segunda-feira, 21 de novembro de 2011

DECO diz que os consumidores têm falta de informação sobre separação de lixos

O consumidor português tem falta de informação sobre o tratamento que deve dar ao lixo doméstico e devia receber em sua casa alguns conselhos práticos para orientá-lo na separação, local e condições de entrega no seu município, defende a DECO.

A propósito da Semana Europeia de Prevenção de Resíduos, a especialista da Associação de Defesa do Consumidor (DECO) Sílvia Menezes disse à Agência Lusa que as autarquias, em colaboração com as entidades gestoras de resíduos, deviam informar os munícipes de uma forma simples e detalhada acerca dos passos para o tratamento do lixo. Uma opção seria “receber um folheto em casa a explicar o que deve separar e onde estão localizadas as infra-estruturas no seu município e os horários de recolha, em mensagens simples”, referiu.

Sílvia Menezes considera que o consumidor ainda não está “suficientemente sensibilizado” para a necessidade de alterar comportamentos, mas realça que no entanto “a adesão está a aumentar, fruto das campanhas, que continuam a ser praticamente só ao nível dos resíduos de embalagem e, mais recentemente, do equipamento eléctrico e electrónico”. “Para tudo o resto há muito pouca informação”, acrescentou.

Para a DECO é necessária uma colaboração muito estreita entre o município e as entidades gestoras para fazer chegar a informação “o mais completa possível a casa dos consumidores”. A associação considera que as campanhas que passam essencialmente pela rádio e televisão “são genéricas” e sublinha que há diferenças entre municípios.


Notícia: secção Ecosfera do «Público» e «Jornal de Notícias».
Saudações florentinas!!

9 comentários:

Anónimo disse...

A «Deco» é uma boa «casa de negócio»...

Anónimo disse...

Nas Flores vai tudo, quando digo tudo é tudo mesmo (desde animais mortos a residos domésticos) para as lixeiras a céu aberto de Ponta Delgada e para a lixeira das Lages! Isto tudo numa terra considerada "reserva da biosfera" acho que estes politicos andam mesmo loucos ou na ganza pois desconhecem a realidade que os rodeia! Força pereira, continuas a ser o meu heroi pois só com a 4classe consegues enganar e manipular este povo (burros) todo!

Anónimo disse...

As Flores tem de tomar juizo.
Não se justifica duas lixeiras, cada qual mais emporcalhada.
As camaras das Flores deviam dispender dinheiro no meio ambiente, implementando sistemas de recolha de residuos decentes e fomentando a reciclagem.
Parte dos nossos residuos, de natureza organica podem ser tratados nas Flores com a produção de composto que serve de fertilizante.
Os recipentes de vidro deviam ter obrigatóriamente retorno e os de metal deviam ter uma taxa logo à cabeça, para pagar quem vai recolher e entrega,
O Pereira, honra lhe seja feita, tem-se interessado por isso e trabalhado com o governo para criar um ecocentro, onde se separa e se faz compostagem.

Anónimo disse...

O pereira é um incompetente e o joão das vacas não fica atrás! Este problema é facil resolver só que dá muito trabalho e a incompetencia é muita, enfim ... a ilha das Flores está em uma incercia desde que o partido socialista está no poder, manuel mania e pereira estão preocupados é com o vencimento e as suas reformas, além disso ambos são incompetentes!

Anónimo disse...

O josé carlos vai mandar enterrar tudo o lixo na ex-quinta do Toste (Vales) para ver se este lixo dá frutos! Haja paciencia para tamanhos disparates mas se não é assim não tenho motivos para rir à custa da ignorancia desta cambada que nos governa e representa! As Flores está mais atrasada que algumas ilhas de Cabo Verde!

Anónimo disse...

Ao ler estes comentários pergunto-me se os senhores que tanto criticam fazem alguma coisa pelo ambiente...Fazem ataques pessoais,mas não conseguem dar soluções de modo a melhorar a gestão dos resíduos...
Temos o direito de nos indignar, mas temos de respeitar quem foi eleito ...
Nas próximas eleições concorram...se calhar nem escrever sabem...
Ou terão medo de não serem suficientemente competentes e arriscar...

Anónimo disse...

O Pereira é o melhor Presidente que alguma vez Santa Cruz teve!

Tirando o Flores que já morreu!

Anónimo disse...

O lixo de 4000 pessoas deve rondar as 5 toneladas por dia.Se tirar-mos 20 % de materiais para reciclagem como plastico, metais, vidro e papel cartão, ficamos com 80%. Se retirar-mos 40% de matéria organica (cascas, relvas, podas e restos de comida), e e a valorizar-mos através de compostagem, ficamos apenas com 40% de lixo, que pode ser colocado num aterro ou então enfardado e enviado para outra ilha para ser usado como combustivel e produzir electricidade.

Independentemente de politicas e partidos, o Pereira está a agir da forma certa. Em conjunto com o governo vai apostar na separação e reciclagem, cujo sucesso depende da adesão de cada um. Depois reduzir no que se pode o que é colocado em aterro ou exportado. Para isso vai criar um ecocentro com espaços próprios para cada tipo de residuos e um centro de compostagem.

Anónimo disse...

Anónimo de 22/11/2011 das 21h42 o pereira esta no poleiro hà 11 anos e não fez nada, você acha que é preciso mais tempo para resolver este simples problema? Acha que não teve tempo suficiente? Eu digo-lhe uma coisa, um incompetente por muito mais incompetente que seja já tinha resolvido este assunto, não precisava de 11 anos! Haja paciencia! Este pereira difinitivamente comprou o cerébro dos florentinhos, só pode!