terça-feira, 9 de outubro de 2007

Igreja da Fazenda de Santa Cruz teve obras e está totalmente recuperada

Já [em edições anteriores do jornal «As Flores»] nos referimos às obras de recuperação, que então decorriam, na Igreja de Nossa Senhora de Lourdes, na Fazenda de Santa Cruz e já na última edição [do jornal «As Flores»] noticiámos a reabertura ao culto, que ocorreu no passado dia 8 de Julho.

Podemos agora olhar uma Igreja que, a dois anos de completar o seu Centenário, se apresenta como nova. A recuperação abrangeu não só obras de fundo em telhados e rebocos, que se destinaram a impedir a entrada de águas, mas também de substituição de madeiras podres, seja no corpo principal do edifício, como nas sacristias e nas portadas, como ainda de pintura exterior e interior de paredes e portadas em todo o imóvel.

O sobrado, em pinho resinoso, foi todo recuperado, lixado e envernizado, como também o foram as bancadas e outros elementos, nomeadamente o coro.

O próprio altar foi recuperado e repintado, excepto nas zonas douradas.

Toda a instalação eléctrica está agora embutida nas paredes assim como também a rede que poderá vir a permitir, a qualquer tempo, a montagem de instalação sonora.

Estão pedidos, mas ainda não chegaram, focos eléctricos especiais, próprios para este tipo de edifícios, e agora também está iluminada a nascente – a tal que ali surgiu, como que por milagre, quando se estava a construir a Igreja – que se situa nos baixos da Igreja.

Também foram rigorosamente recuperados os sinos.

A Igreja passou também a dispor de cortinados, não só nas janelas baixas, como também nas altas.

Acabaram sendo feitas muitas obras a mais do que aquelas que haviam sido inicialmente previstas, as quais foram recomendadas pelas necessidades que entretanto foram surgindo.

Todo o dinheiro que tem sido recolhido, através de várias iniciativas, seja aqui [na ilha das Flores], através de um grupo de fiéis que muito se tem empenhado, nomeadamente na realização de eventos, seja no estrangeiro, donde aliás muitas pessoas, concreta e objectivamente para o efeito têm enviado muito, tem sido cuidadosamente aplicado e é reconhecida a dedicada colaboração da empresa de construção Lucino Lima Ld.ª.

O nosso Jornal sabe que os emigrantes, que não podem constatar com os seus olhos a obra feita, gostam de saber da sua aplicação. Podem assim ficar sossegados, porque as suas dádivas foram aplicadas rigorosamente no fim a que se destinavam.

Pelo que pudemos apurar, a meados deste mês [de Agosto], balanceando o que há por pagar, com o dinheiro ainda existente, a dívida deve ascender a cerca de 2.000 euros. E soubemos que já está em vista uma nova iniciativa, para angariar mais fundos, tendo em vista ir amortizando a dívida [remanescente].

Os fazendenses mostram-se orgulhosos de verem a sua Igreja cuidadosamente recuperada, mas todos os florentinos e a própria Igreja Diocesana têm todos os motivos para também estar.

Esta notícia é parte integrante do jornal «As Flores», edição de 23 de Agosto de 2007.
Saudações florentinas!!

8 comentários:

Unknown disse...

Bem hajam a todos aqueles que esforsaram para que toda esta obra fosse realizada,e que sirva de insentivo para aqueles que têm objectivos identicos.

Anónimo disse...

Aí não há ninguém que saiba escrever português?
Devem ter andado em cursos de charolês....

Anónimo disse...

o que importa e a mensagem estas
chato com o portugues mamão levas
a noite toda niso

Anónimo disse...

Qual mensagem?Não percebi nada do que tu escreves...não há pontos, concordância, gramática...
O meu cão rafeiro transmite uma mensagem melhor do que tu....

Anónimo disse...

mas percebeste que eras 1 mamão
é o que importa

Anónimo disse...

Eu não mamo nada.Estou teso como um barrote.Ainda se me arranjasses um lugarinho na Câmara ou no Governo para mim....aí sim eu seria um grande mamão e até utilizava a internet lá do serviço...

Anónimo disse...

sabes ate temho falta de 1 pessoa
para trabalhare dame o teu contacto
mas não penses que as flores é so
camaras á vida para la disso

Anónimo disse...

Ok.A gente encontra-se no BuenaVista logo à noite.
Vais reconhecer-me com uma "fresquinha" na mão e se tiver sol durante a tarde vou andar de óculos de sol.
Boa noite e até amanhã.