quinta-feira, 25 de outubro de 2007

«Preto no Branco» #8

Escombros e bairrismo

Nos últimos tempos temos notado a acentuação de uma certa “onda” de bairrismo estuporado. Urge contrariá-lo!

Basta ver o teor de alguns comentários inseridos neste Fórum para se perceber que germina na nossa ilha uma cultura de “guerrilha”, a propósito de tudo e de nada, indiciadora de tolices - que fazem escola - e tanto alimentam como se alimentam duma “pobreza de espírito” abundante, sem que seja contrariada.

Importa, por isso, fazer uma destrinça básica; entre o saudável brio, orgulho, esmero e vontade de bem-fazer, como pilares fundadores da dinâmica, elevação e dignidade - das colectividades, instituições e comunidades - e a estupidez doentia, que perde a noção da hierarquia dos valores, tornando-se terreno fértil para enlamear, destruir, vilipendiar, envenenar e desvirtuar qualquer Bem Colectivo.

Esta última, que está a impor-se, é uma confusão bárbara, sem princípio e sem regra, e acaba por resultar na “bandalheira geral” - que tudo devasta - e resulta numa fraqueza geral da ilha, enquanto comunidade, que mete dó.

Esta discussão daria “pano para mangas” e levar-nos-ia longe, em muitas questões específicas e noutras, essas estruturantes...

Por ora, fica apenas dado o mote para um debate, a que não podemos fugir.

Sem que se deixe uma “provocação”: quem é que, actualmente, na ilha, pode erguer a sua voz e desempenhar o seu magistério, merecendo aceitação global por parte dos seus conterrâneos, sem que “metade” esteja contra, numa afirmação da ilha das Flores no contexto Regional, que cada vez mais definha e afrouxa e só ainda não desapareceu devido à nossa localização geográfica?

Ricardo Alves Gomes

66 comentários:

Anónimo disse...

Se não estivéssemos na "placa americana" isto já tinha desaparecido tudo.
Eu sou das Lajes.Como posso aturar aqueles enfatuados de Sta Cruz?Parecem que têm o rei na barriga.

Unknown disse...

Não sei quem és nem nem quero saber,porque não costumo perder o meu tempo com anonimos mas acho que este assaunto lançado pelo Ricardo vale a pena.
A nossa ilha é demasiado pequena para nos dividir-mos e para estarmos uns contra os outros nem que seja lixar a cabeca ao parceiro.
Eu nem gostava muito das Lajes,mas com obrigações profissionais para lá tive que ir trabalhar e qual não foi o meu espanto quando dei por mim asentir-me tão bem nas Lajes como em casa e hoje defendo as Lajes como defendo o resto da ilha porque é um sitio digno com pessoas dignas que muito preso,por isso acho que não vale apena estrmos com bairrismos estupidos pois é de estupides que se trata quando falamos de bairrismo.

Anónimo disse...

O ricardo,metade n�o concorda com o que disseste,e outra n�o percebeu.Tens que falar lingua de tot� e/ou dizer mal de qualquer coisa, assim tens certeza de ter 50% de apoio.

Anónimo disse...

Desde que haja vinho do Pico eu gosto dos dois concelhos.Sou amigo de todos.

Anónimo disse...

Eu se fosse o JL pedia "passaporte" e contrôle de fronteiras (por causa do lixo)aos naturais de Santa Cruz...

Anónimo disse...

Essa dor passa-te anónimo das 15:31, mas se olhares bem a maior paercentagem de rafeirice (sim rafeirice) está localizada não no Concelho de Lajes mas sim nessa pseuda Vila. Se a inveja matasse vocês estariam todos enterrados. Passar bem rafeirinho......

Anónimo disse...

Oh Levínio de novo "Oh Salvadô", tu és um escriba terrível homem, olha vai uma ajudita para enriquecer um pouco o teu léxico, a saber:
Quando dizes "preso" referes-te a cadeia é? É que se não for deves escrever "prezo" no sentido a que te referias. O outro caso é "estupides", será isso um Francesismo? Se não for então deves escrever "estupidez".
Pronto com mais essa aulinha de português tornei-te mais culto, ah e nem precisas agradecer-me. Por favor, quando desejares comentar faz o seguinte, passa para o papel as tuas ideias, e seguida pede uma ajudita à tua esposa e só despois do texto revisto vens cá e arrotas tudo cá para fora.
Vini, vidi vici

Anónimo disse...

mas no pico há tres concelhos

Anónimo disse...

Na Vila das Lajes há muita "silva".
Seria necessário uma boa "roçadeira"....

Anónimo disse...

mas quando queres comer amoras não dás o teu cunhão a ninguem

Anónimo disse...

Ó otário: não é "cunhão" é "quinhão".
Continua aqui o mau português...
Ísto é um caso de polícia...

Anónimo disse...

Eu cá para mim as Flores devia ter um só concelho: as Lages e mai nada!
Santa Cruz ficava só com o título de Vila para eles não desmaiarem...

Unknown disse...

Quanto ao anonimo das 15:43; Nem te respondo!

Anónimo disse...

É imperioso alfabetizar a ilha das Flores.Há muita gente que não sabe escrever.

Anónimo disse...

Nem todos somos iguais, felizmente. Existem muitos Florentinos que n�o sabem ler nem escrever mas garanto que estas pessoas simples e modestas possuem valores e dignidade que muitos Licenciados jamais alcan�aram!

Anónimo disse...

O problema é esse mesmo: os mais antigos com a 4ª classe do Salazar e do Marcello Caetano sabem ler, escrever e contar.
Actualmente os estudantes com 12ª e até licenciados não sabem escrever; e falar só depois de duas "fresquinhas"....

Anónimo disse...

O Governo investe rios de dinheiro nas escolas e o pessoal só quer playstation e telemóveis. Tá bonito, tá....

Anónimo disse...

sim é verdade ficava as lajes como concelho unico das flores por ter sido o primeiro da ilha e acabava-se com essas mesquices e assim ficava o jl a mandar em s, cruz

Anónimo disse...

vão sonhando jl a mandar em SC.e axam que a gente ia deixar???quando chegar a esse ponto vai haver guerra como antigamente para defender o nosso territorio.dah vai haver chuva de setas...preparem-se
bjs

Anónimo disse...

com o nosso parqeu de maquinas avariadas a entrar ai nao sei qual
a vosa safa lajense

Anónimo disse...

O JL tem que convocar as suas tropas e descer pela estrada do mato.Os de Santa Cruz só têm duas saídas: o porto das poças e o boqueirão.Não tentem resistir...

Anónimo disse...

Ele que venha com cuidado pois as milicias Cs vão resistir...

Anónimo disse...

Gosto mais de sta cruz pois lá há tinta com fartura.

Anónimo disse...

e dão a todos os pobres os que tem dinheiro comprem.

Anónimo disse...

"quem é que, actualmente, na ilha, pode erguer a sua voz e desempenhar o seu magistério, merecendo aceitação global por parte dos seus conterrâneos, sem que “metade” esteja contra, numa afirmação da ilha das Flores no contexto Regional (...)?"

Certo. Penso que ninguém o consegue fazer. mesmo os que desempenham o seu magistério da melhor maneira. O mínimo que podem aspirar é a não ser criticados. Mas não vale a pena preocupar, pois isso significa apenas a mesquinhez de quem critíca, não significa menos valor para aqueles que se esforçam por uma causa construtiva. Agora sim, há muito boa gente que se empenha por causas, mas sim por causas destrutivas, que são simplesmente "contra só por ser contra". É vergonhoso mas é assim. Porém, uma coisa é certa: Alguns movimentos que se criam e movem "por" uma determinada causa conseguem singrar e levar a sua avante. Os movimentos que se movem "contra" determinado facto, nunca singram, não levam a sua avante por muito tempo. E isto deve-se certamente ao facto de na génese da ideia estar o pensamento "contra" que não consegue manter-se orientado no sentido original, e a dado momento desorienta-se e viram-se os elementos uns contra os outros a pensar "contra" a o movimento desfaz-se...

Anónimo disse...

deves ir para politico

Anónimo disse...

O XPTO deve estar a defender o seu tacho.
Tudo vale a pena quando a mama não é pequena.

Anónimo disse...

Para mamarem é tão são capazes de cantar loas ao chefe....

Anónimo disse...

Já não há politicos como antigamente....agora andam todos desmamados....

Anónimo disse...

já deram-te de mamar

Anónimo disse...

Podem vir a minha casa:não tenho telha nova, nem tinta e não levantei muros à custa dos contribuintes....
Vergo a mola todos os dias e não ando com a barriga encostada ao balcão a empinar como alguns senhores que o único trabalho que têm é tirarem do bolso a caderneta da CGD para ver se o "pilim" já caiu na conta.
Malandros!

Anónimo disse...

Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades: Gostava de ter podido gravar todas as vezes que o autor do post se referiu no salão da Casa do Povo da Fazenda "aos de Santa Cruz" com desdenho e aquele sorrisozinho cínico que lhe é peculiar, o que este Srº procura é alguma visibilidade politica, subiu rápido e desceu vertiginosamente, e com esta me fico porque falar dessa gentinha (politicos) causa-me vómitos.

Anónimo disse...

Ele não desceu.Ainda o vamos ver no próximo Governo dos Açores.
E o povo de Santa Cruz vai apoia-lo ferverosamente, pois ele tem um projecto para a Ilha, ao contrário dalguns que estão mais interessados com as suas reformas douradas e carreiras do seu circulo envolvente.
Força Dr.Ricardo!

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Anonimo de 31 de Outubro de 2007 9:38:00, palavras sábias as suas. Todos nós bem sabemos o que o Ricardo quer, mas não será a tentar enganar as pessoas que o vai conseguir.

Anónimo disse...

sera qeu o anonimo das17:07 manda
em santa cruz eu penso qeu o das 10:14 está certo

Anónimo disse...

Tu queres é continuar a mamar.
Prepara-te para o trabalho....

Anónimo disse...

O que eu sei é que o dr Ricardo comenta os seus post's como snónimo

Anónimo disse...

Eu já sabia que não vias um boi.
Mas agora tenho a certeza que és um perfeito asno.
Dá-te conforto pensares que determinada pessoa é que comenta...
Quando nasceste Deus fez duas filas: uma para distribuir inteligência; outra para distribuir pão...Tu estavavas na segunda...

Anónimo disse...

Neste caso até os da segunda fila conseguem ver que o Ricardo comenta anónimamente os seus posts, vangloriando-se e tentando tirar proveitos.

Anónimo disse...

Eu já tinha reparado que na ilha não há nenhum oculista...
Estou a divertir-me mister silva....

Anónimo disse...

Senhor "Anónimo" das 09.38 horas do dia 31 de Outubro:
Tem pena de não ter gravado, é?! Também eu! Não sei exactamente ao que se refere. Mas como não tenho qualquer problema em responder por qualquer tipo de afirmação, aconselho-o, se me permite, a pedir a "cassete" aos mais meritórios e valorosos santacruzenses.
Esses, conhecem bem quem é quem. e sabem fazer as devidas destrinças.
Não precisarão de "cassete" alguma para lhe dizer o que pensam. Conhecem-me bem.
Além disso, estou certo que independentemente da sua Freguesia, num ponto estarão de acordo; a crónica que escrevi é um "fato feito à sua medida" e só reforça a premência da questão levantada.
Portanto, não alimente a intriga baixa. Talvez lhe passem os enjôos.

Anónimo disse...

Não é enjôo nem vontade de trepar mais alto não, é uma constatação da realidade, se não percebeu azar o seu, acho que fui claro no que escrevi, é só uma questão de reler e por os neurónios a funcionar que seguramente lá bem no seu interior recordar-se-á as inúmeras vezes que se referiu com um certo cinismo "aos de Santa Cruz", daí estar estupefacto perante este seu post que me parece bem longe de tudo o que verborreava. Mais, quem alimentou a intriga foi você ao focalizar-se num tema que sabe tão bem quanto eu não haver nem nunca ter havido consenso e quiçá nunca haverá esse entendimento, finalizando e para que fique ciente sou natural das Flores e não de Santa Cruz, portanto não sofro desse bairrismo doentio. Quanto à cassete não a tenho porque não gravei as referidas conversas mas os seus compatriotas aí da Freguesia fizeram-no com muita (bastante) assiduidade. Na esperança de o ter esclarecido saio de fininho. Abraços fraternos

Anónimo disse...

Vejo que insiste em alegadas referências a um "certo cinismo", para com "os de Santa Cruz".
Em matéria de cinismo, não sei quem é será mestre-escola.
Permita-me apenas que lhe diga:
Os santacruzenses sabem bem quem sou e o que defendo. Tão bem, quanto os fazendenses conhecem essa sua "palmadinha", seguida de saída uma "de fininho".
Uns e outros percebem a subtileza dos seus comentários e as respectivas razões - que não disfarça.
Talvez agora já seja tarde demais para que os de Santa Cruz aceitem a sua argúcia, ou, como diz o Povo, o seu "mamar doce". Os da Fazenda, desses, nem se fala!Conhecem-no de "trás para a frente".

Anónimo disse...

Boa, Ricardo...

Anónimo disse...

mal falado.

Anónimo disse...

Bem me esforço para perceber os textos deste pseudo poeta mas não chego a nenhuma conclusão. Ricardo, a sua escrita é de uma beleza tocante creia-me !!! Você recorre de léxico menos comum aos demais mortais justamente para impressionar mas no final o que você diz, melhor escreve, é uma amálgama de nada, olhando nesse seu último texto ficamos de boca aberta sem ter percebido porra nenhuma, aceite o meu humilde conselho, cure-se e apareço logo tal com o é, sem recorrer a artificialismos absurdos.Acho que é de leitura bem fácil o comentário do anónimo do dia 7 às 15:40, mas olha mais parolo é quem vem para aqui comentar os teus post's estúpidos.

Anónimo disse...

O anónimo anterior já está vendo a sua vida a andar pra trás.Esperneia à vontade.Não tens saída...

Anónimo disse...

É a sua opinião.
Não é por discordar que lhe vou retribuir os impropérios que me dedica.
Diz que bem se esforça...
Merecem respeito os que se esforçam.
Ainda que o esforço venha revelar nada, apenas o vácuo, próprio de quem talvez ache que se eleva "zurzindo" no autor destas linhas.
Não mereço tanto. De resto, é V.Exa. que diz - "...mais parolo é quem vem para aqui comentar os teus post´s...".
É capaz de ter razão...
Que tal, se chegar à conclusão que, no caso do seu comentário, V.Exa. acertou? Em cheio!

Anónimo disse...

Dá-lhes Dr.Ricardo!Estavam habituados à politica do posso, quero e mando.Pensam que com duas telhas e uma lata de tinta compram a consciência das pessoas....

Anónimo disse...

Sem a etérea leveza dum gemido, nos choros perdidos e afogados, mesmo sem fazer os meus textos mais pesados, verá como se já sente mais feliz se gritarmos Estátua já para este poeta castrado! Magoa-me ouvir a linguagem dos espíritos tagarelada pelas línguas dos ignorantes. Flagela-me a alma ver os vinhos das musas fluir nas penas dos fingidores, passar bem Drº e votos de boa propaganda politica.

Anónimo disse...

Este(a) anónimo(a) tem toda a pinta de "poeta".Deve ser daqueles(as) habituados a "lançar livros" tal e qual como se lança o martelo nos Jogos Olimpicos.
Eu já aqui sugeri que o "lançamento do livro" fosse considerado modalidade olimpica nos Jogos Olimpicos do Burkina Faso
em 2040....

Anónimo disse...

Já agora o(a) poeta pode ir vender batata frita....

Anónimo disse...

sou um poeta afamado . ter o amor de camões. andar embarcado. em cima de dois........!

Anónimo disse...

eu já tinha percebido que um não te satisfaz....

Anónimo disse...

mas eu ofereço o outro a ti para não ficares ciumento.

Anónimo disse...

tu gostas é da posição de quem está virado(a) para Meca....

Anónimo disse...

eu sei bem qual é a "poesia" que a personagem gosta....

Anónimo disse...

"...Para trás ficava uma frouxa intervenção do ex-primeiro-ministro que, depois de dizer não querer falar do passado, acabou por quase só falar dele. Com evidente nervosismo e sem conseguir tirar partido da comparação que ainda tentou fazer entre os números do crescimento económico registado á sua época e os números do crescimento actual. Sócrates foi "killer" no pano de fundo que definiu para a discussão: "o seu regresso faz rever um passado triste a que os portugueses não querem voltar". E Santana revelou-se mal preparado para uma tarefa que se sabia à partida ser de um grau de dificuldade similar ao da ressurreição..."

Anónimo disse...

O anónimo de 9 de Nov.às 10.55 fez um elogio patético ao PM mais mentiroso e aldabrão da história de Portugal.
Uma lástima estes chuchas que mamam que se fartam e estão a pôr o país à beira dum ataque de nervos...

Anónimo disse...

É verdade. O actual PM teve 9 anos no governo nestes últimos 12.O Santana, coitado, só teve 4 meses, e mesmo assim foi vítima dum reles golpe palaciano dum tal de Sampaio em congeminação com os banqueiros e toda uma trupe de comentadores a soldo, como o caso do impagável prof.Marcelo que só num país de 3º Mundo tal personagem aparece nas televisões.
É esta miséria de país que temos e que alguns merecem bem.

Anónimo disse...

O anónimo anterior deve ter andado na universidade independente dum tal inginheiro da treta ou então deve andar a frequentar o programa das Novas Tretas preconizado por tal sinistra personagem.
A bem da cultura...

Anónimo disse...

Rectificação: o comentário anterior refere-se ao comentário do anónimo de 9 de NOvembro 10:55.
Boa Noite.

Anónimo disse...

Decidamente estava para não comentar mais essa aí da Sócretina (fui o autor do extrato do dia 9 de Nov às 10:55)efectivamente cometi um erro ao não informar que o texto foi extraído do Jornal o Expresso, mas para bom entendedor o apóstrofo e os três pontos no incío e final do texto são reveladores disso mesmo. O comentário foi deixado de propósito para agitar uma certa mente mas não surtiu efeito (sabe que falo para si "né"?)não me revejo minímamente na política desse do canudo passado num Domingo.

Anónimo disse...

nem eu

Anónimo disse...

também nas flores passam diplomas aos domingos e dias santos?...