terça-feira, 15 de agosto de 2017

Mais do que meros “cristãos de pantufas”

A festa do Senhor Bom Jesus (na ilha do Pico) encerrou com uma última celebração presidida pelo padre Jacob Vasconcelos que apelou aos peregrinos presentes em São Mateus para não serem “cristãos de pantufas”.

O mais novo sacerdote da Diocese de Angra sublinhou que é preciso resistir à tentação de permanecer numa zona “de conforto e de comodidade”. Embora “Deus não fique, nunca, indiferente à sorte dos seus filhos; mas está continuamente atento às suas necessidades, à sua fome de vida, à sua sede de felicidade”, a verdade é que ninguém pode ficar à espera que Deus aja “quando devíamos ser nós a agir. Muitas vezes, gostaríamos que os milagres e acção de Deus fizessem o nosso lugar, que pudéssemos permanecer de braços cruzados... Não! A intervenção de Deus não substitui a necessidade do nosso esforço”, esclareceu o padre Jacob Vasconcelos.

“Mesmo perante as fomes de hoje, Jesus continua a implorar-nos: dai-lhes vós mesmos de comer, porque há recursos e bens para todos! Quantas vezes nos queixamos de que Deus não age... Quando devíamos ser nós a agir!”, precisou o sacerdote florentino.

Jacob Vasconcelos falou ainda da insatisfação permanente da sociedade relacionada “com a constatação de que o que se tem não chega”, lamentando o egoísmo e a falta de disponibilidade para ajudar a resolver os problemas dos mais próximos: “Quando cada pessoa puser à disposição dos outros aquilo que possui, não só em bens como em qualidades, assistiremos então a um prodígio: haverá alimento para todos e até sobrará. O grande milagre aqui, será, de facto, a partilha. Jesus serve-se da generosidade dos homens e faz chegar os seus dons a todos”, concluiu Jacob Vasconcelos.

Recorde-se que o bispo João Lavrador nomeou o recém-ordenado presbítero Jacob Vasconcelos como diretor do Serviço Diocesano de Evangelização, Catequese e Missão. O padre florentino será, por isso, um dos sacerdotes mais jovens a coordenar este serviço. Além de coordenar a vasta equipa catequética, o jovem sacerdote será ainda secretário pessoal do bispo de Angra e capelão da Congregação das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição. Ajudará ainda na paróquia da Ribeirinha (no concelho de Angra do Heroísmo).


Notícia: jornal «Correio dos Açores» e portal «Igreja Açores».
Saudações florentinas!!

5 comentários:

Anónimo disse...

Desejamos as maiores felicidades a este nosso conterrãneo, e que se mantenha superior às mesquinhices que afetam algum clero Açoriano em geral e florentino em particular. Vai em frente, Pe jacob.

Anónimo disse...

Os padres são como os políticos! Ninguém quer ouvir falar dessa gente!
Este novo senhor padre, com aquela festa de arromba, onde o pecado da gula pareceu estar presente na maioria das mesas, apenas será mais um para comprovar tudo o resto!
É o que temos

Anónimo disse...

A veia maçónica e anticlerical do fulano das 8:39 cega-o.

A igreja, que é de Deus, está implantada neste mundo. Tem por isso de tudo.
Padres bons e padres maus, assim como há médicos bons e médicos maus, pescadores bons e pescadores maus.

Faz o que eu digo e não faças o que eu faço. A palavra de Deus é só uma. Basta ir à Bíblia e ler. Nenhum padre incita os fieis para o mal.
O padre é uma criatura de carne e osso como toda a gente é. Se faz o que não deve, quem é que tem moral para lhe atirar pedras?

Anónimo disse...

Bem se o anónimo das 08:39 sabe o que se passou e refere ao pecado da gula, também foi lá encher a pança, espero bem que não tenha tido uma indigestão!

Anónimo disse...

Cegos e pecadores são aqueles que invocam o nome de Deus em vão.
A minha boa educação levou-me à festa sim senhor, mas não deixo de pensar que o que se passou , pareceu mais uma pré campanha que outra coisa qualquer.