quinta-feira, 24 de março de 2011

Criação do Parque Marinho dos Açores

Depois da criação dos parques naturais de ilha, o Governo [Regional] vai agora criar o Parque Marinho dos Açores. O Parque abrange uma vasta zona que começa a partir as 12 milhas de cada ilha e que vai muito para lá das 200 milhas.

O mais complicado será fiscalizar toda esta área marinha. O Governo [Regional] dos Açores quer gerir uma vasta zona marítima que até agora pertencia a águas internacionais. Até às 12 milhas da costa, as zonas marinhas à volta dos Açores já pertencem à jurisdição dos parques naturais de ilha. Mas para lá do que a vista alcança, vai nascer o futuro Parque Marinho dos Açores, explicou à [rádio] Antena 1 Açores, Frederico Cardigos, director regional dos Assuntos do Mar.

O Parque Marinho inclui 11 áreas marinhas protegidas, desde o banco de pesca D. João de Castro, até aos montes submarinos Lucky Strike, Menez Gwen e Raibon. Nestas áreas, a actividade da pesca passa a estar condicionada, e até a investigação científica fica sujeita a regras. A intenção é preservar todos estes locais, embora a fiscalização continue a ser o "calcanhar de Aquiles". A proposta do Governo [Regional] já deu entrada no Parlamento e será agora submetida à apreciação dos deputados.


Notícia: RDP/Antena 1 Açores e rádio Atlântida.
Saudações florentinas!!

Sem comentários: