sexta-feira, 9 de março de 2012

Centro de Processamento de Resíduos começará(?) a operar em poucos meses

O Centro de Processamento de Resíduos da ilha das Flores, obra orçada em cerca de 5 milhões de euros, deverá começar a operar no espaço de poucos meses.

A informação foi avançada pelo secretário regional do Ambiente e do Mar durante a visita que efectuou [nesta quarta-feira, anteontem] aquele Centro de Processamento de Resíduos, construído na antiga pedreira do porto das Lajes.

Segundo revelou Álamo Meneses, a obra de construção civil já está concluída, prevendo-se para breve o início de testes, depois de ultimada a montagem dos equipamentos eléctricos. O governante regional adiantou ainda que está em fase adiantada o concurso para a escolha da empresa gestora daquele centro de processamento, pelo que se prevê que o mesmo esteja em funcionamento pleno dentro de alguns meses.

Neste Centro serão processados os resíduos das ilhas das Flores e do Corvo, onde as Câmaras Municipais já deram início à recolha separativa dos resíduos. No caso do Corvo, conforme referiu o secretário regional do Ambiente e do Mar, as obras tiveram um ligeiro atraso por dificuldades do empreiteiro, mas que já foram retomadas e estarão concluídas dentro de 2 meses.


Notícia: «Jornal Diário» e o sempre inestimável "serviço informativo" do GACS [Gabinete de Apoio à Comunicação Social, da Presidência do Governo Regional dos Açores].
De notar que em anterior visita realizada à ilha das Flores pelo secretário regional do Ambiente, [em 8 de Abril de 2011] Álamo Meneses declarou que a partir de Setembro [de 2011!] estaria em funcionamento o Centro de Resíduos da ilha das Flores.

Saudações florentinas!!

24 comentários:

Anónimo disse...

uma medida que peca por ser tardia, safa! Já estamos nos seculo XXI e só agora é que fazem um centro de recolha de lixos!? Este Governo Regional, o João Lourenço e o banana do Pereira mereçem ser corridos a pontapé da ilha e do Governo.
Numa ilha considerada reserva da biosfera crimes ambientais não faltam. Já agora posso dizer que existe outro muinto recente, famoso saneamento básico de santa cruz, todos a cagar directamente para o mar sem qualquer tipo de tratamento de àguas sujas:))) Não sei o que este Pereira têm na cabeça mas imagino que seja muito lixo pois massa cinzente dúvido que exista!

Anónimo disse...

Os residuos constituem um problema das sociedades civilizadas. A sua resolução passa por medidas acertadas, feitas de bom senso e sem politiquice barata, que incrementem a separação, a reciclagem e a valorização.

É com medidas como esta que se resolvem os problemas.
Esta é uma atitude que vale mil horas de discussões inuteis, politiqueiras, tolas e velhacas como as que os deputados que pagamos protagonizam para nossa vergonha.

Anónimo disse...

O fulano do primeiro comentário é ignorante.
De acordo com a lei, o saneamento básico com rede de esgotos e estação de tratamento só deve ser instalado em povoados com mais de 5000 habitantes.
Ora Santa Cruz não tem 5000 habitantes, as Lajes não tem 5000 habitantes, as Lajes e Santa Cruz não tem 5000 habitantes e a ilha das Flores não tem 5000 habitantes.

Gastar dinheiro para quê, quando o problema pode ser resolvido de forma mais barata, mais eficaz e com menos impacte do ponto de vista ambiental?

Os outros, os povos mais ricos da europa do norte, querem-nos vender a toda a força as estações de tratamento que eles próprios, nas zonas pouco povoadas, não usam.

Sabe o cebolão do primeiro comentário o que é que eles dizem? Que o mar Báltico é uma optima ETAR! E o Atlantico, com as suas correntes no sentido da Europa, não é?

Anónimo disse...

Mais um grande investimento dos Governos de Carlos César.

Quem compara hoje a nossa ilha com o que havia em 1995 vê diferenças de séculos!

Parabéns ao Governo dos Açores!

Anónimo disse...

È Pá estive a ver esta foto em ponte maior e vejo que o Presidente da Camara de Santa Cruz está bem gordo tem mamado bastante.

Anónimo disse...

Honra lhes seja feita!

Este governo, com o apoio das Camaras, percebeu o problema dos residuos nas Flores e teve a coragem de o resolver, com atitudes e não com conversas e velhacarias.

As Camaras iniciaram o processo de separação. Cabe aos Florentinos aderir.
Por aquilo que li, neste centro de processamento, irá ser instalado um centro de compostagem, produzindo-se fertilizante.
Os residuos mais complicados, depoios de enfardados, serão mandados para a Terceira, onde serão energéticamente valorizados.

Opções acertadas, que, com a colaboração de todos, irão permitir um ambiente mais limpo e mais saudável.

Anónimo disse...

Um conhecido politico dos anos 40 dizia "muitos inimigos..., muita honra...".
Isto aplica-se que nem uma luva a certas linguas porcas que por aqui cirandam.

Anónimo disse...

