sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

Escolas com planos de segurança

Cerca de 139 escolas nos Açores já têm aprovados os respetivos planos de segurança e prevenção de risco, 31 escolas estão a concluir o processo e oito escolas ainda não o iniciaram.

"Do total de 178 estabelecimentos de ensino público, de vários níveis de ensino nos Açores, há 139 que têm os processos concluídos, 31 ainda estão a concluir e resta um residual de oito escolas cujos planos serão efetuados após empreitadas em curso ou previstas", afirmou Avelino Meneses.

A obrigatoriedade de os estabelecimentos de ensino públicos terem planos de segurança contra incêndios e prevenção de risco decorre de uma resolução da Assembleia Regional, aprovada em Novembro de 2014, com o objetivo de uniformizar procedimentos e práticas. Uma vez elaborados, os planos são apreciados pelo Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores, ao qual compete também realizar vistorias aos locais e aprovar os documentos.

Segundo o secretário regional da Educação, o prazo limite definido para a conclusão deste processo era o Verão de 2016, ocasião em que "a grande maioria das escolas já tinha os respetivos planos aprovados", mas "por encruzilhadas de pequenos problemas" houve algumas escolas que não conseguiram. Em todo o caso, o governante assegurou que "há muito tempo que as escolas da região têm planos de segurança e realizam formação nestes domínios, só não o faziam com a uniformidade que deve ser feita".

Os Açores são uma região muito ativa do ponto de vista sísmico e vulcânico e vulnerável a fenómenos climatéricos adversos.


Notícia: jornal «Açoriano Oriental».
Saudações florentinas!!

Sem comentários: