sexta-feira, 15 de junho de 2012

Alerta para problema da erosão costeira

No arquipélago dos Açores existem zonas em que a erosão costeira pode atingir mais de um metro por ano, afirmou Paulo Amaral Borges, investigador da Universidade dos Açores, alertando para os riscos de se construir nessas áreas.

"Existem zonas em que a erosão costeira pode chegar até 1,2 metros por ano, o que é bastante", revelou Paulo Amaral Borges, do Departamento de Geociências da Universidade dos Açores, em declarações à margem de um encontro sobre 'Turismo Sustentável e Erosão Costeira'.

Para este investigador, a costa norte de São Miguel é uma das zonas afectadas pela erosão, que salientou ser "um processo natural, que só passa a ser um perigo e um risco quando os homens se instalam na faixa costeira". "Nos Açores há este problema", frisou, recordando que "a faixa costeira tem sido uma zona apetecível" e, em alguns casos, a "única zona boa" para a instalação de casas e para fins turísticos. Paulo Amaral Borges alertou que construir nesses locais é tornar-se "vulnerável a determinados perigos", defendendo a necessidade de "investir e continuar a produzir conhecimento para que os gestores ambientais tenham as ferramentas adequadas para fazer uma boa gestão".

Por seu lado, Helena Calado, do Departamento de Biologia da Universidade dos Açores, destacou um trabalho de doutoramento de um aluno, defendido há cerca de um mês, que propõe "uma nova forma de gestão nas zonas balneares nas ilhas dos Açores", baseado no caso de estudo da ilha de São Miguel. "São identificadas as características e classificadas as zonas segundo tipologias, tendo em vista uma gestão mais adequada à rede", afirmou a investigadora, acrescentando que são apontadas áreas que "podem servir mais à conservação e outras destinadas ao uso intensivo".


Notícia: RTP/Antena 1 Açores e «Diário de Notícias».
Saudações florentinas!!

2 comentários:

Anónimo disse...

Expliquem isto ao Sr. Deputado o tal da Ponta da Fajã

Anónimo disse...

Não sabia que existia um deputado na Ponta da Fajã,será o Manuel da Sra. Madalena?