terça-feira, 16 de outubro de 2007

Transportes para a ilha das Flores são penalizadores para turistas e locais

Segundo o empresário Carlos Silva, a ilha das Flores tem sido, até este ano, muito penalizada em termos de transportes marítimos de passageiros e de viaturas.

A opinião é de Carlos Silva, proprietário da Aldeia da Cuada, unidade de turismo rural. A título de exemplo, refere o fracasso que foi o transporte marítimo [de passageiros] no ano passado [2006], em que o barco [de transporte de passageiros e viaturas] não escalou a ilha das Flores uma única vez e em que as alternativas propostas pelo Governo Regional não tiveram exequibilidade. Carlos Silva aguarda, por isso, com expectativa, mas também com alguma esperança, que, em termos de horário, a ilha das Flores passe a fazer parte do panorama regional. "Será uma oportunidade não só para aqueles que nos querem visitar, mas também para os residentes nas Flores poderem passar alguns dias noutras ilhas. Só existe um senão, que é o facto de a SATA Air Açores ter reduzido as tarifas aéreas para as «Ilhas da Coesão» (no nosso caso, [nos vôos] do Faial para as Flores) e a Atlanticoline (que é também uma empresa pública regional) não ter procedido da mesma maneira, o que faz com que uma passagem Faial/Flores seja mais cara em transporte marítimo do que em transporte aéreo, excluídas as respectivas taxas".

O empresário tem algumas dificuldades em falar num maior desenvolvimento turístico da ilha das Flores sem falar numa política de transportes aéreos em condições. "Quando um turista chega sem bagagem à [nossa] ilha, ou quando, ao sair das Flores, é obrigado a esperar horas a fio no aeroporto da Horta para ter ligação para a Terceira ou para São Miguel. Estas são provas de que algo não vai bem no transporte aéreo nos Açores e sobretudo de e para a ilha das Flores".

"A nível de alojamento - adianta -, a ilha está apta a dar resposta às solicitações de quem nos procura, embora reconheça que os empresários locais deveriam ser um pouco mais ambiciosos no que toca à modernização das suas instalações, embora isso não seja, só por si, motivo para a construção de um novo Hotel, sobretudo sendo a respectiva construção da responsabilidade de uma empresa regional (com dinheiros públicos), que estará a concorrer com a iniciativa privada. O conceito de concorrência desleal talvez se possa aplicar neste caso."

O empresário entende que o turismo rural, nos Açores, deverá passar por uma maior divulgação das suas potencialidades. Carlos Silva considera, por outro lado, que se assiste a uma cada vez maior procura deste tipo de alojamento, porque "quem nos procura sabe que oferecemos os valores únicos de bem receber e de autenticidade".

Aldeia da Cuada: projecto inovador
A ideia de recuperar a Aldeia da Cuada surgiu há 19 anos, com a aquisição da primeira moradia. Ao longo de cinco anos, e depois da aquisição das dezasseis moradias que fazem parte do projecto, o trabalho desenvolveu-se ao nível da limpeza de interiores e espaços circundantes.
Depois da Câmara Municipal das Lajes ter procedido à abertura de um acesso para viaturas até ao início da aldeia, começou-se a recuperação das casas, com a preocupação de respeitar a estrutura exterior das casas tal como haviam sido inicialmente concebidas. Para além de uma casa destinada a recepção e outra para residência dos proprietários, a Aldeia da Cuada tem mais catorze casas recuperadas, sendo que sete [casas] contam com um quarto de cama (com cama de casal), cozinha e casa de banho, seis [casas] com dois quartos de cama (com quarto com cama de casal e quarto com duas camas individuais), cozinha e casa de banho e uma [casa] com seis quartos de cama, quatro casas de banho e um salão com cozinha incorporada.
A Aldeia da Cuada não oferece as mesmas comodidades que são postas à disposição dos clientes nas unidades hoteleiras tradicionais. Todos os móveis [nas casas] são antigos, devidamente recuperados e todas as casas estão equipadas com salamandra, televisão, aparelhagem de HiFi, telefone com acesso directo à rede e as cozinhas estão minimamente equipadas.
No exterior todas [as casas] possuem zona de churrasco, bem como pátio com mesa e guarda-sol. Embora todas as casas respeitem as regras de segurança das habitações modernas, não se perdeu a traça rural das casas construídas em pedra.

"Entrevista" integrante da edição de 20 de Julho do semanário regional «Expresso das Nove».
Saudações florentinas!!

23 comentários:

Anónimo disse...

Este também não quer o novo hotel...
Aliás as Flores não tem hoteis.Tem barracões sem nenhumas condições.
Para turismo de escuteiros ou pé-descalços, não está mal...

Anónimo disse...

O Sr.Carlos Silva que nos informe se quando vai a Lisboa, Ponta Delgada ou Horta, se fica nalguma casa de pedra?Ou se come em tascas?
A construção dum hotel de QUATRO ESTRELAS É IMPRESCINDÍVEL PARA O DESENVOLVIMENTO QUALITATIVO DO TURISMO DA ILHA DAS FLORES.
Presentemente a oferta hoteleira é compatível com os visitantes que querem caçar coelhos , apanhar lapas, fazer safaris da natureza ou andar de mochilas às costas.Comer pão duro e levar com a má-criação dos empregados e patrão na cara, é muito habital, salvo raras excepções.
Alguns "empresários" tereiam mais vocação para enfardar palha.

Anónimo disse...

Bem, voçes ainda não viram que este senhor quer apresentar serviço de qualquer forma, á algum tempo atras apresentou aquela proposta que quase meia ilha já tinha falado nela,da ilha das Flores ser patrimonio da natureza, agora fala do custo dos transportes, materia a qual se vem reevindicando á anos, só falta agora vir falar da sala de desmanche de carne que uma antiga pretenção legitima dos agricultores. Mas o que eu penso é o seguinte jà foi do psd enquanto deu jeito depois passou-se para o ps para estes lhe aprovarem os subsidios para a machanba da cuada e agora anda proximo do psd outra vez para obter qualquer dividendo, e se lhe perguntarem o porquê de estar outra vez no psd certamente dirá que defacto se aproximou do ps, mas que se enganou e que realmente sente-se bem é no psd pois chegou à conclusão que a sua ideologia está mais proxima do psd do que do ps.

Anónimo disse...

quando toca a mamar eles viram a casaca depreça.

Anónimo disse...

Até parece que foi o único que virou casacas. Até me lembro de umas polémicas de rasgar cartões e trocar de partido. Quando toca a dar o traseiro já vi que alguns não tem problemas em baixar as calças.

Anónimo disse...

Quando é para mamar até o Bloco de Esquerda serve....

Anónimo disse...

Alguns "empresários" não querem o novo hotel pois querem continuar a mamar e a prestar um serviço muito semelhante aos existentes numa sanzala de alforriados...

Anónimo disse...

um serviço pessimo e empregados mau iducados que não sabem agradar o cliente.

Anónimo disse...

Nesta secção a lástima do escrever com erros continua....
É caso para chamar a polícia...

Anónimo disse...

É realmente um problema de "inducação"...

Anónimo disse...

Mas será que só por causa de uns "gerentes" mal educados se deve construir um novo hotel?

Anónimo disse...

Não.Deve-se construir um novo hotel para que a Ilha das Flores esteja ao nível da capacidade hoteleira das outras ilhas.Santa Maria tem mais do que um hotel de 4 estrêlas.
Ficando a Ilha das Flores entre os dois blocos mais desenvolvidos do Mundo (América do Norte e Europa), querem continuar a terem estruturas do 3º Mundo?
Já estive em África e até digo que têm melhores hoteis que nas Flores...
Para reflectir...

Anónimo disse...

epa voces todas a falar mal do serviço dos hoteis das flores ja passaram la aguma noite ou assim?

Anónimo disse...

A razão foi mesma essa:passar uma noite num hotel das Flores.
O "air condition" era tão barulhento que eu pensava estar numa pedreira da tecnovia....

Anónimo disse...

Realmente no parque de campismo da Fajã Grande é melhor...

Anónimo disse...

Este Hotel vai andar às moscas e aposto que a Aldeia da Quada estará sempre ocupada pois é um projecto viável e já nos deu provas disso! Mais dia, menos dia o novo Hotel vai ser entregue à empresa Castanheira para armazém. E mais não digo…

Anónimo disse...

Estás é com dor de cotovelo.Querem continuar a chupar o dinheiro dos turistas com aposentos da guerra de 14.
O próprio presidente quando vai às Flores já está farto de ficar em cama dura...

Anónimo disse...

Não percebeste nada do turismo nas Flores.E não vejo porquê o presisente,que nem sequer visitou as flores,havia de ter um hotel a sua espera.

Anónimo disse...

O Presidente quando vier às Flores vai ter que ficar na corveta abrigada na Ribeira dos Barqueiros, pois cá não 1 hotel com categoria...é só barracões bons para tinta...

Anónimo disse...

não fica no barco encostado á doca nas lajes.

Anónimo disse...

Também pode ficar no porto das lajes, pois lá é melhor baia das Flores....

Anónimo disse...

muito bem dito.

Anónimo disse...

não é no porto das lajes é na doca das lajes é mais corecto e fica um nome mais bonito.