domingo, 28 de setembro de 2014

Estação Costeira volta a cobrir Região

Já se encontram operacionais os equipamentos que por falta de manutenção tornavam inacessível desde o passado mês de Maio o recurso à Estação Costeira e as comunicações com embarcações que se encontravam próximas das ilhas das Flores e Corvo.

A Estação Costeira da Porto de Abrigo, que funciona na sede da cooperativa em São Miguel, consegue fazer a cobertura de toda a zona marítima dos Açores através de retransmissores localizados em várias ilhas. A recuperação agora efectuada no Grupo Ocidental, para além da mais-valia na prevenção de acidentes no mar, é também vital para a náutica de recreio, nomeadamente para o iatismo internacional que entra na sub-zona dos Açores vindo do continente americano fazendo escala nos Açores e tendo como destino final a Europa.

Independentemente da urgência na manutenção do conjunto global dos retransmissores da Estação Costeira que é necessário fazer a curto prazo, a Porto de Abrigo regista como positiva a entrada em funcionamento dos equipamentos no Grupo Ocidental em melhores condições que as iniciais.

Os computadores e outros equipamentos instalados na sede da cooperativa Porto de Abrigo permitem comunicar com as embarcações e localizá-las, atualizar informações sobre alertas meteorológicos, acompanhar barcos com avarias ou estabelecer contacto entre os pescadores que estão no mar e os familiares em terra.

Entre 1 de Janeiro e 15 de Agosto deste ano, a Estação Costeira da Porto de Abrigo recebeu um total de 2.462 chamadas com pedidos de apoio ou informações, das quais 2.367 vieram de embarcações de pesca profissional e 95 de náutica de recreio/pesca desportiva.


Notícia: «Açoriano Oriental» e «Correio dos Açores».
Saudações florentinas!!

Sem comentários: