terça-feira, 8 de março de 2011

Faltam-nos vigilantes da natureza

Portugal tem 230 vigilantes da natureza no Continente e Regiões Autónomas, mas precisa de mais 500 [vigilantes] para fazer face às necessidades do território, disse o presidente da associação de profissionais do sector.

"É difícil fazer um trabalho sério com tão pouca gente", afirmou Francisco Correia, no final do XVI Encontro Nacional de Vigilantes da Natureza, que reuniu no Parque Biológico de Gaia cerca de 60 profissionais. "Se compararmos com o que existe em Espanha, segundo dados do ano passado havia seis mil vigilantes da natureza. Assim se vê como os Governos olham para o ambiente. Em Portugal, olha-se muito mal", salientou.

Francisco Correia realçou que o Instituto da Conservação da Natureza e Biodiversidade tem apenas 121 vigilantes, estando os restantes ao serviço das comissões de coordenação regional, das regiões autónomas e das administrações regionais hidrográficas.

Para o presidente da Associação Portuguesa de Guardas e Vigilantes da Natureza, só no arquipélago da Madeira é que existe um número "equilibrado" de vigilantes da natureza (35, mais quatro em admissão), o que já não acontece nos Açores (cerca de 30 para as nove ilhas).

"Nas Regiões Autónomas, os vigilantes da natureza têm uniformes condignos. No Continente, o uniforme nunca está completo", afirmou, acrescentando que também há falhas no equipamento, nomeadamente viaturas e barcos.


Notícia: RTP/Antena 1 Açores e «Jornal Diário».
Relembre-se uma notícia de Maio de 2009: "Governo Regional admite recrutar mais vigilantes da natureza (se necessário)".

Saudações florentinas!!

1 comentário:

Anónimo disse...

vigilantes há muitos mas da vida alheia ,e tambem dos que espreitam durante o dia o que vão roubar à noite. desses temos demais.é ridículo dizerem que precisam de vigilantes da natureza. depois de no carnaval deixarem fazer o que se faz na avenida em s. miguel, deixam-na em miserável estado com a brutalidade da água e das limas de cera, e sacos plásticos, isto não é uma brincadeira de carnaval, é sim uma desforra de uns brutamontes, que dão largas a sua brutalidade sem pensarem no que estão estragando e sujando para os outros limparem, cada um que faz isso não pensa que quem vai limpar tambem são gente, e muito mal pagos para limparem aquilo que uns palhaços fazem. o carnaval na ilha de s. miguel só mostra a estupidez daquele povo, vão aos bailes de traje de gala, depois no dia seguinte vestem-se tal qual são uns asnos.