sexta-feira, 9 de junho de 2017

Dificuldade na chegada de gado às Flores

Gado bovino espera há dois meses na Terceira para ser embarcado para as Flores. São seis animais de raça Limousine, adquiridos por lavradores florentinos empenhados no melhoramento genético das suas explorações.

Ainda sem fim à vista, os seis animais provenientes da ilha Terceira e com destino à ilha das Flores não têm ainda viagem marcada; estão na Terceira, onde aguardam. Os agricultores florentinos protestam, dado que há 60 dias que esperam por uma solução por parte da empresa Transinsular.

"Tentaram arranjar a nível regional algum contentor disponível e o que percebi tanto na Transinsular como na Boxlines e outra companhia não existia qualquer contentor que transportasse os nossos animais", afirmou Fábio Armas, agricultor da ilha das Flores. Ele e mais dois agricultores compraram este gado: seis animais puros da raça Limousine para melhoramento zootécnico nas suas explorações.

"O próximo navio, que é no final deste mês, [perguntei] se eventualmente e através de interligação com São Miguel, a Transinsular descarregava os animais em São Miguel, ficavam ali 3 ou 4 dias para só depois apanhar novamente o barco e então aí fazer-se São Miguel-Pico e Pico-Flores... se conseguiam garantir-me que havia um contentor disponível para esse barco? Então o senhor disse-me que ainda era muito cedo para me garantir a disponibilidade desse contentor. Ou seja, andamos aqui sem saber se realmente estes animais vão chegar ou não cá. Se nos conseguem arranjar uma data concreta para isso", disse desalentado Fábio Armas.

Sem fim à vista esta importação de gado vivo para as Flores. Dificuldades no transporte marítimo, numa altura em que as autoridades políticas lembram as vantagens do comércio interno.

O deputado florentino João Paulo Corvelo entregou um requerimento na Assembleia Regional como forma de obter esclarecimentos do Governo Regional sobre esta matéria.


Notícia: RDP Antena 1 Açores.
Saudações florentinas!!

7 comentários:

Anónimo disse...

È o desprezo que este governo da a esta ilha, que continua a votar neste arrogante governo.

Anónimo disse...

Se houve algo que este ilha não fez foi votar "neste arrogante governo", ó anónimo das 13:45!
Votamos, e bem, numa pessoa que nada prometeu e que até ao momento não me desiludiu em nada.
Pelo menos ficamos a saber de problemas que nem fazíamos ideia que existiam, pois a corja socialista só abria a boca quando o padrinho deixava.

Anónimo disse...

mais gado do que o que para aí há?
deixem-se de tretas e toca mas é a trabalhar

Anónimo disse...

Ainda não consegui perceber porque é que o barco que serve o grupo ocidental, não escala a Terceira.
Mas isso não é uma questão de governo!... Isso é pura e simplesmente, actividade privada!... Têm é que confrontar a Transinsular e se ela não mudar as coisas, arranjar outra... concorrência é isso.

Anónimo disse...

As ditas rezes tem de ir da Terceira para a ponta de lá do Arquipélago, para S. Miguel, e só depois é que se encaminham para as Flores. Andam para traz e andam para a frente. O caminho triplica. Mais gasóleo, mais mão de obra, mais tempo, mais incómodo. O preço naturalmente salta.

Porquê? Porque o esquema montado centraliza tudo na ponta mais oriental do arquipélago.

Anónimo disse...

e vocês ainda votam neste PS eu já fiz uma cuz para ser enganado com os dois da mesma cor bastou uma vez.

Anónimo disse...

Havia nos Cedros umas gentes atrapalhadas, que dia sim dia não emborcavam uma garrafa de agua-ardente. Ele era um malandro chapeiro, que viva descaradamente à custa dela. Ela andava a servir na vila, trabalhava como moura para criar sete rapazes e levava pancadaria quando chegava a casa. Quanto mais me bates, mais eu gosto de ti, dizia a serva de Deus. É assim com os votos. Quanto mais me lixas, mais eu voto em ti!