segunda-feira, 9 de abril de 2012

Menos candidaturas a Bandeira Azul

O arquipélago dos Açores candidatou este ano 32 zonas balneares ao galardão de Bandeira Azul, menos uma do que em 2011, mas a Região admite que possa vir a ter mais bandeiras hasteadas do que no ano passado.

"Numa primeira análise, constata-se que o número de candidaturas elegíveis é superior ao número de bandeiras hasteadas no ano passado, o que para as expectativas que as diferentes entidades gestoras tinham demonstrado já é um excelente resultado", afirmou o director regional dos Assuntos do Mar.

Frederico Cardigos admitiu, por isso, que as zonas balneares distinguidas este ano podem ser mais do que em 2011, já que no ano passado "houve duas zonas balneares que não chegaram a hastear a bandeira". Para o director regional, a elevada adesão a este programa demonstra que "as condições das zonas balneares dos Açores são boas" e que "apesar da crise os municípios consideram que este é um investimento imprescindível para a divulgação e certificação do seu território".

Em época de contenção financeira, os encargos exigidos para hastear a Bandeira Azul tornam-se demasiado elevados para algumas autarquias. Assim sendo, o número de praias com bandeira azul em 2012 pode diminuir na Região. Dos custos constam pelo menos 15 mil euros por ano para pagar aos vigilantes e os custos de manutenção também são elevados.

Além das 32 candidaturas a Bandeira Azul, existem ainda 15 zonas balneares açorianas que se candidataram ao galardão de Praia Acessível, que distingue zonas balneares com acessibilidade para cidadãos portadores de deficiência, mais uma do que em 2011.


Notícia: «Açoriano Oriental», jornal [gratuito] «Destak».
Note-se que a época balnear 2012 irá contar com 58 águas balneares identificadas nos Açores, sendo que as Flores terá ZERO!

Saudações florentinas!!

1 comentário:

Anónimo disse...

Podiam eleger o Porto Velho em Sta Cruz das Flores a bandeira azul assim os turistas e frequentadores daquele espaço podiam assistir os cagalhoes, papel higienico e afins a flutuar, acho que seria um sucesso. Podiam também colocar a fotografia da ex-secretaria do ambiente, do manuel pereira, do josé carlos...à entrada do Porto Velho assim ninguém se esquecia que foram estes senhores os construtores deste moderno sistema de saneamento básico. Podiam ainda servir umas lapinhas e uns peixinhos apanhados nestas belas e puras aguas!

Com gente incapaz como esta não vamos a lado nenhum, espero que o povo afaste estes incapazes dos lugares publicos que ocupam!

Mais vale votar em branco que eleger um incapaz, un incompetente...