Caro anónimo de 10 de Março de 2012 17:52 quanto aos insultos não vou descer ao seu nivel de ignorancia e de desconhecimento.
Quero-lhe dizer que você não passa de uma borbolete e a sua opinião relativamente ao saneamento básico releva ignorancia e desconhecimento. Mas não estou aqui para lhe ensinar, actualize os seus conhecimentos já que se julga muito inteligente. Além disso não respondo a lacaios do pereira.

Anónimo disse...

O que este Governo fez de mal aqui nas lajes foi aquele porto de recreio em vez de uma marina num porto que ~começa a chegar iates na primavera e só termina no fim do verão.eu como protesto não vou votar partido socialista.

Anónimo disse...

Estou a ver aqui que o Senhor Presidente da camara das Lajes acompamhou o Senhor Secretário e fez muito bem a obra é na sua Vila.

Anónimo disse...

Então, vais votar no partido da bairrista Berta Cabral que só quer as coisas para S. Miguel, e pior, só para o seu concelho?

Abre os olhos, ó companheiro!

Anónimo disse...

O anónimo das 06:41 levanta-se de madrugada para debitar bacoradas.

A legislação é clara. O saneamento básico só é exigivel, por lei, em povoados com mais de 5000 pessoas.
As Flores, no seu conjunto, não tem esses habitantes, quanto mais as Lajes e Santa Cruz.
Ponto final.
Não sou lacaio de ninguém. O que é bem feito deve-se realçar. O que é mal feito deve-se criticar, apresentando uma alternativa construtiva.

Ao nível do ambiente a Camara de Santa cruz tem dado passos importantes nos ultimos tempos, depois de anos de marasmo. Não vê quem não quer.
Para bem de todos, não será isso de relevar?

Anónimo disse...

Eu acho que votando Berta Cabral que ainda se consegue fazer uma marina nas Lajes no P.S. é que não vale a pena que eles sabem que aqui nas lajes passam centenas de iates e fizeram foi um porto de recreio onde anda tude inrriçado iates pescadores e crianças que andam apreender naqueles barquitos pequenos e agora até já anda o barco da areia lá dentro.

Anónimo disse...

O que me parece é que aqui só há duas ouy três pessoas a debitar opinião. Estes defensores do governo que aquí debitam opinião são uma única pessoa. Deveter uma boa marmita e tem a função e obrigação de defender o regime.
Então há dois pesos e duas medidas? Não é obrigatória a existência de ETAR em Santa Cruz,mas o loteamento´DA Terça vai ter uma ETAR compacta, como é? Digam que nãoquerem gastar dinheiro a digerir os cagalhões de Santa Cruz, mas não nos chamem tolos. IRRRRRRA......

Anónimo disse...

Votar na Berta Cabral?

O quê?

Já chegámos à Madeira?

Anónimo disse...

gastar dinheiro só em são miguel voces não veem que á pouco tempo começou a funcionar aquela marina em ponta delgada que não era necessaria que por lá não passam iates e já estão de novo em obras.

Anónimo disse...

Anónimo das 23:42 (e lacaio do Presidente), se o saneamento básico não se justificava para esta população, como explicar as obras efetuadas, com os seus enormes custos? Seria unicamente pré-campanha eleitoral?
E se havia medidas "mais baratas, mais eficazes", porquê nunca foram tomadas durante estes anos todos de mandato? E, por cúmulo, fez referência ao impacte ambiental, a situação atual parece-lhe mais positiva ? Haja paciência para tanta incompetência...

Anónimo disse...

De repente ficou calado o defensor do saneamento básico inacabado ...

Anónimo disse...

O defensor do saneamento básico inacabado é um ignorante e refere-se à Lei como se esta fosse uma coisa muito importante, farto-me de ver as Leis deste país serem violadas todos os dias.
Digo ainda que ele é um ignorante pois a maioria dos barcos de cruzeiro possuem centros de tratamento de àguas sujas, central de compostagem de residos... e como todos nós sabemos são grandes "ilhas" flutuantes com capacidade inferior ou superior a 5 mil habitantes e não andam por aí a poluir o oceano. Mas na cabeça pequenina do defensor (lacaio ou próprio) do presidente pereira santa cruz das Flores não precisa de Etar. Coitadinho de quem é pequenino de pensamento, de ideias, de cultura, de conhecimento....só sabem crescer é na barriga e na corrupção. Mas cada um têm aquilo que merece e os residentes no concelho de santa cruz merecem esta maria amélia e mais nada!

Anónimo disse...

Candidata-te anónimo acima, e votarei para ti.

Anónimo disse...

Ao anónomo de 16/03/2012/06:02.
Pois é amigo,estas coberto de verdades,em santa cruz pode ser um cabeça quadrada com trombas de elefante é rei.

Anónimo disse...

não sei para que é que andam a tirar o nome antigo deste lugar. este lugar já de á muitos anos é conhecido pelo serado dos bois ou recta das lajes.não tem nada a ver com o nome de pedreira.

Anónimo disse...

pois...pois... o voço presidente desde que está na camara cresceu bastante de barriga. será que está grávido.

Anónimo disse...

Diz-se que a etar foi facturada e paga