sábado, 8 de fevereiro de 2014

Comédia «Maridos em Sarilhos»

O Grupo de Teatro A Jangada já nos habituou a teatro de qualidade ao longo dos últimos 15 anos. Desta feita o tema escolhido, para uma encenação em dois actos de Joaquim Salvador, foi a comédia “Nas Flores, Maridos em Sarilhos”.

De acordo com as palavras de António Lopes, esta encenação - bem como todas as outras - são fruto de muito trabalho e dedicação que só com muito amor e entrega ao teatro é possível: “Todos temos os nossos empregos, vidas familiares e depois é que ensaiamos, quatro a cinco horas por noite”.

“Nas Flores, Maridos em Sarilhos” é uma comédia de autoria da própria Jangada, retratando factos quase reais em que na maioria dos casos os visados são os elementos do próprio Grupo. Esta peça tem andado em digressão pela ilha das Flores, de palco em palco num total de seis actuações, sempre com casa cheia para um total a rondar cerca de 800 a mil espectadores.

É interessante fazermos uma análise destes valores: a ilha das Flores tem cerca de 3.900 habitantes, o que significa que aproximadamente 25% da população florentina vai ao teatro. Este é um dado curioso e importante. Curioso, visto que não é fácil e normal uma quarta parte da população (de qualquer comunidade) ir ao teatro, assim mostrando o seu interesse pela arte de representar. Importante, porque demonstra que a cultura vai sendo absorvida pelas populações e o mais importante é a prova da qualidade dos trabalhos apresentados pel' A Jangada.

Segundo as palavras de António Lopes, estão já entre mãos mais trabalhos, sendo que o grande projecto da Jangada é preparar e levar à cena uma peça fora de Portugal, nas comunidades de emigrantes além-fronteiras, desta feita nos Estados Unidos da América. Um bem haja, parabéns a todos e muito obrigado.

Obrigado especial à Luísa Silveira pela ajuda à produção e fotografia.


Vídeo: YouTube de José Agostinho Serpa.
Saudações florentinas!!

1 comentário:

Anónimo disse...

Muito lindo,gostava de ver outras comédias,achei que valia a pena ir ver,parabéns a todos os actores,realizadores e resto do pessoal envolvidos.