sexta-feira, 27 de abril de 2007

No próximo mês de Julho: Expedição Científica nas ilhas das Flores e Corvo

Treze equipas de investigadores científicos e alunos vão participar, em Julho, numa expedição às ilhas das Flores e Corvo, promovida pela Universidade dos Açores para aprofundar o conhecimento científico sobre estas duas ilhas açorianas.

Segundo anunciou o departamento de Biologia da Universidade dos Açores [dBUAç], a Expedição Científica vai envolver um total de 128 pessoas, entre investigadores e docentes nacionais e internacionais, alunos universitários e do ensino secundário e técnicos de apoio.

Além de Portugal vão estar presentes na XIII edição da Expedição Científica do dBUAç, investigadores científicos de Espanha, França, Alemanha, Canadá, China, Brasil, México, Marrocos, Moçambique, Moldávia, Suíça e Índia.

Os participantes no evento, que ficará sedeado no Polivalente da vila de Santa Cruz, serão instalados em 35 tendas de campismo disponibilizadas pelo Serviço Regional de Protecção Civil dos Açores.

Entre 16 e 26 de Julho, a Expedição Científica vai estudar a orla costeira e a flora das duas ilhas ocidentais açorianas, proceder ao levantamento da biodiversidade das algas e recolher amostras do solo, entre outros trabalhos.

A par das actividades de campo terá lugar um Ciclo de Conferências sobre paisagens vulcânicas do Grupo Ocidental dos Açores, plano de ordenamento da orla costeira e algas carolinas dos Açores.

A biodiversidade dos cursos de água e lagoas da ilha das Flores e a importância das aves marinhas nos planos de gestão costeira são outros dos temas abordados, numa actividade que decorre em períodos de pausa lectiva.

Os resultados dos trabalhos desenvolvidos ao longo da Expedição Científica serão, posteriormente, publicados pela Universidade dos Açores e estarão disponíveis no "sítio" do departamento de Biologia.

Notícia: Agência Lusa-Brasil e «Açoriano Oriental».
Sobre esta Expedição Científica do departamento de Biologia da Universidade dos Açores são disponibilizadas informações mais detalhadas numa notícia do «Diário dos Açores» [que também está disponível em ficheiro «pdf» da digitalização desta notícia da edição em papel do «DA»].

Saudações florentinas!!

Sem comentários: