quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Tecido empresarial das ilhas pequenas está a desmoronar-se de dia para dia

A Castanheira & Soares, Lda está no ramo da construção civil desde 1982. A empresa tem cerca de 250 trabalhadores nas ilhas das Flores, Corvo, Faial e São Jorge, mas conta também com grupos de subempreiteiros que, no conjunto, empregam mais cerca de 50 trabalhadores. Tendo já executado trabalhos no Algarve, neste momento tem mais centrada a sua actividade nos Grupos Ocidental e Central, podendo avançar brevemente para o Grupo Oriental [do arquipélago dos Açores].

A Escola Básica Padre Maurício de Freitas, a Aerogare, os edifícios dos Bombeiros de Santa Cruz e das Lajes, o Palácio da Justiça, o Lar de Idosos da Santa Casa da Misericórdia, as Casas do Povo das Lajes, Fajã Grande e Ponta Delgada, as estradas municipais das Lombas (em Ponta Delgada) e da Caldeira da Lomba às Lajes, a estrada regional entre as Lajes e a Ribeira da Cruz, o [piso] sintético do Campo Municipal [de jogos] de Santa Cruz e as 1ª e 2ª fases da protecção da orla costeira em Santa Cruz, figuram entre algumas das obras [recentemente] executadas nas Flores [pela Castanheira & Soares, Lda].

Neste momento, a firma tem em curso os trabalhos da estrada regional entre a Ribeira da Cruz e Santa Cruz, das instalações da SLCI para a ANA - Aeroportos, do armazém da Associação Agrícola e algumas moradias particulares, a que [ainda] se devem juntar [outras] obras no Faial e em São Jorge. Augusto Pereira Alves, gerente da empresa, diz em exclusivo ao EXPRESSO DAS NOVE que a construção civil esteve em alta, mas que baixou ligeiramente nestes últimos meses, perspectivando-se uma retoma com as obras que deverão surgir brevemente.

Pelo facto da sede da empresa se encontrar na ilha das Flores, os [seus] responsáveis foram obrigados a criar uma estrutura pesada, que funcionaria melhor se "além das obras das secretarias do Governo Regional, as duas Câmaras Municipais [de Santa Cruz e das Lajes] se empenhassem - como o fazem as [Câmaras Municipais] de outras ilhas - na valorização do tecido empresarial e se se preocupassem em ajudar a encontrar soluções (neste caso obras), a fim de se colmatarem algumas dificuldades que em determinados períodos aparecem".

Longe e a más horas
A ilha das Flores, por ficar afastada dos grandes centros de decisão, tem tido alguns problemas nos transportes aéreos, principalmente nos dias em que o horário do avião é adiado ou alterado devido às condições atmosféricas. "A programação [da SATA] para um voo mais tarde, mesmo com a melhoria do tempo, em muitos casos é cancelada, penalizando deste modo os passageiros e a ilha das Flores. Um voo aos domingos era importante, porque há pessoas debilitadas que têm consultas [médicas] noutras ilhas às segundas-feiras, e também para os empresários e pessoas que necessitam de resolver problemas da sua actividade profissional no início da semana, já que a saída ao sábado nos prejudica nas nossas tarefas normais, para além de nos penalizar economicamente." Augusto Pereira Alves considera, por outro lado, que os transportes marítimos de passageiros para as Flores não funcionam, havendo, no entanto, a informação de que no Verão [2007] irão operar com assiduidade: "Os transportes marítimos de mercadorias para a ilha são efectuados de 15 em 15 dias, salvo algumas agitações do mar que impeçam o navio de atracar. Em relação aos preços, tanto de fretes marítimos como de descargas locais, parecem ser demasiado elevados, o que sobrecarrega o custo de vida na ilha."

Privados [florentinos] arriscam pouco
Apesar de haver vários incentivos, Augusto Pereira Alves reconhece que os [empresários] privados [florentinos] têm alguma dificuldade em arriscar [fazer] investimentos, porque o mercado [da ilha das Flores] é muito diminuto: "E, como a política local está pouco vocacionada no acompanhamento e na resolução de soluções burocráticas, vemos com alguma apreensão o nosso já tão frágil tecido empresarial a desmoronar-se de dia para dia. Se não houver alguma tomada de posição a nível dos nossos governantes, no sentido de se arranjar soluções que criem alguma protecção às empresas com sede nas ilhas pequenas - como redução de impostos, apoio directo com técnicos na elaboração de projectos até à conclusão do investimento, baixa de custos nos transportes marítimos e aéreos, criação de stocks mínimos -, veremos num futuro muito próximo o encerramento de algumas empresas, a redução de outras, o consequente desemprego e a desertificação da ilha das Flores."

"Entrevista" integrante da edição de 5 de Abril do semanário regional «Expresso das Nove».
Saudações florentinas!!

73 comentários:

Anónimo disse...

Um bom investimento seria uma fábrica de tinta.

Anónimo disse...

estou aver ainda á muita tinta para correr

Anónimo disse...

Eu vou comprar mas é diluente, pois eu já estou completamente borrado com tinta.

Anónimo disse...

qual a cor futura,da "sede da pide"


????


volta sebastião josé há tua praça,estás perdoado.....

Anónimo disse...

o pessoal eu ouvi dizer que ai em baixo estão a dar tinta aos pobres posso saber com quem irei falar para conseguir uns litros é que tambem sou pobre.

Anónimo disse...

Augusto Pereira Alves ainda quer mamar mais do erário público? Srs dirigentes poíticos aí da Flores: tenham cuidado porque negócios com esta empresa dão direito a pelo menos inquérito do MP; PJ, fisco, Segurança Social etc etc etc

Anónimo disse...

Mas que, é que mama mais: este pereira ou o outro? Parece que o que é bom para um é bom para o outro.

Anónimo disse...

Isto não é a ver quem manda mais, é a ver quem mama mais.

Anónimo disse...

Não se pode dizer que a CM de Santa cruz não ajuda os jovens empresarios ! Isso é mentira...!
Veja-se o caso do "Contentor em cima das Piscinas Naturais" , ali está um exemplo de ajuda!
A CM não só mandou buscar o dito "caixote"...como disponibilizou os trabalhadores para o montar, tudo a custo Z€ro ! Para alem de nao pagarem renda...que mais pode a CM ajudar ??
So se obrigar os funcionarios a irem almoçar lá...mas aos preços que as coisas lá estão , não é com o ordenado minimo que dá pa safar !
Enfim...
Viva a CM e a todos os que mamam "Nela" !

Anónimo disse...

bem observado,mt bem,,,

Anónimo disse...

Este artigo tem algumas mentiras brancas: Então A castanheira é que construiu a escola básica? Só construiu a parte em que chove torrencialmente no interior. A primeira parte foi feita pela Camara de santa Cruz quando Manuel Serpa era presidente. Essa parte começou a funcionar em 1983/84

Anónimo disse...

Lendo estes comentários quase me leva a concluir que SC está a saque...
Estarei errado?

Anónimo disse...

Quase

Anónimo disse...

Então, quem me explica?

Anónimo disse...

e o tanque da agua que fica no porto das flores nas lajes que está tanto bom que nem aguenta agua, mas onde anda o cimento que deveria ter cido gasto neste tanque para segurar a agua.

Anónimo disse...

eu não o levei pra casa.Bate à porta doutro,talves esteja em santa cruz.

Anónimo disse...

Sim , so pode ter ido para Santa Cruz porque aqui nas Lajes nao ha ninguem capaz de ficar com um saco de cimento sem pagar ! Nao ha ninguem que goste de mamar ! Nao ha ninguem que faça ou tenha feito as suas obras sem mamar um saco de cimento...ou um camiao de areia...!
é tudo gente séria...
é tudo gente muito séria...

Haja paciência...nao sejamos cobardes e não "atirem os sacos" para sta cruz se sabem muito bem para que casas é que eles foram aqui nas Lajes !

