sábado, 22 de fevereiro de 2014

Nossas pronúncias, por Victor Rui Dores

Todas as pessoas, lugares, cidades, países têm a sua língua, linguagem, a sua forma de se exprimir. Herança, conhecimento, estudo, capricho, a comunicação enquanto forma sonora de expressão é usada por humanos e animais. É nos humanos que é mais acentuada e conhecida, assim variando de pessoa para pessoa...

Mesmo em pequenas localidades, existem diferentes modos de cada pessoa se exprimir. Uma dessas formas denomina-se por "pronúncia" e é exactamente disso que nos vai falar o Victor Rui Dores. Professor, escritor e actor, formado em Germânicas, é porventura um dos maiores poetas/escritor/cronista da actualidade nos Açores. Mas, como ele próprio se define, é sem dúvida alguma um enorme comunicador. Conhecendo os nossos saberes, usos e costumes e neste caso concreto a linguística açoriana, bem como as suas diferentes formas dialectais.

Este é mais um contributo para o nosso património cultural imaterial (ou património cultural intangível) açoriano.

Agradecimento muito especial ao professor Victor Rui Dores por ter disposto do seu precioso tempo a fim de partilhar com todos nós, graças ao seu poder comunicativo, o seu saber e conhecimento sobre essa forma fantástica dos seres se comunicarem: a dialética da fala.


Vídeo: YouTube de José Agostinho Serpa.
Saudações florentinas!!

1 comentário:

Anónimo disse...

Há certas raças de gente que não se sabe donde vieram por mais que lhe estudem o sotaque.
Açorianos de cepa não são, embora natos nas Flores e, ao que consta, por aí se foram criando no meio de trambolhões.
São mistérios.