segunda-feira, 5 de junho de 2017

Como surgiu o feriado do Dia da Região

A criação do Dia dos Açores, feriado regional que se comemora na Segunda-feira do Espírito Santo, foi aprovada pela Assembleia Legislativa Regional em Junho de 1980 mas sem consenso quanto à data.

Segundo o Diário das Sessões da Assembleia Regional, na reunião plenária realizada em 26 de Junho de 1980 o grupo parlamentar do PS (então minoritário) apresentou um projeto de decreto regional para criar o Dia da Autonomia dos Açores, tendo a mesa da Assembleia recebido uma proposta de substituição dos social-democratas.

A proposta socialista defendia o feriado regional a 2 de Março, justificando que naquele dia em 1895 foi promulgado o Decreto que instituiu a autonomia administrativa dos Açores, enquanto a proposta do PSD preconizava a Segunda-feira do Espírito Santo, culto que remonta ao povoamento dos Açores.

No debate, o deputado socialista Daniel de Sá sustentou que a instituir-se um feriado regional "essa iniciativa só pode basear-se no caráter da Região Autónoma que é reconhecido aos Açores e só deve ser, portanto, uma homenagem à Autonomia. Assim, a solução mais lógica será a de se conceder ao dia 2 de Março a qualidade de feriado regional", acrescentou o parlamentar.

Na resposta, o deputado Manuel Melo (do PSD) retorquiu que "essa data hoje pouco diz ao nosso povo, há que encontrar uma outra que congregue o povo dos Açores, de Santa Maria ao Corvo, e que desde os primeiros anos do povoamento destas ilhas tenha para todos um significado especial. Essa data é a Segunda-feira do Espírito Santo", concluiu.

Na única declaração de voto, que se seguiu à aprovação da proposta do PSD, o deputado José Manuel Bettencourt (PS) afirmou que "o Espírito Santo é nos Açores e tem nos Açores profundas raízes. Mas, que eu saiba, o Espírito Santo não fez absolutamente nada para a concretização e para a conquista da Autonomia".


Notícia: jornal «Açoriano Oriental».
Saudações florentinas!!

1 comentário:

Anónimo disse...

O dia que efectivamente tem significado para todos os Açorianos é o primeiro domingo do Pentecostes. Dia do Divino em Santa Catarina. Dia do Sr. Espírito Santo na Califórnia. Dia de Bodo nos Açores.

Na ânsia de malandrarem e de darem asas à ociosidade, arranjaram um feriado numa segunda feira. Ninguém faz caso dele a não ser os políticos e os funcionários públicos que aproveitam tudo para não trabalharem.