Anónimo disse...

aonde lajes

Anónimo disse...

Uma coisa eu sei, as pessoas das lages são bastante sérias e eu nunca vi ninguém sair da câmara com um saco de cimento às costas.

Anónimo disse...

e eu nunca vi ninguem ir buscar saco de cimento ao pé do tanque da agua no porto.

Anónimo disse...

bota pra baixo que é fiado

Anónimo disse...

[empresários] privados [florentinos] têm alguma dificuldade em arriscar não admira com os preços que praticam, um é muito caro o outro ainda mais caro é, pq apartir da chave na mão e necessario quarda-chuva e reparaços.

Anónimo disse...

Isto é tudo gente que ainda não morreu:

Há nas lajes um velhote muito simpático e falador que nalgum tempo frequentava muito a cas ade uns visinhos que tinham miudos. O velhote comentava as actualidades, como é normal, e dizia sistemáticamente que a ca,mara Municipal era " A casa dos Ladrães ". Numa determinada altura em que havia muita gente em frente à Camara, talvez numa festa do emigrante, ia um dos miudos com a mãe por alí abaixo, e perguntou em alta voz à mão:

- Oh mãe, isto é que é a casa dos ladrães?

Escusado será dizer que toda a gente em volta ouviu a história.

PS: Isto passou-se na anterior repúlica local

Anónimo disse...

o home mas esta obra do tanque não foi dada de empreitada, se assim foi a camara não é que toma conta do cimento só se lemita a pagar o que foi estripulado no contrato.

Anónimo disse...

"estripulado" Sim sr...

Anónimo disse...

não estarão a esquecer que no tempo que o Sr. Cristiano era presidente da cmlajes a empresa castanheira e soares fazia todas as obras das lajes e até as que não fez como por exemplo um muro de pedra algures perto da pedrinha que recebeu milhares (na Altura Contos)e nem um metro de parede apareceu.
resumindo, levou milhares para santa cruz tirou aquilo que podia ter sido dos lajenses Também graças ao presidente cml na altura.hoje continua uma empresa não fiavel naquilo que faz e continua a pagar mal os seus fornecedores e por vezes até faltando ao respeito às pessoas que reclamam das suas obras.
«quem nunca foi sério nunca o será»

Anónimo disse...

muito bem falado....

Anónimo disse...

Eu vou ali tomar um uisquezinho e já vou malhar em vocês...

Anónimo disse...

Na verdade a culpa dos males das Flores é dos próprios florentinos.Não apoiam os da terra e abrem as pernas a todos os vigaristas que vem de fora.

Anónimo disse...

Tambem não sabem abrir os braços aos que vem de fora e que não são vigaristas.

Anónimo disse...

Esses que vem de fora e não são vigaristas , conta-se pelos dedos de uma mão...
Tudo o que não presta aí fora, vem para aqui tentar enganar 2 ou 3 !

Anónimo disse...

nós florentinos sempre tivemos um grande defeito abrir as pernas aqueles que vem de fora pensando que são melhores de que nós, e as vezes como dizia alguem aqui uns pés farapados que nem sabem qual é a sua mão direita.

Anónimo disse...

Subescrevo a 100% os últimos quatro comentários. Mas isso é tudo complexo de inferioridade. E os portugueses são assim. Em quase tudo, excepto talvez os vinhos.

Anónimo disse...

O Cristiano acabou oseu reinado na Camara das Lajes e foipara São Jorge gerir a empresa Nova Castanheira & Soares, LDA. Era sócio da empresa. Pudera ....

Anónimo disse...

O cassetes é que vos amanhou a todos.

Anónimo disse...

este ultimo comentário bem visto e revisto o cassetes até teve mais coragem que muitos florentinos isso é triste, apesar de haver comentários acerca dele...
vejam quantos negócios em santa cruz abriram de seguida,a tirar algumas ideias originais do cassetes...
e esta hem!

Anónimo disse...

agora só falam mal do home que foi um pai para os de s. cruz.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Ao Senhor "anónimo" das 11:44 horas, do dia 04 de Novembro:

1. É falso que o ex-Presidente da CMLajes tenha saído das Flores para ir trabalhar para S.Jorge;
2. É falso que tenha sido sócio da Castanheira&Soares, Lda., ou tenha sido administrador dessa empresa;
3. É verdade que chegou, posteriormente, por certos períodos de tempo, a deslocar-se a S.Jorge (onde viria a sofrer doença fatal)a prestar serviços à "Castanheira&Soares", sem qualquer vínculo, como "Encarregado";
4. É verdade que, no exercício das funções autárquicas que desempenhou, tentou estimular a iniciativa privada nas Flores, nomeadamente no sector das obras públicas e construção civil, não adoptando uma política de obras por administração directa;
5. É verdade que tanto defendeu a iniciativa privada florentina, como muitas vezes a criticou fortemente, pelos seus erros, omissões e falta de profissionalismo, havendo inúmeros testemunhos dessa exigência;
6. É verdade que há quem, no exercício de cargos públicos, aumente o seu património, certamente por acertada gestão das suas finanças pessoais;
7. É verdade que certos titulares, sem que lhes possa ser assacada qualquer falta de seriedade, quando afastados dos cargos, promovem "bons negócios" e tornam-se "empresários de sucesso";
8. É também verdade que o ex-Presidente da CMLajes, profissionalmente, nunca teve outra actividade que não fosse a de funcionário público;
9. É ainda verdade que morreu sem deixar fortuna. Dir-se-ia mesmo que morreu pobre, especialmente quando comparado com outros, entre eles, alguns dos seus mais mordazes críticos no presente, cínicos apoiantes no passado...;
10. A História tem um condão, embora não seja uma ciência exacta - acaba sempre por fazer as contas e resgatar os factos justos;
11. Entretanto, fica dada esta nota, por quem tem o dever e a legitimidade de honrar os seus, respeitando os outros, mais não seja que através de um esclarecimento como este, isento quanto possível e devidamente identificado.

Anónimo disse...

Dr. Ricardo, infelizmente muitos "judas" não têm respeito por quem já não se pode defender, e à pressa arranjam desculpas expeditas.
Para esses "judas" a resposta foi muito bem dada nos 11 items enunciados.
O Sr. Cristiano Gomes foi um grande florentino e as Flores muito deve à sua sagacidade politica e poder emprendedor.
Não bajulava os "poderosos" nem era um "yes men".Era independente e tinha o apoio do povo que o viu nascer.
Não era uma ave de arribação...

Anónimo disse...

Interessante, é que quando se começa a falar a sério, parece que "amaina o vento nos canaviais". Pelos vistos, garganta e fogo de vista é o que não falta para essas bandas.
Bem dito Dr. Ricardo. Finalmente a discussão saudável e construtiva ganha terreno para andar. Pena ter que ser lançada com base em assuntos de somenos importância pública.
Há quem não tenha mais que fazer, infelizmente.

Anónimo disse...

Caros Lajenses;
Parem um pouco para pensar e não tenham a memória curta.
Quem nas ultimas décadas lutou e tanto fez pelo Concelho das Lajes?
O que era o Concelho das Lajes antes do Sr. Cristiano Alves Gomes ser eleito Presidente da Camara.
As estradas da Vila mais pareciam caminhos pedestres,não havia nem um unico recinto desportivo,se não fosse a sua perpicácia o porto nunca teria sido feito nas Lajes,lembram-se da zona degradada que era o lugar onde agora está implantado o edificio da Câmara,quantas pessoas foram beneficiadas com a estrada da Pedrinha?Enfin,se fosse para enumerar todas as obras seria fastidioso.
Caros Lajenses,mesmo depois de tudo isto ninguém teve a distinta honra de dar a uma rua,caminho ou até canada o nome de CRISTIANO ALVES GOMES.

Anónimo disse...

o final do ultimo comentário foje à verdade.
o estádio das lajes já tinha o seu nome e o dr. ricardo entendeu que não queria pelas suas razões particulares que também defendo.

Anónimo disse...

ó home ponhão o campo com o meu nome eu tambem sou das lhajes.

Anónimo disse...

muito bem dito o problema do ricardo é não saber qem é os amigos
e os inimigos e porqeu? porqeu eu
estou do lado dele em muitas coisas
e derrepente ele diz coisas qeu ofende-me eu sei um politico qeu se perdeu assim pelas eleições autarticas

Anónimo disse...

Antes de mais boa noite a todos. De vez em quando procuro na net notícias sobre as Flores, e qual não foi o meu espanto quando passados 4 anos ainda vejo que não se esqueceram de mim. A todos os que admiram o que eu fiz, só posso agradecer as palavras aos outros só posso pedir desulpa, mas uma coisa é certa, tudo o que fiz foi sempre com a convicção que estava a lutar para uma melhor condição de vida para todos nós.
Nunca esquecerei as Flores, pois tenho um filho que nasceu aí e outro que morreu nas Flores (Boavista).Peço desculpa mas o que fiz pelo Boavista poucos fariam pelos seus filhos e custa-me como acabou. Agradecer a todos também a oportunidade que me deram durante 7 anos de aprender tanto.
Para terminar gostaria de relembrar que está nas vossas mãos afastar os parasitas que actualmente decidem o vosso futuro e só se preocupam com o seu bem estar.
Aos meus amigos gostaria de dizer que tanto eu como os meus dois filhos e a minha mulher estamos bem. Miguel Lopes

Anónimo disse...

ola miguel tou a ver que nao te esqueceste de nos da terra que durante uns anos tambem foi tua,nunca mais tinha sabido nada de voces dos teus pequenos que devem tar mt grandes e lindos ,da mariana e do miguel ,fiquei contente de saber que estao bem,um beijinho para eles.
gabriela

Anónimo disse...

Muito obrigado, a Mariana e o Miguel estão optimos. Espero que esteje tudo bem convosco também.

Anónimo disse...

sabes quem sou ainda te lembras
isto é que é um meio de comunicacao
gabriela

Anónimo disse...

O cassetes ainda anima a malta...

Anónimo disse...

Sei de fonte hyper limpa e clara (pessoa que trabalhou para a firma) que na altura que o Srº Cristiano era o Edil das Lajes que a Firma Castanheira & Soares apresentava por 2 ou mais vezes a mesma factura a pagamento, será isto de um autarca honesto pergunto eu? e mais é só sondarem quem lá trabalhou e vereis os seus depoimentos.. fim de citação

Anónimo disse...

Eu se fosse autarca nunca mais essa firma vendia um parafuso ou uma lata de tinta...

Anónimo disse...

Esqueceste de citar...

Anónimo disse...

Citar o quê?

Anónimo disse...

pelo menos nas lages não cometemos
esse tipo de negoçio

Anónimo disse...

Senhor "anónimo", das 15.17horas do dia 07 de Novembro:
Vxa., embora não queira identificar-se, tal como não identifica a pessoa que "trabalhou para a firma", a que se refere, faria melhor em completar o seu comentário. Pelos seguintes motivos:
1. Quem tem conhecimento de um ilícito tem o dever de o comunicar às entidades competentes;
2. A ser verdade o que diz, alguém terá que ser responsabilizado e responder por isso, doa a quem doer!;
3. Os factos que imputa à gestão do ex-Presidente da CMLajes, sob a forma de boato, como V.Exa. o fez, não podem servir de esbonja suja, sobre outros, factos ou meros boatos, de tempos mais recentes, num lamaçal bastante negro para quem é titular de órgãos do Poder Local nas Flores, ou gravita na sua esfera de influência;
4. Creia-me, sinto desgosto por ex-Presidente da CMLajes não ter tido oportunidade de ir a Tribunal (se calhar, arrolando alguns testemunhos importantes) responder pelos seus actos, em audiência pública, à porta aberta, perante os Magistrados e o Povo!;
5. Se quiser ir lá, não se intimide! Até vou consigo, com gosto;
6. Isso, sim! Poderíamos, pegando nas suas palavras, de fonte hiper-limpa e clara, contribuir para praticar a devida Justiça;
7. Não receie engasgar-se. Posso dizer-lhe que haveria sempre um funcionário para lhe servir um copo de água. Veria como de um gole era simples expelir (ou engolir) qualquer "catarro"!
6.

Anónimo disse...

naõ estou de acordo com tigo em muitas coisas mas pensso qeu ´ja basta falar de quem já morreu´é melhor falar dos coruptos qeu ainda estão vivos na nossa ilha

Anónimo disse...

Fica muito feio quem vem para aqui anonimamente atacar quem já não se pode defender....
Se quer fazer "serviço público" denuncie os actuais e/ou eventuais corruptos de que tem conhecimento.
Se for homem com "cojones" pode começar já a abrir a boca...

Anónimo disse...

Haja paciência para visitar este blog !!!! Esse Ricardo Coração de Leão quer é "botar faladura", epá o que procuras afinal? O teu "pêsêdê" não te arranja uma mama em que consigas expor-te ao povo? É por demais gritante a tua ânsia de te exibires !!!! Cura-te moço

Anónimo disse...

Já não existe cura para o Ricardo.
Há que deixá-lo falar e pensar que lhe damos alguma importância, se isso o faz feliz...

Anónimo disse...

A tinta já vos escorre por entre os dedos.Podem espernear à vontade mas da justiça não se livram...estão com as mãos todas cagadas de tinta....já não vão a tempo de limpar as mãos....

Anónimo disse...

Reparem que em 11 pontos de resposta do Ricardo ao anónimo de 03 Nov às 17:08 em nenhum deles foi feita referência ao muro fantasma da pedrinha! Ele é duma tagarelice intectual gritante!!!!! afinal quando levantei o problema das facturas que eram pagas 2 ou mais vezes parece existir mesmo fumo aí, e algumas obras que foram feitas para a Federação dos Municípios padeceram do mesmo mal. Bom já chega de lavar roupa suja, há males bem maiores em circulação, espero que sejam sanados até ao fundo, e vou-me que se faz tarde.

Anónimo disse...

Boa tarde a todos antes demais, pouco opino neste blog é verdade, consulto-o com pouca regularidade por achar que os post's são pouco oportunos e de muito défice intelectual, mas uma coisa posso assegurar-vos, o Drº Ricardo está vos arrastando para uma área específica, e por ele criada para o efeito, senão reparem: Nos 3 post's dele em todas as respostas por ele dadas politizou ou não as respostas?!?!? A problematologia destes post's são por demais evidentes. Pior cego é o que não quer ver.

Anónimo disse...

O Dr.Ricardo simplesmente está levantando problemas e questões úteis para a Ilha.
Acontece que há gente que não convive bem com o debate democrático e por esta ou aquela razão esperneiam como possessos....
Sois uns tristes...

Anónimo disse...

muito mal falado!!! não merece resposta...

Anónimo disse...

pois....pois...não tens é resposta!
A verdade dói....

Anónimo disse...

não tem lógica responder e, a min não me dói nada.

Anónimo disse...

Doi, doi....enfia a carapuça....

Anónimo disse...

mas a parede da pedrinha era para fazer um miradouro ou era outra coisa.

Anónimo disse...

Dessa marca eu tenho dois no curral...

Anónimo disse...

e comtigo faz tres.

Anónimo disse...

A empresa Castanheira e Soares deveria era desaparecer desta Ilha, as obras são todas de má qualidade e péssima arquitectura. Deveriam ser expulsos desta Ilha pelas aberrações edificadas. Cambada de vigaristas! Tenho muita pena de quem lá ganha o seu pão!

Anónimo disse...

eu conheci grandes empresas do continente que passaram nas flores e fizeram grandes obras, a radio naval nas lajes o bairro onde morava os fraceses o centro de saude etc etc e tude obras bem feitas.