terça-feira, 3 de abril de 2007

«O Calafão» (de São Miguel)...

... qualquer dia num estabelecimento perto de si.
Não se admirem se o novo som da "night" nos próximos tempos for “O Calafão”, de Mário Jorge Garcia. O tema começou a passar nas "Manhãs da Comercial", pela mão de Pedro Ribeiro, e transformou-se num autêntico tema de culto. (AH.. Fadista!)
Um pouco como o tema "Já se sabe" (um verdadeiro "Hit" de há uns "anitos", com sotaque à Vila Franca), chegou agora “O Calafão” já disponível no CD (imagine-se!) «Açores no Coração».
Para além deste tema, encontram-se outros onze temas (estou curioso para "ouver" os outros...) de Mário Jorge Garcia, incluindo o "single" de estreia “O Açoriano/ Açoreano”.
Aqui fica a letra para todos os Açoreanos (e não só... mas para outros portugueses fica mais difícil) poderem acompanhar a música!

Sou calafão, sou calafão de São Miguele
vim d'América aqui fazer o meu papel
Sou calafão de São Miguel e tou no ponto
é melhor aqui que em São Francisco ou Toronto
Trouxe uma mala e trinta embrulhos mais ou menos

“puderios” de "shorts" e "sueras" pós “petchenos”
Pús uma mesa com "candilhos" e pastilhas
são novidades que não se vêm nestas ilhas
Aqui não faz "snow"

Aqui não há dinheiro
Aqui os arrepios
é só do vinho de cheiro
Aqui não se anda muito

Aqui tudo é pertinho
Aqui haja saúde
e o resto... caguei-te Mariano!

(Esta é a parte melhor... será em Lá maior? que é som Dó é sim senhor!!!!)

- Eh Jedé (José) Eh Jedé!
- Ema, o que é?
- Tu tás ouvindo esta conversa?
- Qual conversa?
- É essa conversa do "Caguei-te Mariano"!
Ema isso é uma falta de respeito!
- Uma falta de respeito?
Ema, o respeito imigrou prá América!
- Ema isso é uma falta de respeito!
- Não é, eh homem!
O povo é que diz... quando a vida não dá certo é caguei-te mariano!
- Caguei-te mariano?
Nunca ouvi isto semelhante coisa!
-Taí asno....

E... é um passaro... é um avião!?!? é o "Vide Clipe" no «You Tube»... (com a ajuda da Carla aqui fica o registo e até está giro!)
e para quem não gostar... Caguei-te Mariano...
Todos têm direito de discordar deste artigo. E eu... Eu tenho direito a uma opinião!!!

3 comentários:

Anónimo disse...

Acho piada a estas musicas, elas mostram que os micaelenses sabem brincar consigo!

Mas estas músicas levantam um problema que a meu ver é relativamente grave:

confunde algumas pessoas do continente e faz com que todos tenhamos "a pronuncia dos Açores", quando o que ali se ouve é a de S. Miguel (e se formos rigorosos S. Miguel tem várias "pronuncias"... tal como as Flores).

Gosto muito da minha pronuncia e ostento-a com orgulho, faz parte da minha identidade cultural e não gosto de vê-la confundida com outras de outras ilhas. Perturba-me e preocupa-me que pessoas com alguma influência como o Pedro Ribeiro (e outros) metam as ilhas todas num saco e achem que somos iguais a S. Miguel!

Anónimo disse...

Endereço do youtube:

http://www.youtube.com/watch?v=qrb1sK9P9gQ

Espero ter ajudado...

Anónimo disse...

QUERO FAZER UM COMENTARIO TAL E QUAL COMO A MINHA FILHA DE 6 ANOS FEZ-ME QUANDO LHE CHAMEI PARA VIR VER O VIDEO :MÃE QUE GIRO,OLHA A VACA!QUE É QUE ESSE HOMEM TÁ A CANTAR?A MUSICA ATÉ É GIRA???????