quinta-feira, 22 de março de 2012

Festival de Sopas da ilha das Flores

A Casa do Povo das Lajes, em parceria com a Associação Cultural Lajense, realiza o Primeiro Festival de Sopas da ilha das Flores, no próximo dia 24 de Março [sábado], pelas 20 horas no Salão de Festas da Casa do Povo das Lajes.

Este evento contará com buffet de sopas, pão de milho e de trigo, torradas, vinho e sumos; haverá música tradicional e ocorrerá a eleição da melhor sopa presente no festival. Todas as pessoas e entidades podem participar livremente com as suas sopas a concurso.

Venha festejar a chegada da Primavera em alegre convívio, num serão diferente e aconchegante... na Casa do Povo das Lajes!

Saudações florentinas!!

10 comentários:

Anónimo disse...

É de saudar mais uma iniciativa da Associação Cultural das Lajes das Flores (desta ve em parceria com a Casa do Povo). Embora sejam os únicos que desenvolvem atividades como estas tentando preservar as nossas tradições(da ilha toda), vê-se pelo estado do edificio que seria a nova sede da Associação, que são mal-amados. Na minha opinião deviam ser mais apoiados e mais acarinhados por quem compete fazer isso.

Anónimo disse...

Eu comia bem era uma sopa de feijão como aquela que comia em casa do meu visinho nos anos 60 em que levava um bocado de banha vinda do talhão de barro que cobria as linguiças. Bela sopa.

Anónimo disse...

Sopa é o que a Camara das Lajes vai dando aos municipes.

Anónimo disse...

Uma sopinha à moda da Terceira

http://www.youtube.com/watch?v=AdKsymcEI4s&feature=results_main&playnext=1&list=PL0E72F99CBE137906

Anónimo disse...

A sede da Associação Cultural Lajense vai ser concluida quandoo cacique sair do poleiro e for de vez para a Fajã Grande. Nas Lajes ele quer pouco, e do cemitério para baixo, nada mesmo. Perguntem ao Malabar

SemprAtento disse...

O festival foi um sucesso!
24 sopas de excelente qualidade.
A Casa do povo foi pequena para acolher tão grande número de comensais.
Parabéns pela iniciativa.

Anónimo disse...

Muita me admira é a parceria???

Cuidado senhores da AC, esse outro senhor não dá ponto sem nó.

Já vim de muito longe ver festas muito mais bem organizadas só por vocês.

desconfiem sempre!!quem vós avisa vosso amigo é.

Anónimo disse...

Aquilo foi tudo politica camaradas.

Estão sete (....) a um osso.

Vai ser lindo vai.

Fórum ilha das Flores disse...

Adenda informativa através de uma vídeo-reportagem de José Agostinho Serpa sobre este 1º Festival de Sopas da ilha das Flores.

No dia 24 de Março de 2012 realizou-se o 1º Festival de Sopas da ilha das Flores, uma organização da Casa do Povo de Lajes das Flores em parceria com a Associação Cultural Lajense.

Este evento, pioneiro nesta ilha, teve uma adesão que excedeu as espectativas. O salão/recinto estava repleto de gente, umas largas dezenas de pessoas que marcaram presença, para provarem as diferentes sopas, para além do convívio/confraternização.

É que ao todo foram 23 sopas, cerca de 260 litros, oriundas da ilha, do Portugal e mesmo do estrangeiro, sim, visto haver uma comunidade muito significativa de pessoas de outras paragens a residirem neste encanto/pérola dos mares...

Para além de particulares algumas associações, locais associaram-se ao evento, nomeadamente o Lions Clube das Flores, Clube Naval e Associação Agrícola das Flores.

Entre as 23 sopas, havia alguns nomes familiares e outros menos: Caldo Verde, Sopa de Carne à Antiga, Sopa de Funcho, Sopa de Agrião, Sopa de Rabo de Boi, Sopa de Pedra, Sopa da Tróika, Creme de Mariscos...

Após as provas e votação o escrutínio foi:

1º lugar -> Sopa de Carne à Antiga (26 votos)
2º lugar -> Sopa/Creme de Mariscos (18 votos)
3º lugar -> Sopa da Tróika (15 votos)

Fórum ilha das Flores disse...

Outra adenda informativa com mais uma vídeo-reportagem de José Agostinho Serpa em "conversa aberta" com alguns dos intervenientes, participantes/provadores e organizadores deste 1º Festival de Sopas da ilha das Flores.