terça-feira, 12 de julho de 2016

Viva as experiências do concelho de Lajes das Flores na Festa do Emigrante 2016

Classificado como Reserva da Biosfera da UNESCO, o concelho de Lajes das Flores é rico em belezas naturais, paisagens únicas e deslumbrantes, zonas balneares e atividades de lazer para todos os gostos, sendo parte integrante de um vasto património natural e cultural de excelência que poderá ser desfrutado por todos os seus visitantes.

Para além da realização da tradicional Festa do Emigrante, o concelho de Lajes das Flores também oferece um conjunto de oportunidades para lazer, descoberta e diversão para todos os que visitam este concelho situado na ponta mais ocidental da Europa.

No plano geográfico, este concelho encontra-se envolvido por uma paisagem onde os visitantes podem apreciar vales profundos, abundância de lagoas edílicas, cascatas, florestas e formações rochosas.

Tendo em conta as áreas protegidas, destaca-se as sete lagoas do concelho, sendo estas a Lagoa Negra, Branca, Rasa, Seca, Comprida, da Lomba e Funda. Além disso, outras belezas naturais que proporcionam um espetáculo único aos visitantes são as cascatas da Ribeira Grande, em que o visitante poderá desfrutar do espetáculo que as suas vinte quedas de água proporcionam de uma forma única. Outra atração paisagística passa pelo Poço do Bacalhau, local onde se pode assistir a um rasgar de uma grande rocha escarpada, com uma queda de água de cerca de 90 metros de altura até esta repousar na lagoa. Além disso, a Rocha dos Bordões, considerada pelo município o ex-líbris da ilha das Flores, consiste num monumento natural que se caracteriza sobretudo pelas suas colunas de basalto e nas proximidades da sua base, encontram-se as chamadas Águas Quentes, que se caracterizam por pequenas caldeiras ferventes de água sulfurosa.

A vertente cultural também está muito vincada no concelho de Lajes das Flores, onde o visitante poderá aceder a locais como o Museu Municipal, o Museu dos Laticínios e o Moinho de Água, sendo este uma das principais atrações turísticas da ilha das Flores e do concelho das Lajes em particular. Neste caso, para além dos parques, jardins, miradouros e áreas protegidas, existe também um vasto património edificado, permitindo aos visitantes observarem locais como a Bateria do Cais das Lajes, Forte de Nossa Senhora do Rosário, Forte de Santo António e a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, situada no centro da vila.

Outro aspeto indissociável deste concelho está relacionado com a prática balnear e com as suas diversas zonas de lazer, em que o visitante poderá desfrutar da famosa praia da Calheta, as piscinas naturais da Fajã Grande e a zona balnear da Fajã Grande, que oferece “um cartaz de excelência da ilha das Flores”, sendo um dos espaços mais procurados durante o Verão e que nos últimos cinco anos foi classificada pela Quercus como praia de qualidade de ouro.

No plano gastronómico, quem visitar o concelho de Lajes das Flores poderá apreciar uma confeção culinária bastante diversificada. Assim sendo, a gastronomia do concelho destaca-se pela linguiça com inhames, morcela cozida, caçoila, chicharros, batata doce assada e bolo do tijolo. Outra especialidade gastronómica passa também pela omeleta de erva patinha, também conhecida por erva do calhau, erva corra ou musgão, sendo este o nome que é dado a algumas espécies de algas utilizadas na alimentação no Atlântico Norte e no Mediterrâneo. Por fim, outras iguarias passam também pelos queijos tradicionais, as filhós e a massa sovada.

Relativamente às atividades de lazer, todos os interessados poderão ter a oportunidade de praticar diversas atividades como os tradicionais banhos de mar, mergulho, pesca, observação de cetáceos, percursos pedestres e canyoning em várias ribeiras da ilha das Flores.

No que diz respeito ao alojamento, o concelho das Lajes tem uma oferta vasta e diversificada, permitindo ao visitante hospedar-se em vários alojamentos locais e de habitação, estando estes devidamente enquadrados com toda a paisagem e meio ambiente.


Notícia: suplemento especial do jornal «Açoriano Oriental».
Saudações florentinas!!

8 comentários:

Anónimo disse...

Há quem se alegre com o mal dos outros e cresça de inveja quando lhes vê o bem. Essa matiz cultural, muito divulgada em certos meios e nalguns trambolhos da politica, rebenta com qualquer comunidade.

Primeiro porque afasta os melhores e abre caminho aos medíocres. Segundo porque abre portas à injustiça, à difamação e ao reino da má-língua. Terceiro porque é profundamente contrária aos mandamentos da lei de Deus embora os clérigos, vá-se lá saber porquê, pouco ou nada o façam sentir.

Quem não se sentiu vitima disso?

Mas Deus é Grande e está acima dessa gente. Esses "príncipes da Cornualha", que raramente se enxergam ao espelho, nunca tem bom futuro: cai-lhes sempre em cima, o dobro daquilo que para os outros desejam.

Anónimo disse...

tudo obras do João Lourenço e acredito se ele tornar a concorrer à camara vai ainda fazer um Hotel nas Lajes.

Anónimo disse...

não ele vai fazer mais casas na faja grande.

Anónimo disse...

Anda por ai um zun zun que o João Lourenço vai concorrer à Camara das Lajes outra vez, espero que seja verdade que terá o meu voto, foi um Homem que muito fez neste Concelho Lajense.

Anónimo disse...

Tudo conversa fiada na Vila das Lajes não há uma residencial mas tem uma Pousada abandonada, por isso é que as pessoas vão quase todas para Santa Cruz exceto algumas que vão para a Fajã Grande e as Lajes ficam a ver o navio.

Anónimo disse...

Eu se não lesse não acreditava que foi aprovado pelos nossos Magníficos Senhores Doutores Deputados, um voto de pesar pelo falecimento do Senhor Manuel Castanheira!
Tornou-se um verdadeiro circo de horrores!

Anónimo disse...

Manuel Castanheira era uma bem intencionado mas mal acompanhado. Fez obras mal feitas? Fez. Muitas delas do Estado.Mas foi porque o permitiram. Os projectos eram bons?Houve fiscalização competente e independente? Cumpriu a sua função? Se a resposta a estas três perguntas é sim,as obras não estarão mal feitas.
Trouxe para cá gente problemática?Trouxe. Mas onde estiveram as autoridades competentes para fazer cumprir a integração social.
Empregou muita gente,muita da qual mais ninguém queria empregar.Fez falta? Claro que sim. É passado. Vamos adiante.

Anónimo disse...

Querem ver agora que o sr Castanheira foi um santo?? quanto mais se lesa o Estado mais agraciados são!