sábado, 27 de setembro de 2014

Dia Europeu Sem Carros... nas Lajes

O Dia Europeu Sem Carros celebra-se a 22 de Setembro e tem como objectivo sensibilizar população e autoridades para a necessidade de reduzir o tráfego rodoviário dentro das cidades, de forma a aumentar a qualidade de vida e garantir a sustentabilidade dos recursos naturais, optando por alternativas de transporte como os transportes públicos e bicicletas.

Integrado na Semana Europeia da Mobilidade, o Dia Europeu Sem Carros é celebrado através da promoção de acções de sensibilização de variada ordem. Nas cidades aderentes, algumas ruas são fechadas ao trânsito de forma a pedir aos cidadãos que poupem nas suas deslocações e optem por meios de transporte alternativos e menos poluentes. Muitas foram as cidades que aderiram a esta efeméride, mas um número muito reduzido em Portugal.

Em boa verdade, a intenção é que conta e assim a ilha das Flores celebrou, dentro do possível, esse dia. Costa Ocidental esteve presente durante o corte do trânsito em parte da principal artéria rodoviária da vila das Lajes. As entidades competentes organizaram jogos, alguns deles de sensibilização, quer para adultos e/ou crianças. As imagens comprovam isso mesmo.

Obrigado à organização e a todos os intervenientes, bem como a todos os que tornaram possíveis estas imagens.


Vídeo: YouTube de José Agostinho Serpa.
Saudações florentinas!!

8 comentários:

Anónimo disse...

Há carros nas Lajes ?

Anónimo disse...

Todos os dias são "dia europeu sem carros" nas Lajes.

Anónimo disse...

Há carros sim senhor. Nas Lages e em Manhatten.

Anónimo disse...

Gosto de ler os comentários de vocês... às vezes há agressões, ironias, mas também há muito bom humor :-)

Anónimo disse...

Nas Lajes há carros e muitos parques, em santa cruz mini Flor o parque privado, na zona industrial é carro abandonados e muito lixo

Anónimo disse...

O tráfego nas Lajes é qualquer coisa de infernal.
Enerva, gera stress e provoca enxaqueca.
E as horas de ponta? Quem é que aguenta a panóplia de viaturas que atulham as artérias lajenses, entupindo-as?
E porquê?
Porque não temos tido dirigentes de visão.
Uma circular, com meia dúzia de viadutos e pontes, resolvia o trafego rapidamente, encaminhando as carroças para a direita, os assinos para a esquerda, as bezerras para os viadutos e as galinhas para as pontes.
Nas viaturas de tracção motora, que a 5 km/h prezadamente rolam no "downtown", colocavam-se detectores especializados de mexerico, os quais, através de pesadas multas, resolviam em mês e meio as dividas da camara.

Anónimo disse...

Eu ainda andava convencido que depois do 25 de Abril com os estudos que não houve-se tanta ignorâcia como a do anónimo das 18,31. Vejo agora que meu avô tinha razão quando dizia que os estudos nunca deram descrição a ninguem.

Anónimo disse...

Õ antepassado do sabonete tinha razão.
Os estudos nunca deram descrição a ninguém. A descrição vem do "bercinho", com a inteligência que Deus dá, e aperfeiçoa-se ao longo da vida, alargando fronteiras.
Não há nada mais triste do que querer controlar, apresentando na bagagem curteza de ideias.