quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Envelhecimento é preocupante nas ilhas das Flores, Corvo e Graciosa

O aviso é de Teresa Medeiros. A investigação da pró-reitora da Universidade dos Açores vai no sentido de que são necessárias políticas que promovam a qualidade de vida dos idosos.

A investigadora teme pela degradação da qualidade de vida dos idosos, considerando que é preciso trabalhar o bem estar psicológico dos idosos e promover programas gratuitos de envelhecimento activo. São duas das conclusões do estudo de Teresa Medeiros, a apresentar no IV Congresso Internacional do Envelhecimento e Qualidade de Vida.

A promoção da saúde, alerta a investigadora, permite que o Estado gaste menos com medicamentos e assistência. Na União Europeia, em 2020, serão 100 milhões as pessoas com mais de 65 anos de idade. Teresa Medeiros desafia o Governo a investir mais na formação de técnicos e equipas multidisciplinares.


Notícia: RTP/Antena 1 Açores.
Saudações florentinas!!

8 comentários:

Anónimo disse...

Solução: Pôr o pessoal em idade fértil a «produzir»!

Ou a culpa também é do Sócrates?

Anónimo disse...

Queixem-se da arquitectura autonómica que levou os Açores a isso.

Os deputados que aceitaram a centralização em S. Miguel, em detrimento das outras ilhas, andam por aí, a auferir avultadas reformas por esta proeza.

O mentor mor, o Dr. Mota Amaral, até tem direito a carro de alta cilindrada e motorista, nestes tempos de penúria, contenção e crise.

Anónimo disse...

A pior crise que existe nos açores e nas Flores particularmente é a crise de valores e a ignorancia! Continuem a votar nos mesmo que vocês vão longe eheheheheh cada vez mais pequeninos e fechados, mas isso é bom para quem têm medo do desconhecido e medo de arriscar em outras pessoas! Viva a Mota Amaral, Carlos Cesar, Pereira, José Carlos, vaqueiro das Lages, Manuel herberto entre muitos outros pois souberam resolver a sua vida numa ilha povoada de gente sem valores e principios pois vedem o seu voto por meia duzia de sacos de cimento, uma carrinha de areia ou até mesmo por uma boa jantarada! Quando não temos valores e em democracia estas coisas acontecem! Viva hà ignorancia!
Pereira ês o meu ídolo, pois simplesmente com a 4 classe e sem curos de bruxo consegues enganar e manipular estes pobres de espirito! Força e sorte para a tua candidatura a deputado regional!

Anónimo disse...

Constatação: o Sr. Rosa, não consta da lista da criatura de cima!

Fórum ilha das Flores disse...

Adenda informativa através duma notícia do semanário «Sol»: "Neurologista alerta para excesso de medicamentos em idosos".

O neurologista Alexandre Castro Caldas alertou [no Congresso internacional sobre envelhecimento e qualidade de vida] para os inconvenientes da excessiva prescrição de medicamentos a pessoas com mais de 65 anos e para os efeitos perversos da forma como os portugueses encaram o impacto da idade na saúde.

O director do Instituto de Ciências para a Saúde da Universidade Católica sublinhou que para se «envelhecer melhor é preciso viver melhor», reconhecendo que «a sociedade não se preparou para aprender a viver nessa fase» da vida. Mas «as pessoas têm de se esforçar por compreender como é possível tirar partido dessa fase da vida que tem coisas muito interessantes e que vale a pena explorar», alegou o neurologista Alexandre Castro Caldas.

Anónimo disse...

Ao srº anónimo das 8h 46m....

O comentário do srº é simplesmente arrogante. Não sei se é natural dos Açores(não parece ao chamar ignorantes aos habitantes das Flores), mas de certeza que se esqueceu de que o VOTO é livre. Faz acusações graves que só demonstram falta de civismo e desprezo pela liberdade de escolha. Estamos num país livre onde o voto é um direito.. Há que saber respeitar a vontade do povo...
Ao menos poderia escrever sem erros... Se calhar tem
mais do que a 4ª classe (diz-se 1º ciclo) ,mas não foi
suficientemente bom para estar no lugar daqueles que critica...
Participe, dê sugestões, faça críticas e acuse, mas com conhecimento daquilo que quer dizer...Respeite os seus conterrâneos e se não está bem...pode sempre sair daí...

Os seus eheheheh.. revelam um certo sarcasmo ou dor de cotovelo.. Faça mais , proteste, reclame e depois fale...Pode dizer o que quer a seu bel prazer, mas gostaria de ver certas pessoas a resolverem os problemas,,,

Esconde-se atrás de"anónimo", mas representa uma minoria de incapazes de darem um contributo positivo através deste blogue..

Anónimo disse...

Exma. Sra. professora do dia 6/11 das 20h31, agradeço o seu comentário e faço de minhas as suas palavras,faça voluntariado e enssine qualquer coisa de útil ao pereira e às cabeças pequeninas que habitam nesta ilha.
O que pretendo é que o povo abra os olhos e que veja com olhos de ver a realidade que os rodeia, é triste ver o destino desta terra entregue a incapazes, corruptos, ladrões, mentirosos, mafiosos... Vivemos em democracia e este blogue permite o anonimato por isso digo-lhe faça algo positivo e enssine aos seus próximos! Fique bem e rápidas melhoras!

Anónimo disse...

Ao anónimo das 20,31 que eu nem sei quem é e, nem me entressa saber .Quero dizer que só tenho a quarta classe e sinto-me muito satisfeito. Vejo que o Senhor ou senhora sente um despreso sobre estas pessoas que em alguns anos passados não poderam chegar a mais longe mas, lhe digo que a quarta classe de antigamente vale como o décimo segundo ano actual.Já vi professores que nem sabem quem foi o primeiro Rei de Portugal mas eu sei já vi professores que nem sabem a tabuada mas eu sei já vi professores que nem sabem a Raiz quadrada de 81 mas eu sei. Vou terminar já sai da escola à quase 50 anos. Não desprezem quem tem a quarta classe.