sábado, 30 de julho de 2016

Cais das Poças abraça o mar das Flores

As festas Cais das Poças decorrem no próximo fim-de-semana e, segundo a autarquia de Santa Cruz, tem vindo a afirmar-se como cartaz de referência para residentes e visitantes da ilha das Flores.

Todos os anos, no Cais das Poças "aportam" milhares de pessoas que fazem dele festa, aproveitando para beber e saborear da cultura da ilha e sobretudo do concelho de Santa Cruz das Flores.

A festa surgiu em 2010 e, desde então, tem vindo a confirmar-se como “a maior festa do grupo Ocidental”. Quem o garante é o vereador Fábio Medina, que à medida que as edições avançam vai vendo o Cais das Poças receber mais gente e mais juventude. “De ano para ano, as festas têm vindo a crescer e o fluxo turístico tem aumentado, quer pelos emigrantes e curiosos que nos visitam, quer também pelos estudantes e jovens que regressam ou vêm para se divertirem nas festas”, disse o vereador.

Mas porque razão o evento junta tantas pessoas numa ilha tão pouco central como a das Flores? A pergunta “é legítima”, considera Fábio Medina, tratando de esclarecer o que torna diferente de tantos outros: “esta é uma festa voltada para o mar e vale a pena porque para além da animação noturna - com artistas de renome nacional - tem para oferecer um conjunto de experiências e vivências que tiveram o seu berço na ilha das Flores”.

Há, portanto, um programa preparado para abarcar as várias gerações e ‘sentá-las à mesa em amena cavaqueira’. Nesse propósito de se entrecruzarem as gerações (e elas com as tradições florentinas), Fábio Medina realça “o torneio de pesca desportiva, o cortejo etnográfico, o caldo de peixe e os vários espaços de gastronomia típica da ilha das Flores” a que o Cais das Poças irá dar lugar. O vereador para a área da Cultura e Ação Social não pôde precisar o número de visitantes que o evento vai atrair nesta edição, mas as previsões são “as melhores”, ou não tivesse a AtlânticoLine contemplado uma rota marítima para a ilha das Flores na sexta-feira e outra de regresso no domingo.

Tempos houve em que os festejos do Cais das Poças se realizavam no mês de Junho, desfavorecendo a dinâmica social e económica que o município pretendia. A alteração da festa municipal para o mês de Agosto não reuniu o consenso de toda a comunidade florentina, mas tanto a autarquia como a Associação de Jovens das Flores - as entidades promotoras do evento - estão certas dos efeitos positivos da mudança. “Agosto é naturalmente um mês mais favorável pelas suas condições meteorológicas, além de que é uma altura privilegiada para os turistas e os ‘filhos da terra’ espalhados pelo arquipélago e pela diáspora poderem vir cá”.


Notícia: suplemento especial do jornal «Açoriano Oriental».
Saudações florentinas!!

6 comentários:

Anónimo disse...

ó sr. vereador o pior é que para receber os visitantes que chegarão no barco de passageiros vai ter de se dignar a apresentar no Porto da ilha das Flores este sim virado para o mar situado na vila das Lajes das flores

Anónimo disse...

bem sabemos que o senhor vareador é jovem mas não se desculpa a ignorância... mas desde quando os festejos do Cais das Poças se realizaram no mês de Junho? eram as Festas de São João que foram acabadas pela Cambra de Santa Cruz já com esse mamão a vareador

Anónimo disse...

boas palavras anónimos das 1.23 e 22.40.

Anónimo disse...

Este vereador da cultura não tem nem nunca teve capacidade para desempenhar tal cargo!

Anónimo disse...

O cargo de vereador da cultura não é fácil de desempenhar e, não é dedicado a crianças mas sim adultos com mais de cinquenta anos e que já tenha experiência em vários Trabalhos. Eu que o diga?

Anónimo disse...

Não é só ele que se deve culpar, existe um presidente e todo o elenco ou será que já querem fazer a folha ao rapaz.