terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Açores querem afirmar-se como região de referência no turismo de natureza

A ligação à natureza é uma "componente essencial" do futuro do turismo nos Açores, que se pretende afirmar como uma Região de referência nesta área, onde os visitantes possam usufruir das belezas naturais e não apenas observá-las.

O turismo em espaço rural representa actualmente cerca de 10 por cento da oferta de camas no arquipélago, disponibilizando mais de um milhar de camas em todas as ilhas, excepto no Corvo. Este é um nicho de mercado que tem contrariado as quebras que o sector sofreu devido à crise, registando mesmo um aumento da procura.

"A oferta na área do turismo em espaço rural tem vindo a crescer de forma significativa em quantidade e qualidade, existindo ilhas, como o Pico, onde predomina em relação à hotelaria tradicional", salientou o secretário regional da Economia, na apresentação da VI Bienal do Turismo em Espaço Rural, que vai decorrer de 18 a 21 de Abril nas Velas, em São Jorge.

Vasco Cordeiro frisou que "queremos apostar mais na experiência e menos na contemplação, queremos que o turista não observe apenas as belezas dos Açores, mas usufrua dessas belezas", afirmou, acrescentando que esta mudança estratégica permitirá tornar os Açores um "destino turístico mais apelativo".

Para Gilberto Vieira, presidente da Associação de Turismo em Espaço Rural - Casas Açorianas, o principal argumento deste sector é "uma oferta com alma, onde reside a autenticidade açoriana". "A simplicidade e a autenticidade são as nossas principais características. Damos conforto e proporcionamos um contacto directo com as pessoas e, quem nos procura, é isso que pretende, o convívio com os açorianos", afirmou Gilberto Vieira.


Notícia: «Diário dos Açores», «Açoriano Oriental» e RTP Açores.
Saudações florentinas!!

1 comentário:

Anónimo disse...

Primeira paragem incontornável no circuito de turismo de natureza: Poça do bacalhau!