domingo, 6 de julho de 2014

Alteração orgânica no Governo Regional

Vasco Cordeiro anunciou hoje uma remodelação no Governo Regional, que inclui a criação das Secretarias do Mar e dos Assuntos Parlamentares e também a substituição dos titulares das pastas da Solidariedade Social e da Educação.

Num comunicado, o Governo Regional revela que Vasco Cordeiro propôs ao representante da República nos Açores uma "reestruturação orgânica" do XI Governo Regional, que prevê a criação de "dois novos departamentos governamentais".

Assim, a atual deputada socialista na Assembleia Regional, Isabel Rodrigues é a nova secretária Regional adjunta da Presidência para os Assuntos Parlamentares, cargo que não existia até agora no Governo Regional.

Por outro lado, surge a Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia, que terá à frente Fausto Brito e Abreu, que já foi conselheiro para os assuntos de ambiente, clima e política marítima na Representação Permanente de Portugal junto da União Europeia, em Bruxelas. Esta nova Secretaria integra três pastas que antes estavam com os Recursos Naturais, Educação e Transportes, respetivamente.

Por causa desta mudança, a Secretaria Regional dos Recursos Naturais passa a designar-se Secretaria Regional da Agricultura e Ambiente, mantendo-se Luís Neto Viveiros como seu titular.

Vasco Cordeiro substitui, por outro lado, dois dos atuais secretários regionais. Assim, Piedade Lalanda é substituída na pasta da Solidariedade Social por Andreia Costa, que já foi presidente da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, diretora regional da Solidariedade e Segurança Social e presidente do Instituto de Ação Social e do Centro de Gestão Financeira da Segurança Social. Além disso, Luiz Fagundes Duarte deixa a pasta da Educação e Cultura, que passa a ter como titular Avelino de Freitas de Meneses, que foi reitor da Universidade dos Açores de 2003 a 2011.

O XI Governo dos Açores tomou posse em Novembro de 2012, presidido pelo socialista Vasco Cordeiro que considerou "essencial, nas presentes circunstâncias, ter um Governo Regional mais pequeno, mais ágil e no qual se reforça a articulação entre políticas e entre departamentos".


Notícia: RTP Açores, «Açoriano Oriental» e rádio TSF.
Saudações florentinas!!

Sem comentários: