aspectos litúrgicos, começa com o tríduo preparatório que se iniciou na terça-feira (anteontem, dia 27). Amanhã (sexta-feira, dia 30) haverá uma vígilia de oração, organizada maioritariamente por jovens. O coro, um dos aspectos valorizados em celebrações desta natureza, será composto por 90 vozes oriundas de todas as paróquias da ilha das Flores. Os ensaios, que já começaram, estão a ser dirigidos pelo reitor do Seminário Episcopal de Angra.

“É um projecto muito vivo e interessante porque já está toda a gente em clima de festa”, refere o padre Hélder Miranda Alexandre. “De facto é um momento de ação de graças mas ao mesmo tempo um momento pastoral muito intenso em que procuramos também desenvolver uma pastoral vocacional”, acrescenta o reitor, para quem Jacob Vasconcelos é um jovem “preparado”.

A ilha das Flores tem sido um espaço privilegiado para o desenvolvimento de um modelo de pastoral in solidum. As onze comunidades (dez paróquias e um curato) estão entregues a quatro sacerdotes presentes na ilha, sendo que um deles, o padre José Trigueiro, devido à idade, é o único que tem a cargo apenas uma comunidade. As restantes dez são assistidas pelos padres Rúben Sousa, Eurico Caetano e Pedro Aguiar e ainda pelo diácono permanente, Luís Alves.

A ordenação de Jacob Vasconcelos será presidida pelo bispo de Angra. A Missa Nova será celebrada na igreja da freguesia de Ponta Delgada no próximo domingo (dia 2 de Julho).


Notícia: "sítio" Igreja Açores.
Saudações florentinas!!

2 comentários:

Anónimo disse...

so lhe ficava bem um pouco de humildade . Um pedaço menos de arrogancia . e tenho dito .

Anónimo disse...

Por ventura existe algum majestoso membro do clero que seja humilde e sincero? Não é o que se vê por cá.
A palavra de Deus é só uma e o Pescador não pregou coisas e fez outras!
Viveu como pobre, ao invés da igreja e seus ministros que necessitam de ostentar riqueza para se sentirem grandes perante a sociedade.