quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Aeroporto continuará sem iluminação

Governo Regional considera que o plano estratégico da ANA - Aeroportos de Portugal até 2017 não contempla investimentos importantes nos Açores.

Quatro aeroportos dos Açores (Ponta Delgada, Horta, Santa Maria e Flores) estão concessionados à ANA, empresa privatizada no ano passado e que, em Outubro, apresentou ao executivo regional o seu plano estratégico até 2017.

O executivo açoriano comunicou à ANA, no final de 2013, que no plano em causa foram "omitidos" investimentos importantes para os Açores de que o executivo regional tinha dado conhecimento "em devido tempo" à empresa. No entanto, o Governo Regional reconhece que o plano estratégico da ANA prevê "vários" investimentos naqueles quatro aeroportos até 2017, sublinhando que, porém, os investimentos que não foram contemplados não são "menos importantes".

Entre os investimentos ausentes do plano estratégico da ANA até 2017, em relação à ilha das Flores "também não se clarifica" se o aeroporto passará a ter iluminação de pista para voos noturnos, "que seria muito vantajoso em possíveis situações de voos de evacuação noturna".

O Governo Regional destaca a inclusão de investimentos "oportunamente reclamados" e que incluem diversos trabalhos de remodelação dos aeroportos concessionados, assim como a recuperação do pavimento da pista das Flores, entre outros.


Notícia: jornal «Açoriano Oriental» e «Correio dos Açores».
Saudações florentinas!!

5 comentários:

Anónimo disse...

Às escuras é que é bom.

Anónimo disse...

é um perigo aterrar de dia quanto mais á noite tomem mas é juiz na cabeça.

Anónimo disse...

A iluminação completa,do nosso Aeroporto,capaz de ser certificada,tem uma dificuldade muito grande, se não mesmo impossibilidade. É que a iluminação tecnicamente exigível,necessita de luzes de aproximação e não apenas de localização e demarcação da pista.Atendendo ao facto de a pista ter ambos os seus topos quase no limite de terra,isto é; vai de mar a mar,impede a colocação de luzes de aproximação no seu enfiamento,mas previamente distantes do seu início.
Tanto quanto sei, e foi de fonte fiável,a iluminação existente,era pelo menos na altura, a possível.
E descontando o facto de ser de 2ª.mão, se calhar é o suficiente para operações de emergência, com aeronaves militares ou apoio a pequenas avionetes sem grande autonomia de vôo,já que a SATA muito dificilmente operará,em circunstâncias normais, de noite nas Flores.

Anónimo disse...

o pereira já mandou vir umas barras de ferro para meter no mar a fim de fixar os projetores de aproçimação à pista.

Anónimo disse...

O.K., seria uma solução...