quinta-feira, 16 de julho de 2009

«Preto no Branco» #30 ::parte 2 de 4::

Mais tarde, reflectindo, ao ponderar, a cogitação assentou nas respostas às seguintes questões:

1. Por natureza, na sua essência, os blogues do tipo do «Fórum» são o quê?

São contra-poderes.

Tal como a imprensa, primeiro, a rádio e a televisão, depois, as novas tecnologias, através da internet, vieram proporcionar o aparecimento massivo e à escala global de blogues, que passaram a acoplar-se nessa coisa brutal chamada “media” e que, por natureza e na sua essência, sempre funcionaram como contra-poderes.

Para os mais críticos em relação à blogosfera, ou quem não perceber, bastará o exemplo máximo – dizer apenas que a vitória de Obama nas últimas eleições presidenciais dos E.U.A. foi decisivamente alavancada pelos ventos de mudança divulgados em blogues de todo o mundo.

2. O facto do blogue «Fórum ilha das Flores» existir, tal como tem vindo a assumir-se, é positivo ou negativo?

É positivo.

Apesar de todos os defeitos e críticas que se lhe possam apontar, o certo é que só pode ser positiva a existência do «Fórum ilha das Flores».

Desde logo, porque constitui um complemento diário aos dois jornais mensais que se publicam nas Flores. Depois, pelo seu número de visitas, muito superior aos leitores daqueles órgãos, sendo ainda de considerar que falamos de uma ilha no extremo do Arquipélago (com múltiplas comunidades de naturais da ilha, espalhadas por vários países, em número consideravelmente superior aos residentes nas Flores).

3. A blogosfera açoriana em geral, e a presença viva de novas formas de comunicação relativas às Flores em particular, ficariam a ganhar ou a perder, caso quem colabora no blogue “desertasse”, “secando-o ou tornando-o residual”?

Ambas ficariam a perder.

A blogosfera açoriana perderia o blogue de referência da ilha das Flores, que nada fica a dever aos seus congéneres insulares. Basta passar os olhos por aquilo que vai sendo feito na matéria por “essas ilhas abaixo”...

As Flores, em particular, e salvo o respeito devido aos outros blogues existentes, pura e simplesmente deixariam de marcar presença na blogosfera. Será que isso seria um bem para a comunidade? A pensar assim, em última análise, também não teria cabimento reclamar o cabo de fibra óptica...


Ricardo Alves Gomes

1 comentário:

farto de mamões... disse...

Li com atenção o post da autoria do distinto articulista residente, Sr.Ricardo Alves Gomes, e duma forma geral, estou completamente de acordo com o seu teor.

Na verdade a internet veio revolucionar a comunicação social e a relação desta com os cidadãos e vice-versa.

Nestas novas condições, os blogues são meios muito poderosos (e nalguns casos indomáveis!) para veicularem as informações, opiniões, sugestões, denúncias,etc.

É o caso deste versátil e formidável blogue que é o meio de comunicação mais representativo da Ilha das Flores e um dos top-ten dos Açores.

O êxito deste blogue - assim como doutros que alinham por padrões de qualidade - está na sua informalidade e pluralidade editorial.

O Fórum edita as notícias; identifica as fontes; apresenta as alternativas e põe livremente à discussão os temas.

Tudo isto é possivel num blogue que poderá ser lido on-line em todo o Mundo, desde a floresta amazónica até à Terra Nova, passando por Macau ou África do Sul.

Num meio de comunicação formal, instituicional ou tradicional, tal não é possível, pois a sua lógica de edição depende de interesses comerciais ou até politicos.

Hoje em dia - e apesar das "rosnadelas" dalguns insurgentes ressabiados - ninguém pode travar os blogues nem os outros instrumentos que a internet põe à disposição.

Nem no Irão, como se viu nas últimas eleições para a presidência daquela república islâmica....