segunda-feira, 7 de novembro de 2016

CMSCF vai gastar mais 30% em 2017

O orçamento da Câmara Municipal de Santa Cruz das Flores vai registar em 2017 um aumento de 30% face ao deste ano, devido aos fundos comunitários, permitindo realizar vários investimentos públicos no concelho.

O autarca José Carlos Mendes adiantou que no próximo ano a edilidade terá um orçamento de 4,1 milhões de euros, quando em 2016 foi da ordem dos três milhões de euros, um “aumento de 30% que se deve aos fundos comunitários”.

“O orçamento foi aprovado, por unanimidade, na última reunião da autarquia e irá agora à Assembleia Municipal”, afirmou José Carlos Mendes. Segundo o autarca, a rubrica relativa a despesas correntes, como os salários dos 55 funcionários do município, é responsável por “grande parte do bolo”, numa Câmara que em que a receita própria “não vai além dos 280 mil euros”.

Quanto a investimentos, José Carlos Mendes destacou a aplicação de 1,5 milhões de euros no reforço do abastecimento de água e substituição da rede, sendo que na freguesia da Caveira as obras estão em execução, na freguesia dos Cedros está a ser preparada a candidatura a fundos comunitários e na Ponta Ruiva a candidatura já foi aprovada e a obra deve começar esta semana.

O autarca referiu, ainda, a construção de dois parques de merendas e lazer em Santa Cruz, num investimento total de 680 mil euros, e uma intervenção na zona balnear da Poça das Salemas, orçada em 120 mil euros.

À semelhança dos anos anteriores, para 2017 foi aprovada a aplicação no concelho de Santa Cruz da taxa mínima (0,3%) do IMI e a redução máxima nos descontos do IMI para as famílias com um, dois, três ou mais dependentes a cargo (em 10%, 15% e 20% respectivamente). Foi também aprovada a manutenção em 4% da taxa de participação do município no IRS, assim como o pagamento de um euro por mês para consumo ilimitado de água e recolha gratuita de resíduos.

José Carlos Mendes acrescentou que a Câmara Municipal de Santa Cruz das Flores “não tem dívida” e paga aos fornecedores no próprio dia, “porque tem disponibilidade e para apoiar a economia local”.


Notícia: jornal «Açoriano Oriental».
Saudações florentinas!!

1 comentário:

Anónimo disse...

Tanto dinheiro para fazer tanto pouco, espero, que para o ano isto de uma volta.