quinta-feira, 22 de março de 2012

Televisão analógica acaba hoje

As emissões de televisão analógica terrestre terminam hoje nos Açores quando forem desligados os emissores e retransmissores espalhados pelo arquipélago, mas a passagem para a televisão digital terrestre (TDT) será "tranquila", assegurando a cobertura de 92 por cento do território.

Os dados oficiais indicam que, entre as 106 mil residências existentes nos Açores, cerca de 102 mil moradias são subscritoras de serviço de televisão por cabo, restando 4 mil lares açorianos sem acesso ao sinal televisivo digital, em alguns casos segundas residências.

Os 13 emissores de TDT instalados no arquipélago, mais 4 do que os inicialmente previstos, permitem cobrir áreas como a zona poente do concelho de Ponta Delgada, os concelhos de Nordeste e Praia da Vitória e a zona poente da ilha do Faial, onde esta tecnologia não chegava nos planos iniciais.

Por essa razão, o Governo Regional dos Açores considera que a transição será "tranquila" e que são apenas "residuais" as zonas do arquipélago com menor cobertura, admitindo ser impossível cobrir integralmente todo o território da Região.

"Haverá sempre zonas cinzentas num território disperso por 600 quilómetros, de Santa Maria ao Corvo, que é mais de metade da largura da Alemanha e mais do que o comprimento de Portugal continental", afirmou José Contente, secretário regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos, em declarações à Agência Lusa em meados de Janeiro.

Eduardo Cardadeiro, administrador da Autoridade Nacional das Comunicações (ANaCom), revelou no início de Fevereiro, que a TDT cobre 92% do território dos Açores, mas frisou que "em sítio nenhum" os açorianos ficarão sem acesso a televisão gratuita.

Para os que residem nos 8% de território açoriano não cobertos, existe um outro meio de acesso, que é a televisão por satélite. No caso da cobertura por satélite será ainda necessário adquirir uma parabólica, com um custo de 61 euros, com instalação incluída, enquanto na cobertura por TDT também poderá ser necessário, em algumas situações, adquirir uma antena, cujo preço pode chegar a 160 euros.


Notícia: «Diário de Notícias» e «Correio da Manhã».
Saudações florentinas!!

19 comentários:

Anónimo disse...

Sejam bem-vindos à ilha residual...

Anónimo disse...

Tenho muito gosto em viver numa zona que estes idiotas consideram de "residual"...
Mas preferia não ser obrigado a pagar por serviços inexistentes, através da taxa audiovisual e ADSL:
Na minha ingenuidade julgava tal facto ser ilegal.

Anónimo disse...

E em falar na T.D.T. alguém já ouviu falar para quando a passagem do cabo de fibra para as Flores e Corvo.

Anónimo disse...

Esta coisa da "fibra óptica", para certa gente, é uma pegaça!

Anónimo disse...

O cabo de fibra esta esquecido pela mafia do governo e dos deputados,vigaristas.

Anónimo disse...

Essa coisa da fibra óptica devia ser levada á intercessão do Vaticano!

Anónimo disse...

O Sr, Deputado Rosa hoje falou de concursos.
É muito entendido, muito, muito...

Fórum ilha das Flores disse...

Adenda informativa...

«Açoriano Oriental» informou que:

O sinal analógico de televisão na Região Autónoma dos Açores foi desligado esta quinta-feira, dia 22 de Março, numa cerimónia que decorreu no Hotel Royal Garden, em Ponta Delgada.

Durante a cerimónia Alberto Souto de Miranda (vice-presidente da ANaCom) referiu que, com o desligamento do sinal analógico e a chegada da televisão digital, os Açores estão pela primeira vez em situação de igualdade com o Continente, uma vez que as condições de acessibilidade nunca foram iguais e a partir de agora passam a ser totalmente equivalentes.

Deste modo, segundo o vice-presidente da ANaCom, passa a existir a possibilidade de todas as pessoas terem acesso gratuito aos quatro canais generalistas e, no caso dos Açores, ainda a RTP Açores, sendo que esta é uma etapa em que a televisão ganha condições de som e de imagem, concluiu Alberto Souto de Miranda.


RTP Açores noticiou que a "transição [para TDT] permite colocar os Açores pela primeira vez em igualdade com o Continente", mas que "no caso das ilhas das Flores e do Corvo, o sinal digital vai chegar via satélite, enquanto não existirem condições para outra forma de acesso."

RDP Antena 1 Açores informou que:

Nas últimas semanas a PT reforçou a rede com 4 novos emissores, cobrindo as zonas poente da ilha do Faial, a Praia da Vitória, a zona poente do concelho de Ponta Delgada e o concelho do Nordeste.

A emissão [nos televisores analógicos] foi substituída por um slide com a indicação de que a emissão analógica cessou, e com os números de telefone de apoio para o TDT. A data de hoje marca o desligamento da emissão analógica nos Açores e na Madeira.

A migração para a televisão digital terrestre confunde, em particular, os mais idosos que muitas vezes são induzidos a adquirir equipamentos que não precisam.

Anónimo disse...

Aonde é que se pode comprar esta nova coisa? Nos correios não tem

Anónimo disse...

eu se fosse voces, por nunca ter chegado até hoje o cabo de fibra òptica às Flores e ao Corvo não votava em nenhum e este atrasado mental que diz que o cabo fibra é uma pegança deve estar a mamar bem à custa do governo para ser contra aquilo que as outros Ilhas já tem à muitos anos.

Anónimo disse...

Cada um com as suas manias.

O outro, das coirelas, tem a obcessão da cana roca e sonha com mogangos, nabos, favas, ervilhas e abóboras menina. O miolo não lhe dá para mais....

O comentador de cima, muito informático, tem a doidura da fibra óptica, como símbolo da felicidade. A descrição fica-se por aqui...

Em tempos de contraste, ambos tem em comum a pegaça.

Anónimo disse...

É pegança e não
pegaça. Quere-se fazer muito esperto e mete o pé na argola seguidas e não digo mais nada que este deve ser igual ao tal da cana-roca com um cerebro da tal raiz.

Anónimo disse...

Tenho muita consideração e respeito pelo tal da cana roca.
Tem calos nas mãos, sabe dar o valor ao trabalho e não anda neste mundo porque vê andar os outros.
Quando é a bricar, goza-se, quando é a sério há que dizer verdades.

O computador é bonito, diverte-nos, permite opinião e é uma excelente ferramenta de trabalho.
Os excessos, como em tudo na vida, são contudo de evitar.

Essa da fibra óptica, pela forma doida e obcessiva como é tratada, é uma pegaça.
E as pegassas tratam-se em S. Rafael, na Terceira.

Anónimo disse...

O Governo deve estar a dar uma boa pegança a este anónimo das 23,35 para ser contra aquilo que é útil em qualquer parte do mundo o cabo de fibra óptica. Mas ele não entende deve ser umas faltas de vitaminas para o cerebro.

Anónimo disse...

E quando é qque tiram aquele insultuoso cartaz da chegada da TDT de Santa Maria ao faial, que está na chegada a Santa Cruz?

Anónimo disse...

se fosse aqui para os lados das lajes eu já tinha retirado e até desde que soube-se que não chegava às flores no mesmo dia em que puse-sem eu mais alguns arrencava-mos.

Anónimo disse...

Nós, habitantes da Ilha das Flores e Corvo, somos Açoreanos de 3ª, soos descriminados em tudo, na saude, na formação, no emprego, e até nos meios de comunicação social. Parece que não pagamos impostos com as mesmas taxas que os restantes Açoreanos. A culpa é nossa. Apelo a todos os habitantes das Flores e do Corvo, para que nas proximas eleções fiquem em casa, não fotem, para mostrar a nossa indignação.

Anónimo disse...

Credo!
Gente malcriada!

Anónimo disse...

tens razão anónimo das 17,15 não votar para eles verem que tambm fazemos parte dos açores e mais uma quem ganhar as ileições de certeza que não vai ganhar a maioria e ainda bem que estão habituados a raparem para os lugares maiores onde dá mais votos e os outros que se lixem.